Esportes

Publicado: Sábado, 4 de novembro de 2017

Vinicius Bergantin será o técnico do Galo de Itu para a temporada 2018

Reapresentação da equipe ocorreu dia 1º de novembro.

Crédito: Divulgação/Ituano F.C. Vinicius Bergantin será o técnico do Galo de Itu para a temporada 2018
Técnico fala com os jornalistas

O Galo de Itu já começou sua preparação para a temporada 2018. A reapresentação do elenco profissional ocorreu no dia 1º de novembro e a maior novidade foi o técnico Vinicius Bergantin, que deverá comandar a equipe na primeira divisão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

“Foi o dia de rever os atletas nesta reapresentação. Inclusive os novos que foram contratados como o lateral direito Igor (revelado na base do Santos). Importante para a gente nortear o nosso foco para o Campeonato Paulista. Foi o início do nosso trabalho”, afirmou Bergantin que retornou ao clube em setembro de 2012. Assumiu o Sub-17 na temporada seguinte. Em 2014 levou o Sub-20 as semifinais do Campeonato Paulista. Ele ainda trabalhou em duas Copas São Paulo em 2014 e 2015.

Do grupo que se apresentou neste primeiro dia são 6 atletas. Desde o Sub -7 trabalhou o goleiro Gabriel (4 jogos), o lateral Luiz Henrique (18 jogos em 2013) e Bassani (8 jogos em 2013). No Sub-20 em 2014 ainda trabalharam o zagueiro Leo (14 jogos), o meia Guilherme (22 jogos), além dos que subiram do ano anterior Gabriel, Luiz Henrique e a chegada do goleiro Júnior. Este grupo e mais o Baralhas ainda disputaram a Copa São Paulo com o técnico Vinícius.

“Sempre traz um sentimento especial reencontrar os garotos que trabalhei na base. Participei do sonho destes garotos que conseguiram chegar ao profissional. Ter reencontrados outros atletas consagrados com títulos como o próprio Leo, revelado no clube e o Claudinho que também conquistou títulos aqui”, comentou o técnico que também foi revelado na base do Ituano.

Junto com estes atletas citados, se apresentaram o goleiro Wagner e os atacantes Claudinho e Gilberto. Os outros atletas só deverão se apresentar no dia 13 de novembro como o goleiro Júnior (emprestado ao Maringá), Matheus (emprestado ao São Bento), Marcelinho (emprestado ao Vila Nova) e Ronaldo (emprestado ao Botafogo de Ribeirão Preto) e mais os reforços após exames médicos e assinatura de contrato.

Vinicius Bergantin nasceu em Salto e começou no Sub-15 do Ituano em 1993. Passou por todas as categorias e subiu para o profissional em 2001. No título de 2002, jogou 20 das 22 partidas da campanha vitoriosa. Ficou fora só dos dois primeiros jogos. Se tornou titular na 4ª rodada e logo assumiu a faixa de capitão. No final contra o América em Rio Preto, levantou a taça de campeão. Mesmo quando foi jogar no Hannover da Alemanha durante 8 temporadas, nunca esqueceu sua origem. Há um sentimento de gratidão dos dois lados.

“Fico muito contente com o planejamento do clube e também era meu planejamento pessoal. Procurei me especializar para assumir o Ituano. Estudei a parte tática, técnica, psicológica e também a gestão de pessoas. Acredito que este foi o caminho mais bem planejado com a identificação que tenho com o clube. Conhecendo a mentalidade do clube e de todos os setores do clube para que se inicie um trabalho de médio a longo prazo e vitorioso”, conta Bergantin.

Na gestão de Juninho, que começou em junho de 2009, 7 técnicos trabalharam nestes 8 anos. Média bem superior se comparando com outros clubes paulistas. “A gente sabe que o Ituano sob a gestão do Juninho é um clube diferenciado. Que pensa de uma maneira mais racional e segura. Me dá sim este sentimento de segurança. Mas também sabemos que os resultados vão fortalecer esta filosofia do clube. Por isso vamos trabalhar forte e junto com esta mentalidade do Juninho possamos atingir resultados positivos e trilhar um caminho de longo prazo”, disse o jovem técnico que sabe da comparação que será feita com Doriva, que também começou como técnico na base e fez sucesso no profissional. “Doriva é um exemplo, sem dúvida. Como pessoa e como profissional. Mas tenho que trilhar o meu caminho. Estou trabalhando para isso e estudando. Fica sempre os bons exemplos como o do Doriva. Mas quero escrever minha história”, afirma.

Comentários