Esportes

Publicado: Terça-feira, 19 de julho de 2016

Tocha Olímpica visitará Itu nesta quinta-feira

Trajeto terá cerca de 6 quilômetros e 29 condutores.

Crédito: Rio2016 Tocha Olímpica visitará Itu nesta quinta-feira
Tocha passará pelas principais ruas centrais de Itu

Itu será uma das poucas cidades da região que terão o privilégio de receber o revezamento da Tocha Olímpica. O símbolo dos Jogos Rio 2016 visitará a cidade nesta quinta-feira, dia 21 de julho e passará pelas mãos de 29 condutores.

Vinda de Indaiatuba, a Tocha Olímpica deverá chegar em terras ituanas às 9h15 quando iniciará um percurso de cerca de 6km, passando por algumas das principais ruas centrais do município, com previsão de 1 hora de duração.

A comitiva sairá da Avenida Dr. Octaviano Pereira Mendes (Marginal) em frente ao nº 716, contornará a Praça Eurico Gaspar Dutra (rotatória da Maggi), seguindo pelo lado oposto da Marginal, subirá a Praça Duque de Caxias (em frente ao Regimento Deodoro), seguindo pela Rua Domingos Fernandes até a Rua Floriano Peixoto, descerá a Rua Floriano Peixoto até a Rua Barão do Rio Branco, subirá a Rua Paula Souza até a Praça Padre Miguel (Matriz), descerá a Rua Dr. José Elias até a Rua dos Andradas, subirá a Rua dos Andradas, seguindo pela Rua Joaquim Bernardes Borges, continuará na Avenida Prudente de Moraes até a Praça Washington Luiz, chegando ao Estádio Municipal “Dr. Novelli Junior”.

Recepção especial

Além das pessoas que acompanharão o revezamento da tocha pelas ruas da cidade, também foram preparadas apresentações para recepcionar a chama olímpica, ao longo do percurso. Na passagem pela Praça da Matriz, a tocha será saudada pela fanfarra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itu, que estará posicionada na escadaria da igreja.

Na chegada ao Estádio Novelli Júnior, a comitiva será recepcionada por jogadores do Ituano Futebol Clube e atletas de diversas modalidades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esportes. Também no estádio, a passagem do comboio será homenageada por alunos da Rede Municipal de Ensino, que realizarão uma apresentação no centro do gramado, formando o mosaico com desenho da Tocha Olímpica Rio 2016. Na sequência, será realizada uma parada de 15 minutos, para ação de prevista pelos patrocinadores do evento.

Ao final da cerimônia, prevista para às 10h30, o símbolo dos Jogos Olímpicos deixa a cidade de Itu e segue para Jundiaí, antes de encerrar seu itinerário, em Osasco, onde pernoitará até iniciar um novo trajeto. O revezamento terminará no dia 5 de agosto, quando a chama chega à cerimônia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Condutores

Dos condutores, quatro foram escolhidos pela Prefeitura de Itu: a atleta cadeirante ACD, Simone Consuelo do Nascimento; o atleta da natação ACD, Giovani Ramiro Tiago; o atleta do ciclismo, Márcio Ravelli e o ex-atleta do hipismo, Paulo Eduardo Limongi Pacheco. Eles se revezarão, a cada 200 metros, com outras 25 pessoas indicadas por patrocinadores dos jogos. Entre eles, a atleta ituana de taekwondo Stephanie Gavioli Forcin; a colaboradora da Sorocaba Refrescos, Bruna Hernandes Sulga; e o escritor e roteirista Antônio Prata, que cobriu os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Todos terão o nome identificado em placas, que serão colocadas nos pontos de troca de carregadores, após a passagem da tocha.

Patrocinadora mais antiga do revezamento, a Coca-Cola ainda promete atividades especiais da marca em sua passagem por Itu.

Confira a lista parcial, divulgada pelo Comitê do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, com o nome e os patrocinadores de cada condutor:

Condutor
Patrocinador
André Luís Furquim Bradesco
Bruno Henrique R. de Souza Bradesco
Ezequiel Tadeu Carneiro Franco Bradesco
Maria Carolina Scopel Bradesco
Renata Guido Pricoli Bradesco
Stephanie C. Gavioli Forcin Bradesco
Jorge Alex C. do Nascimento Parceiro Rio2016
Geovani Ramiro Tiago Prefeitura de Itu
Marcio A. Ravelli Prefeitura de Itu
Paulo Eduardo L. Pacheco Prefeitura de Itu
Simone C. do Nascimento Prefeitura de Itu
Antonio de Goes e V. Prata Coca-Cola
Arthur O. de Á. Kós Filho Coca-Cola
Bruna Hernandes Sulga Coca-Cola
Bruno Vetorasso Rossi Coca-Cola
Craig Mckinlay Allison Coca-Cola
Henrietta Charlotte Paul Coca-Cola
Marçal Santos Senna Coca-Cola
Maria Victoria A. L. Godoy Coca-Cola
Rafael Alves de Lima Coca-Cola
Edileusa Duarte Cordeiro Parceiro Rio2016
André Eduardo Godoy Nissan
Helen Flaviane Seco Nissan
Leonardo de Oliveira Martins Nissan
Solange Cavalcanti Florêncio Nissan
Fabiana Alves de Sá Parceiro Rio2016
Hettie Allison Coca-Cola

Fechamento de Ruas

Para a realização da passagem da Tocha Olímpica por Itu, serão necessárias algumas alterações no trânsito, com o fechamento das ruas e avenidas, que fazem parte do trajeto do revezamento, bem como as vias de acesso a estes locais.

As ruas serão fechadas para o tráfego de veículos, a partir da zero hora do dia 21 de julho, sendo liberadas, somente após a passagem de todo o comboio.

Não será permitido estacionar nas ruas que compreendem o percurso do revezamento da Tocha Olímpica, sendo necessária a retirada de todos os veículos, que se encontrem nas vias citadas, até à meia-noite do dia 20 de julho.

A tocha

A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.

Entre os principais atributos de inovação da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.

Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participam do revezamento. Elas têm a missão de conduzir a chama Olímpica pelo Brasil, envolvendo todo país no clima dos Jogos. Na rota, estão mais de 300 cidades e os 27 estados do país. Um total de 20 mil quilômetros em terra e 10 mil milhas aéreas em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.

Comentários