Esportes

Publicado: Sexta-feira, 22 de julho de 2016

Tarcísio Pugliese completa dois anos no comando do Galo de Itu

Técnico comemora seu trabalho no clube ituano.

Crédito: Divulgação/Ituano FC Tarcísio Pugliese completa dois anos no comando do Galo de Itu
Pugliese fala com o time durante jogo

Nesta quinta-feira, 21 de julho, Tarcísio Pugliese completou dois anos no comando do Ituano e se tornou o técnico mais longevo da história do clube. Desta forma, entrou para uma seleta galeria de treinadores integrada pelo professor José Teixeira, que trabalhou em 69 jogos nas duas temporadas entre 1989 e 1990, e conquistou o acesso para a 1ª divisão; Ruy Scarpino que em três passagens é recordista com 120 jogos e o título da Série C em 2003 e Doriva que conquistou o Paulista de 2014 e trabalhou em 75 jogos.

“Fico contente em ser citado desta forma. São treinadores que fizeram história no Ituano. O Doriva com um título fantástico, o Ruy que passou tantas vezes no clube e com ótimas campanhas aqui. E o professor Teixeira que conquistou o acesso para a 1ª divisão e também fez um trabalho longo no Ituano. Ser relacionados com eles, colocando na mesma citação me deixa muito feliz”, comenta Pugliese que já tem 73 jogos e 34 vitórias nestes dois anos.

O atual técnico chegou ao Galo de Itu com o aval de boas campanhas, realizadas principalmente no Mato Grosso. “O trabalho no Luverdense mudou minha carreira. Dei um passo significativo para frente. Conquistei um título Estadual e o acesso no Brasileiro. Foi um trabalho que me marcou muito. Agora tenho um carinho grande ao Ituano onde já estou há dois anos. Com todo o respeito que tenho ao Luverdense, que hoje está na Série B, o trabalho em São Paulo é muito diferente. No Ituano disputei meu primeiro Campeonato Paulista. Foi o Ituano que me deu esta condição e estrutura”, analisa Pugliese que assumiu o clube após a estreia na Série D de 2014.

Em seu currículo, destaque para a Copa do Brasil de 2015, quando levou o Ituano a sua melhor participação na competição. O time só foi eliminado nas oitavas de final, contra o Internacional de Porto Alegre. Na Copa Paulista do ano passado levou o Galo a uma decisão após 12 anos. Foi vice-campeão, mas ganhou a vaga para disputar novamente a Série D deste ano e teve seu contrato renovado.

Tarcísio Pugliese, que vai completar 36 anos no dia 8 de agosto, reconhece que sua carreira está marcada pelo trabalho em Itu. “O Ituano marca para mim esta condição de disputar meu primeiro Paulista. Conviver com profissionais de um nível mais elevado. São profissionais que lidam com a nata do futebol brasileiro e até mundial caso do Juninho, seu Chimello e Anselmo Sbragia que transitam numa outra esfera e trás para mim um aprendizado muito grande. A organização do Ituano chama a atenção e ajuda bastante no resultado dentro de campo. Quando você tem num clube onde todas as engrenagens funcionam, isto facilita o trabalho do treinador”, conta.

Para coroar este trabalho o objetivo dele é o mesmo de todo o elenco, diretoria e torcedores. “Quero brigar por este título da Série D. A partir de agora é mata-mata e sabemos que não permite erros. Vamos passo a passo. Primeiro pensar nestes dois jogos com o Linense. Mas é óbvio que queremos muito este acesso e o título. Vamos trabalhar muito por este objetivo”, conta o técnico. Domingo em Lins, o Ituano enfrenta o Linense pela partida de ida da 2ª fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Depois destes dois jogos, serão mais duas fases de play off até o acesso para a Série C.

Comentários