Esportes

Publicado: Terça-feira, 29 de setembro de 2015

Schin Kantan Kart conquista o 2º lugar no estado em número de pilotos

Campeonato acontece de janeiro a dezembro, em Itu.

Crédito: Montagem/Divulgação Schin Kantan Kart conquista o 2º lugar no estado em número de pilotos
Andrea Juresa, Renan Guerra e Vitor Batista

Com mais de 70 pilotos correndo em sua 6ª etapa, o Campeonato Schin Kantan Kart 2015 já é o 2º campeonato mais importante do Estado de São Paulo e o 3º no Brasil em número de pilotos. Prova oficial organizada pelo Ituano Motor Sport Club e supervisionado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), o campeonato segue com etapas até dezembro, em Itu.

Segundo Eduardo Gozzano, diretor da Arena Brasil Kirin, onde o campeonato é disputado, o número de pilotos cresceu nas últimas etapas graças ao trabalho realizado pelo Spead Team, o departamento de kart da Arena. "O Spead Team conseguiu atrair novos pilotos brasileiros, além de profissionais da Venezuela, Colômbia e Peru, criando uma nova elite para o kartismo nacional e trazendo novas experiências e uma nova dinâmica para nossas competições", explica.

Entre as promessas internacionais, com apenas 15 anos, está Andrea Juresa, piloto venezuelana que fez sua estreia na carreira internacional no dia 27 de setembro em Itu. Andrea conta que “começou tarde” no kartismo, aos 13 anos, mas garante que corre para recuperar o tempo perdido. Sua primeira experiência na Arena Brasil Kirin foi bastante positiva, principalmente por causa do traçado da pista. “Esta pista tem um traçado rápido, o que me agradou bastante, já que em meu país as pistas trechos rápidos e mais lentos, quebrando o ritmo da corrida", disse.

Segundo Walter Savaglia, diretor do Spead Team, há uma negociação para trazer Andrea para a equipe a partir de 2016. “Estamos em negociação para trazê-la ao Campeonato Schin Kantan Kart do ano que vem. Ela é rápida, disciplinada e esperamos tê-la em nossa equipe”, afirma.

Os pilotos disputam provas nas categorias Júnior Menor, Cadete, F4T Iniciantes, F4T Novatos, F4T Graduados, F4T KTT, Stock Novatos, Stock Graduados e Stock Sênior, oferecendo ao público um espetáculo de técnica e velocidade. A etapa de 2015 vai premiar o campeão da categoria KTT com um teste nos Estados Unidos num Ginetta, carro inglês GT3 da categoria turismo. Já os campeões das categorias Cadete e U13 deste ano ganharão 70% de desconto nas disputas de 2016.

Pilotos de Fórmula 3

A 6ª etapa do campeonato, realizada no dia 27 de setembro, recebeu a visita de dois brasileiros que correm em disputas internacionais de Fórmula 3 e do Brasileiro de Marcas. O piloto Renan Guerra, esteve na Arena Brasil Kirin para acompanhar o campeonato e conferir a qualidade dos pilotos. Membro do Spead Team, Renan disputa corridas como GT3, Fórmula 3, além de ser piloto de marcas. "São provas longas, que não são populares no Brasil, mais muito importantes na Europa e Estados Unidos. Minha participação nestes circuitos do automobilismo é possível graças ao apoio do Spead Team, que nos dá estrutura e patrocínio para correr", explica Renan, que lamenta a falta de apoio aos jovens pilotos, que acabam saindo do kart, indo para a Stock Car ou para exterior em busca de oportunidade e patrocínio.

Outra aposta do automobilismo brasileiro que visitou a Arena no mesmo final de semana foi Vitor Batista, que está em primeiro lugar na Fórmula 3 européia faltando apenas duas etapas para o final do campeonato. Ele, que começou a correr aos 9 anos, participou dos campeonatos de kart da Arena Brasil Kirin dos 12 aos 16 anos.

Hoje, aos 17 anos, Vitor treina para entrar na Fórmula 3 da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), último degrau antes da Formula 1. "A Fórmula 1 é meu objetivo, mas há muita política envolvida na seleção de pilotos. Se não der certo, tenho outras opções, mas meu foco está nessa disputa",afirmou Vitor, que neste final de semana acompanhou a corrida do irmão, Felipe Batista, que disputou e ganhou o primeiro lugar, da categoria U13. "Ele tem apenas 12 anos e está começando, mas começando bem", avalia.

Os resultados desta e de todas as estalas do campeonato podem ser conferidos no site www.arenabrasilkirin.com.br e no Race Monitor ( www.race-monitor.com ), que traz em tempo real os resultados dos principais campeonatos de kart do mundo.

A próxima etapa do Campeonato Schin Kantan Kart 2015 será no dia 25 de outubro. As corridas são abertas ao público e a entrada é franca.

Comentários