Esportes

Publicado: Sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Revelações das categorias de base ganham espaço no Ituano

Jovens atletas estão ajudando o Galo de Itu na Série D.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Revelações das categorias de base ganham espaço no Ituano
Nascido em Tietê, Marcão é um dos jovens atletas que estão ajudando o Ituano na boa campanha na Série D

Do atual elenco de 29 atletas, dez iniciaram suas carreiras no Ituano. Desde o goleiro Diego, que chegou ao clube aos 20 anos de idade em 2011, como o zagueiro Léo e atacante Marcão, que começaram no sub-17 em 2011, todos souberam esperar a oportunidade para chegarem ao profissional.

“Com certeza. Sempre treinei e trabalhei forte esperando esta oportunidade. Sempre com os pés no chão, se dedicando e procurando estar preparado para quando a oportunidade chegasse. Não tem outro caminho”, explica com voz tranquila o zagueiro Leo, de 20 anos, e que há quatro jogos é titular na defesa ao lado de Luizão.

O atacante Marcão, também de 20 anos, foi titular em quatro jogos nesta Série D. Só não jogou na última partida porque estava suspenso pelo 3º cartão amarelo. Léo, que nasceu em Itu, e Marcão, que nasceu na vizinha Tietê, aproveitaram o retorno das categorias de base do Ituano em 2011.

O volante Ewerton tem 21 anos e veio de Fleixeiras, nas Alagoas. Ele chegou para o sub-20 no ano passado. Ele jogou as últimas quatro partidas do Ituano na Série D. E na última, contra a Cabofriense, foi titular substituindo Elielton. “Tenho trabalhado forte como fala o Léo e fico aguardando a minha oportunidade”, disse o volante.

O zagueiro Léo e o atacante Marcão disputaram o Campeonato Paulista sub-17 em 2011. Léo foi titular nos 12 jogos e marcou dois gols. Marcão era reserva e participou de seis jogos. Ambos tiveram as primeiras oportunidades no profissional em 2012. Léo ficou no banco em três jogos no Paulistão com o técnico Roberto Fonseca.

Já Marcão foi estrear contra o Independente, em Limeira, pela Copa Paulista já com o comando do técnico Doriva. A partir daí ambos passaram a figurar no elenco de profissionais, mas sempre jogavam simultaneamente o Paulista sub-20, inclusive conquistando a Copa Ouro no ano passado: Léo como capitão, Marcão como artilheiro e Ewerton no meio campo.

A primeira oportunidade de Ewerton no profissional apareceu na Copa Paulista do ano passado. E foi na estreia do Ituano na competição, contra o União Barbarense fora de casa. Ele entrou no lugar de Elvis na vitória por 3 a 0. Sob o comando de Doriva, jogou 13 partidas na Copa Paulista e uma partida no título paulista deste ano.

Para estes jovens atletas, o trabalho é o mesmo. “O modo de preparação é o mesmo. Para mim não muda. O grupo dá apoio, principalmente os mais experientes como o Cristian e Gercimar e mostram qual o melhor caminho a seguir”, explica Ewerton.

Comentários