Esportes

Publicado: Sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Pelo Paulistão, Ituano fica no empate sem gols contra o São Caetano

Partida ocorreu no Anacleto Campanella.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Pelo Paulistão, Ituano fica no empate sem gols contra o São Caetano
Galo de Itu enfrentou o São Caetano fora de casa

Na segunda rodada do Campeonato Paulista 2019, o Ituano enfrentou o São Caetano no Anacleto Campanella e ficou só no empate sem gols. Apesar de apresentar um jogo melhor que o da estreia, a equipe de Itu ainda não conseguiu balançar as redes nesse Paulistão, estando agora com um ponto na tabela junto do Botafogo e um ponto atrás do Oeste. O São Paulo lidera o grupo D com duas vitórias. 

Para o técnico Vinicius Bergantin, que manteve a mesma formação do primeiro jogo, o Ituano evoluiu fora de casa e seguirá lutando pela classificação. "Houve uma boa evolução em todos os aspectos. Conseguimos jogar com mais velocidade e se impor na partida. Tivemos uma boa atitude defensiva e o principal é que a gente conseguiu jogar no ataque, mesmo com um adversário qualificado. Pena que esta consistência e melhora não confirmou a vitória. Mas saio daqui feliz com a melhora da equipe", comentou.

O próximo jogo do Galo será na segunda-feira, dia 28 de janeiro, às 17h30, no Estádio Novelli Júnior. Será um dérbi regional contra o São Bento, que também lutará pela primeira vitória na competição.

O jogo

Embora o jogo tenha sido movimentado pelas duas equipes, o primeiro tempo foi de poucas oportunidades. A primeira finalização no alvo foi aos 27 minutos com Choco. Ele recebeu na direita, cortou o zagueiro para a esquerda e bateu pelo alto. O goleiro Jackson fez a defesa. Aos 36' foi a vez do São Caetano em cobrança de falta com Alex Reinaldo, para boa defesa de Pegorari. Antes do intervalo ainda teve um chute do Ituano por cima com o meia Guilherme.

O segundo tempo foi bem melhor. Logo no início o Ituano chegou com perigo. Ricardo Silva cabeceou forte após cruzamento de Claudinho e Jackson fez a defesa. O Ituano chegou novamente, agora pela esquerda. Peri recebeu sozinho e encheu o pé. Jackson teve dificuldades para colocar para escanteio e o gol quase saiu. Com as entradas de Martinelli e Bassani o Galo foi chegando cada vez mais perto do gol. Até que aos 36 minutos, Vinicius Bergantin promoveu a volta de Morato. "Estou muito feliz com o retorno. Fazia tempo que eu não jogava. Ainda mais voltar a jogar no Ituano, um clube que me valorizou. É uma felicidade muito grande", disse o jogador. Três minutos depois, Morato fez uma tabela pela direita com Bassani e deixou ele livre para finalizar. A bola passou muito perto. "Caramba! Falei para o Bassani, acerta o pé que nós fazemos os três pontos e garantimos a vitória. Mas, faz parte", contou Morato.

Vinicius Bergantin saiu satisfeito com a melhora do time e também com as entradas no segundo tempo de Martinelli, Bassani e Morato. Aos poucos ele vai colocando o Ituano na maneira que deseja para o Paulista. "Peço aos jogadores para termos as rédeas do jogo e se impor mais. Tanto fisicamente como na parte tática. E claro que jogar. Isso passa pelos homens de frente e também pelos homens de meio. Baralhas e Serrato foram bem e ajudaram a termos um bom volume de jogo. Iniciando a criação de boas oportunidades de gol", explicou.

Todos têm a consciência que embora o campeonato seja curto, apenas 12 rodadas na 1ª fase, a construção do time é jogo a jogo. Inclusive para Morato, que está retornando de lesão. "Isto tem que ser gradativo. Não adianta achar que vou entrar e resolver, porque não vou. Tem que ser aos poucos. Entrando e aumentando os minutos em campo e daqui a pouco já tenho o ritmo de jogo", afirmou o atleta.

Para o compromisso de segunda-feira, o time buscará seguir melhorando. "Sabemos que é a partir do terceiro jogo que as coisas fisicamente acontecem de um modo mais automático. Recupera melhor, sente menos o ritmo de jogo. Agora a maioria dos atletas já estavam no clube e sabem da importância do clássico. E não podemos nos ater ao último resultado do São Bento. Pois vi o jogo contra o Botafogo. Eles tem um bom elenco, experiente e diferente do ano passado. Mesmo com todo respeito e as dificuldades do campeonato, temos que continuar evoluindo para buscar a primeira vitória", afirmou Vinicius Bergantin.

Comentários