Esportes

Publicado: Quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Paraolimpíadas Escolares 2011 acontecem de 27 a 30 de agosto

Evento reunirá atletas de natação de Itu.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo, realizará de 27 a 30 de agosto, na cidade de São Paulo, as Paraolimpíadas Escolares 2011. Os atletas inscritos somam 1211 e a equipe técnica, 609, totalizando 1820 participantes.

O número de participantes em 2011 supera a expectativa do Comitê Paraolímpico Internacional, que esperava por 1.500 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes de todo o Brasil.

"É um dos maiores eventos (senão o maior) do mundo, envolvendo estudantes e o paradesporto", afirma a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

O evento é destinado aos alunos com deficiências física, intelectual e visual, na faixa etária de 12 a 19 anos regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, que participam por meio de representações enviadas pelas unidades da federação. Em 2011, o evento contará com a participação de 23 estados inscritos, mais o Distrito Federal.

Serão oferecidas dez modalidades esportivas reconhecidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional. No aspecto técnico as Paraolimpíadas Escolares 2011 é uma das principais bases de referência para a escolha de atletas acordo com o Planejamento Estratégico do Comitê Paraolímpico Brasileiro, objetivando a formação da equipe nacional para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

O evento tem a chancela do Ministério do Esporte e também é o único que qualifica os alunos atletas com deficiência para o programa Bolsa Atleta na categoria escolar. As competições das Paraolimpíadas Escolares 2011 acontecem em vários locais da cidade de São Paulo.

Neste ano Itu terá dois representantes nas Paraolimpíadas, o aluno da ETEC “Martinho Di Ciero”, Nicolas Bueno de Oliveira, que será um dos goleiros da equipe de futebol 5 de cegos (goleiro com visão normal) e o professor Edvaldo Bueno de Oliveira, da escola de cegos Santa Luzia e técnico da equipe de natação PCD de Itu, que será um dos técnicos de São Paulo na modalidade de natação.

As competições acontecem no Clube Espéria, Anhembi e Centro Olímpico do Ibirapuera em São Paulo.

Comentários