Esportes

Publicado: Quarta-feira, 16 de abril de 2014

O título em números: confira as estatísticas do Ituano no Paulistão

Galo de 2014 teve aproveitamento melhor do que o de 2002.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC O título em números: confira as estatísticas do Ituano no Paulistão
Jogadores comemoram a vitória nos pênaltis. Conquista de 2014 entrou para a história do clube

O Ituano conquistou o Campeonato Paulista com a melhor campanha de sua história. O Galo de Itu teve aproveitamento de 61% em 19 jogos (foram 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas). Destas 10 vitórias, sete foram conquistadas fora de Itu. O rubro-negro venceu o Paulista, Oeste e Ponte Preta de virada fora de casa. As outras vitórias fora de casa foram contra Mogi Mirim, São Paulo, Palmeiras na semifinal e Santos na primeira partida da final.

Esta campanha foi melhor que o título paulista de 2002, quando o time teve 60% de aproveitamento. Na disputa por pontos corridos, em 22 jogos venceu 11 partidas e empatou sete. Esta foi a 20ª participação do Ituano na Série A-1 de São Paulo. Há 13 anos está na divisão de elite do futebol paulista. Depois dos quatro grandes é o time há mais tempo na 1ª divisão.

O técnico Doriva, que dirige a equipe há um ano ininterruptamente, trabalhou com um elenco de 26 atletas. Destes, 14 permaneceram da temporada passada e 12 foram contratados para este Campeonato Paulista. Foram utilizados 22 jogadores. Apenas os dois goleiros reservas (Diego e Ricardo), o zagueiro Léo e o meia Elvis não jogaram. Os quatro começaram no próprio Ituano.

Três atletas jogaram as 19 partidas da campanha: o goleiro Vagner, o zagueiro Anderson Salles e o meia Cristian. Ficaram fora de apenas uma partida os dois laterais Dick e Dener, os volantes Josa e Paulinho e o atacante Rafael Silva. E dois atletas, Alemão e Jackson Caucaia, jogaram 17 partidas. O 11º titular, Esquerdinha, jogou 16 partidas. Por isso o técnico Doriva conseguiu repetir a mesma escalação nove vezes em 19 jogos.

A defesa do Ituano foi a menos vazada da competição e a menos vazada da história do clube. Sofreu apenas 11 gols em 19 jogos. Média de 0,57 gols por jogo. As melhores defesas foram em 2002, com 22 gols levados em 22 jogos, e em 2004 quando sofreu apenas 15 gols, mas em 10 jogos, com média de 1,5 gols por jogo.

O ataque fez apenas 18 gols. Anderson Salles terminou como artilheiro, assim como em 2012. A diferença é que desta vez ele marcou seis gols e naquele ano, sete. Nesta competição, Salles entrou para a história do clube ao chegar à marca de 17 gols pelo Ituano no Paulistão e tornar-se o maior artilheiro do clube na competição. Ele também é o 8º jogador do clube que mais jogou na 1ª divisão do Paulista. Sem dúvida, um título para entrar na história! 

Comentários