ponto-turístico-museurepublicano

O Galo de Itu

Publicado: Terça-feira, 7 de maio de 2013 por André Roedel


Você sabe como surgiu a mascote do Ituano?

divulgação
Foto
O simpático Galo de Itu, mascote do Ituano FC

Assim como muitos clubes do interior paulista, o Ituano teve sua origem ligada às ferrovias. Em 24 de maio de 1947, funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana de Itu fundaram a Associação Atlética Sorocabana, primeiro nome do clube que na época não tinha nada de rubro-negro: o azul e o vermelho eram as cores que se destacavam no uniforme do clube.

Com as cores bem diferentes das atuais e levando o nome da estrada de ferro, o clube disputou a terceira divisão do Campeonato Paulista entre os anos de 1955 e 1959, mandando suas partidas no estádio “Álvaro de Souza Lima”, que fica ao lado da antiga estação ferroviária de Itu, no Jardim Padre Bento.

Mas a Atlética Sorocabana não era o único time da cidade: na mesma época, o Clube Atlético Ituano fazia sucesso no futebol, inclusive conquistando a terceira divisão paulista de 1954 e 1955. Com o crescimento da rivalidade, decidiu-se em 1957 fazer uma partida “tira-teima” entre as duas equipes. Foi assim que surgiu a Taça Cidade de Itu.

Após dois jogos com uma vitória de cada lado, foi disputada uma terceira partida decisiva no estádio “Souza Lima”. A Sorocabana venceu por 2 a 1 e ficou com a taça. Um dia após a vitória da Taça Cidade de Itu, torcedores da Sorocabana pintaram na fachada da sede do clube um enorme galo e a frase que se tornaria símbolo definitivo de sua torcida: “O Galo de Itu”. 

Tags: itu, futebol, ituano, galo, esportes, mascote, sorocabana, souza lima, estrada de ferro

  • Comentários