Esportes

Publicado: Quarta-feira, 23 de março de 2011

Mestre Internacional participa de Torneio de Xadrez em Itu

O evento será hoje, a partir das 19 horas.

O Torneio Internacional de Xadrez (IRT), que contará com a presença do Mestre Internacional Henrique da Costa Mecking – o Mequinho, será realizado hoje (23 de março), em Itu. Além do convidado especial, participarão do Torneio atletas ituanos, entre eles Romeo Freitas, que está somando pontos para obter o título de Mestre.

Mequinho é jogador desde a década de 70 e já chegou a ser o terceiro no ranking mundial em 1978, atrás somente dos russos Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi. No final daquela década, quase morreu, vítima de uma doença neuromuscular. Curou-se e, agora, retomou o caminho das conquistas.

Devido a sua relevância esportiva foi convidado por diversas vezes a dar o pontapé inicial em várias partidas de futebol no Maracanã, inclusive em clássicos como o Flá x Flu. O enxadrista também foi tema de música. Raul Seixas, em "Super-Heróis", no álbum "Gita", de 1974, cantava: "Quem é que no Brasil não reconhece o grande trunfo do xadrez?/Saí pela tangente disfarçando uma possível estupidez/Corri para um cantinho para dali sacar o lance de mansinho.../Advinha quem era? /Mequinho!”

Para quem quiser prestigiar e conhecer o Mestre do xadrez, o Torneio acontece a partir das 19 horas, na Biblioteca Municipal “Prof. Olavo Valente de Almeida”, que tem a entrada na rua dos Andradas, ao lado do Becão, no centro.

Comentários