Esportes

Publicado: Terça-feira, 22 de julho de 2014

Mais de 400 pilotos participam do Campeonato Brasileiro de Kart

Competição será disputada em 2 fases na Arena Brasil Kirin.

Mais de 400 pilotos participam do Campeonato Brasileiro de Kart
Cerca de 15 pilotos irão competir na categoria Super F-4, criada especialmente para os competidores do Campeonato Schin de Kart

Começou nesta segunda-feira, dia 21 de julho, a maior a mais importante competição de kart do País. O Campeonato Brasileiro, que chega a 49ª edição, conta com a participação pilotos de 15 estados e o Distrito Federal. O campeonato será disputado em duas fases. A primeira com provas dia 26 de julho, próximo sábado, e a segunda com provas dia 2 de agosto.

A expectativa dos dirigentes da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) é de que participem da competição de 420 a 450 pilotos. A promoção e organização da 49ª edição da competição serão da Comissão Nacional de Kart (CNK), órgão da CBA, com apoio do Ituano Motor Sport Club e da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).

Durante esta semana, os pilotos das categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sudam, Shifter e F-4 participam de reconhecimento de pista, treinos e tomada de tempo. No sábado as provas acontecem das 9 às 16 horas. A 2ª fase, que acontece de 28 de julho a 2 de agosto, contará com disputas das categorias Sênior A, Sênior B, Super Sênior, Graduados, Novatos e Super F-4.

Além dos pilotos que se inscreveram pelo site da CBA, a lista traz ainda cerca de 15 pilotos que irão competir na categoria Super F-4, criada especialmente para os competidores do Campeonato Schin de Kart, prova oficial do automobilismo organizada pelo Ituano Motor Sport Club e supervisionada pela FASP.

“É uma oportunidade para que nossos pilotos possam competir no campeonato mais importante do país”, afirma Eduardo Gozzano, diretor do Ituano Motor Sport Club, empresa que administra a Arena Brasil Kirin.

Sobre a Arena Brasil Kirin

Inaugurada em 24 de abril de 1994, a Arena Brasil Kirin atrai kartistas de todo o Brasil. Sua pista conta com 1.240 metros de extensão e 8 metros de largura e está classificada entre as mais bem estruturadas do País. Berço de grandes pilotos do automobilismo como Átila Abreu (Stock Car), Bia Figueiredo (Fórmula Indy), Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet (ambos da Fórmula 1), o kartódromo também recebeu pilotos como Rubinho Barrichello, Max Wilson e Nelson Piquet, que correu na Copa Pakalolo de Kart, no dia de sua inauguração.

A pista também é frequentemente utilizada por montadoras como pista de testes para novos carros, já que o tamanho e o traçado são considerados por muitas montadoras como ideal para avaliação de novos carros. A Arena Brasil Kirin foi a única pista do Brasil a sediar o Mundial de Kart CIK/FIA, uma dos principais competições da categoria no mundo. Também sediou a 2ª edição da 24h de Kart, competição similar às 24h de Le Mans.

O complexo esportivo conta com uma completa infraestrutura composta por 60 boxes fechados, restaurante e lanchonete, vestiários, loja, ambulatório, arquibancada, estacionamento para 500 carros, além de um heliporto. Além disso, a Arena Brasil Kirin é hoje um dos espaços da região mais bem preparados para sediar festas, shows, eventos musicais, esportivos e empresariais, em meio a uma área total de 50 mil m².

Administrado pelo Ituano Motor Sport Club, o kartódromo é palco de diversos campeonatos, além do tradicional Campeonato Schin de Kart, que contará com provas que vão até dezembro de 2014. “Este ano teremos uma agenda repleta de atividades esportivas e de lazer para comemorar os 20 anos da Arena Brasil Kirin. Com certeza, Itu será considerada a capital nacional do kartismo”, destaca Gozzano.

Serviço:
Campeonato Brasileiro de Kart
Data: 1ª etapa – de 21 a 26 de julho, das 9h às 16h; 2ª etapa – de 28 de julho a 2 de agosto, das 9h às 16h
Local: Arena Brasil Kirin
Endereço: Estrada do Canguiri, s/nº – Itaim – Itu/SP
Informações: (11) 4403-8222 / [email protected] 

Comentários