Esportes

Publicado: Quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ituano volta a jogar no Rio Grande do Sul após nove anos

Galo de Itu enfrenta o Brasil de Pelotas neste domingo.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano volta a jogar no Rio Grande do Sul após nove anos
Natural de Uruguaiana, o meia Cristina poderá matar a saudade de seu Estado natal

Após nove anos, o Ituano volta a jogar no Estado do Rio Grande do Sul. O Galo de Itu enfrenta neste domingo, dia 21 de setembro, o Brasil de Pelotas pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro da Série C. A última vez que o rubro-negro esteve em terras gaúchas foi na Série B em 2005. Jogando no Beira Rio com portões fechados, o Ituano venceu o Grêmio por 2 a 0, gols de Welington e Rômulo.

Se o Ituano tem boa recordação, o meia Cristian vai matar saudades. Ele nasceu em Uruguaiana e retorna ao seu Estado natal. “Sempre é bom retornar ao sul e a minha casa. Claro que o Brasil de Pelotas é uma equipe diferente das demais do interior gaúcho. O estádio sempre lota e a torcida comparece. É uma torcida que torce realmente. Fico feliz em voltar e espero fazer um grande jogo. Minha família vai estar lá e vai ser muito legal”, contou Cristian, que saiu de Uruguaiana há 18 anos.

O Ituano jogou apenas quatro vezes no Estado. Além da capital jogou pela Série C em Santa Maria e Quero-Queros, quando disputou o acesso para a Série B com o RS Futebol. Cristian destaca as diferenças do futebol gaúcho. “Primeira coisa é a força. Quando o garoto vai fazer um teste num clube, eles perguntam a idade e a altura. Quando aparece um grandão, eles passam na frente. Eles pedem marcação forte sempre. O Brasil joga assim. Neste ano chegaram às finais e enfrentaram a dupla Grenal de igual para igual. Principalmente quando jogam em casa”, afirmou o meia. O Brasil nesta Série D tem média de público de 2.142 torcedores. E é o 9º da competição.

Com Ituano e Brasil já classificados antecipadamente, a única disputa é pelo primeiro lugar do grupo 7. Mas pelo regulamento vale pouca coisa. A única vantagem em ser o primeiro lugar é decidir a fase mata-mata em casa. O técnico Tarcísio Pugliese não considera uma grande vantagem.

“É uma disputa que infelizmente não tem muita coisa a acrescentar na sequência do campeonato. Claro que é positivo você classificar em primeiro, mas não vejo uma grande diferença em você ser o primeiro ou segundo colocado. O foco principal para este jogo é retomar o ritmo porque ficamos parados na última rodada. Queremos entrar bem no mata-mata e vamos preparar a equipe”, comentou o treinador.

Para a partida, Tarcísio Pugliese não poderá contar com o atacante Ricardinho, que marcou dois gols na vitória contra a Cabofriense. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir a automática. “Claro que gostaríamos ter todos os atletas a nossa disposição, mas independente de quem vai entrar, tenho certeza que vamos fazer um bom jogo. Vamos tentar manter o primeiro lugar, mas repito, não é nosso foco principal. Quero preparar a equipe para avançarmos de fase e conseguirmos o acesso”, finalizou.

Comentários