Esportes

Publicado: Segunda-feira, 30 de março de 2015

Ituano volta a disputar a Copa do Brasil; relembre as participações

Galo de Itu recebe o Joinville nesta quarta-feira, às 19h30.

Crédito: Fernando Pilatos/Gazeta Press Ituano volta a disputar a Copa do Brasil; relembre as participações
Wilson Mathias era um dos jogadores presentes na última partida do Ituano pela Copa do Brasil

Após 10 anos, o Ituano volta a disputar a Copa do Brasil, torneio nacional que dá vaga na Libertadores ao campeão. O adversário da primeira fase será o Joinville nesta quarta-feira, dia 1º de abril, às 19h30, no Novelli Júnior. A última vez que o Galo participou da competição foi em 2005, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo Atlético-MG. Na época, o time treinado pelo técnico Valter Ferreira empatou em casa por 0 a 0 e perdeu por 3 a 1 no Mineirão.

Em Belo Horizonte, o Ituano resistiu até os 18 minutos. Fábio Júnior abriu o placar. O Ituano ainda foi buscar o empate com Joelson aos 8 do 2º tempo. O empate levaria o Ituano para as quartas de final. Mas a alegria durou pouco. Dois minutos depois, Euller foi até a linha de fundo e cruzou para Fábio Júnior marcar de cabeça o segundo gol. Aos 35, Rodrigo Fabri ampliou a vitória quando o Ituano lutava pelo empate. O Galo jogou aquela partida com André Luis; Gedeon, Neguette (Itapagipe), Jeci e Wellington; Wilson Mathias, Dudu (Fernando Gaúcho), Pierre e Sandro; Rômulo e Joelson.

Curiosamente o Ituano enfrentou um time de Santa Catarina na primeira fase de 2005, o Clube Atlético Hermann Aichinger, e empatou em 0 a 0. Como a equipe catarinense jogou com um atleta irregular, foi eliminada. Na 2ª fase o Galo enfrentou o Fortaleza. Venceu no Novelli Júnior por 2 a 0, gols de Kauê e Fernando Gaúcho. Jogando no Castelão perdeu por 2 a 1, mas se classificou. Lima fez o gol da classificação do Galo de Itu. O gol fora tem peso dois e isso é fundamental para determinar a classificação para a próxima fase.

A outra participação do Ituano na Copa do Brasil foi em 2003. Na primeira fase, enfrentou o Coritiba. Venceu por 2 a 0 no Novelli, gols de Elson Falcão e Fernando Gaúcho. Jogando no Couto Pereira perdeu por 1 a 0, mas garantiu a classificação. Na segunda fase enfrentou o Goiás e fez dois empates de 1 a 1. O primeiro jogo no Novelli e o segundo no Serra Dourada. Evandro marcou os dois gols do Ituano. A decisão foi para os pênaltis e o Goiás venceu por 4 a 2. O Ituano jogou com André Luis; Anderson Carvalho, Erivelton, Everaldo e Lucio; Carlinhos (Flavio Medina), Jackson Silva, Bruno e Elson Falcão; Evandro (Tita) e Didi (Fernando Gaúcho). O técnico era Ruy Scarpino.

Comentários