Esportes

Publicado: Terça-feira, 12 de março de 2019

Ituano vence jogo decisivo do Paulistão contra o Guarani

Partida no Novelli Júnior terminou 2x1 para o time da casa.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano vence jogo decisivo do Paulistão contra o Guarani
Martinelli comemora o segundo gol do Galo de Itu

Como previsto, na noite de 8 de março, Ituano e Guarani fizeram um jogo aberto e decisivo para as pretensões de ambos para a classificação neste Campeonato Paulista 2019. Saindo na frente logo no primeiro minuto, o Galo de Itu conseguiu controlar a partda e vencer por 2x1, alegrando a torcida no Estádio Novelli Júnior.

“Vitória muito importante. Os jogadores estão tendo uma maturidade muito grande jogo a jogo. Mesmo após uma derrota contra o Palmeiras, a gente soube se reerguer hoje. Eu tinha alertado que esta partida seria uma mescla de um jogo estudado com momentos muito aberto. Conseguimos administrar isso após marcar o primeiro gol. Nos fechamos em alguns momentos, até muito atrás no meu modo de ver. No segundo tempo sofremos o empate, mas de novo o jogo voltou a ficar mais aberto e soubemos aproveitar. E com um pouquinho mais de calma, tranquilidade e com uma leitura melhor do assistente poderia ter saído com um placar melhor”, comentou Vinicius Bergantin.

O lance citado pelo técnico aconteceu aos 40 minutos. Martinelli escapou em rápido contra-ataque e Gui Mendes veio ao lado em velocidade e foi agarrado pelo adversário. Depois de vários puxões, os dois foram ao gramado. Enquanto isso, Martinelli tocava na direita para Baralhas devolver mais atrás para Paulinho Dias marcar 3×1. No entanto, o assistente gesticulou nervosamente a bandeira indicando a falta. Então o árbitro, que nada havia marcado no início da jogada, diante da insistência do auxiliar, voltou atrás e anulou o gol, marcando a falta.

Com essa vitória dentro de casa e o empate do São Paulo na rodada, o Ituano assumiu a liderança do grupo D com 14 pontos, 4 vitórias e saldo positivo de 5 gols. 

No próximo confronto nesta sexta-feira, 15 de março, o Galo de Itu vai encarar o Bragantino fora de casa. A partida terá início às 17h.

O jogo

O jogo começou com gol marcado em pouco mais de um minuto. O capitão Correa fez um lançamento preciso para Ramon que escapou pela direita e com um toque tirou o goleiro, batendo para o gol vazio. Uma grande alegria para o atacante que, após a estreia no Paulista, teve uma lesão que o afastou por algumas rodadas. “Estou muito feliz. Nós atacantes independente de dar assistência ou fazer uma boa partida, o que nós queremos é marcar gols. Fiquei muito feliz com o meu primeiro gol pelo Ituano. Mérito da equipe que fez bons jogos e coloca o time numa boa condição no campeonato brigando pela classificação. Me sinto um privilegiado de poder ter aberto o placar desta vitória”, contou o jogador que procurou a bola na comemoração para colocar embaixo da camisa em homenagem ao filho que está para nascer.

Após abrir o placar, o Ituano seguiu pressionando e quase chegou ao segundo gol em outro lance iniciado por Correa. Ele fez outro passe preciso para Morato, que completou a jogada para Martinelli na direita tocar no canto, na saída do goleiro. A bola raspou o poste e saiu pela linha de fundo. No minuto seguinte, o goleiro Giovanni largou a bola após um cruzamento. Morato pegou o rebote e a bola foi na direção de Giovanni que fez a defesa.

O adversário também assustou em Itu. Em bom lance, Anselmo Ramon achou William Matheus que finalizou para fora. Em outro momento, o lance mais perigoso do time de Campinas. O zagueiro Ricardo Silva tentou cortar o cruzamento e a bola pegou efeito indo na direção do ângulo. Concentrado, Pegorari fez a melhor defesa do jogo. E assim o Guarani terminou o primeiro tempo ameaçando.

Na volta do intervalo, o adversário achou o seu gol. Com 3 minutos, Fabrício Costa fez uma cavadinha e enganou o sistema defensivo do Ituano. Diego Cardoso dominou e finalizou na saída de Pegorari. O empate despertou o Galo que voltou ao ataque, novamente iniciado pelo capitão Correa. Ele virou o jogo para esquerda e achou Martinelli que teve a calma necessária para dominar, perceber o zagueiro encobrindo a visão do goleiro e bater no canto. “Dei um tapinha para o lado e percebi o buraco. Fui feliz na finalização e consegui fazer o gol”, disse o jogador com a mesma precisão do jogo.

O gol da vitória saiu aos 12 minutos do segundo tempo. Ainda havia muito tempo de jogo. Como disse o técnico Vinicius Bergantin, o Ituano foi comandando a partida a partir do segundo gol e poderia ter feito mais. Em novo lance, Martinelli colocou no meio das pernas do zagueiro, entrou na área e tocou para Serrato que só rolou para Ramon bater de primeira. Mas Giovanni fez grande defesa. O Guarani esboçou uma reação. Felipe Amorim deu um toquinho após passe de Anselmo Ramon e a bola raspou o poste de Pegorari. Em mais alguns minutos, Thiago Ribeiro finalizou por cima do gol. E foi só. O Ituano ainda teve outras chances para ampliar. Uma foi na trave. Após cruzamento de Jonas, a bola passou por Gui Mendes, Martinelli tocou de cabeça e a bola foi no poste. Gui Mendes ainda teve uma chance pela direita. Finalizou forte e no alvo para defesa do goleiro Giovanni.

O jovem Gui Mendes entrou no lugar de Ramon e foi mais uma vez bem. “A gente fala que o time deu liga. O Alemão jogou e foi bem. O Gui Mendes jogou partida como titular e foi bem. Ali na frente tem girado bastante e dá certo. Independente de quem joga, tem jogado bem. Inclusive contra o Palmeiras, o Gui entrou no meu lugar e quase empatou a partida. O ambiente é bom e não tem vaidade. Todos estão dando o máximo para o bem do Ituano”, afirmou Ramon.

Se o time já marcou 16 gols e tem o segundo ataque mais positivo do campeonato, no meio tem um atleta que é o equilíbrio da equipe. Correa, que recebeu no início da partida uma placa comemorativa aos 20 anos de carreira das mãos de Jenildo, um campeão pelo Ituano em 1989, fez as duas assistências da vitória. “Ele é um jogador que tem o termômetro do jogo. Logo na primeira bola ele olhou que a linha do Guarani estava alta, e na movimentação do Ramon se aproveitou do passe do Correa e saímos na frente. Depois no gol no Martinelli com uma virada muito inteligente, ao perceber que do lado contrário estava um para um e fez o passe. Estou muito feliz pela leitura do Correa, pelo aproveitamento do Ramon e pela confirmação do Martinelli”, afirmou Vinicius. 

Comentários