Esportes

Publicado: Segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Ituano vence e garante classificação na Copa São Paulo 2019

Partida chuvosa em Itu terminou em 4x2.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano vence e garante classificação na Copa São Paulo 2019
Bernardo comemorando o gol

O Ituano venceu o Capital de Tocantins por 4x2 e garantiu a classificação para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. Esta é a 4ª vez que o Galo de Itu vence as duas primeiras partidas da competição e a quarta vez seguida que garante vaga a fase de play off. A partida ocorreu na noite chuvosa de 5 de janeiro, no Estádio Novelli Júnior.

O meia Canhota foi o destaque do jogo fazendo mais duas assistências. Martinelli marcou mais dois gols e chegou a três na Copinha. Este é o resumo de uma partida que parece, mas não foi fácil. “Hoje foi o inverso do jogo de estreia. Jogamos melhor no segundo tempo. O gramado estava diferente, com chuva e o adversário não deu espaço para o Ituano jogar. Demorou 45 minutos e sofremos um gol para só depois entrarmos no jogo. Com as duas mudanças que fizemos, principalmente com a entrada de Lohan que deu outra segurança e estabilidade na saída de bola. Na frente melhoramos com Donizete abrindo de um lado e Martinelli do outro, e o Canhota vindo buscar o jogo que é o forte dele. O Canhota jogou para a equipe, jogou simples, tocou a bola, fez as assistências e teve oportunidade de gol. O time encaixou e conseguimos esta vitória importante”, explicou Zé Sergio feliz com o bom futebol apresentado e a classificação da equipe garantida após a vitória do Corinthians no jogo de fundo contra o Sinop.

Na próxima terça-feira, 8 de janeiro, às 21h30, Ituano e Corinthians decidem o primeiro lugar do grupo 17. O empate é do time da capital, porque marcou um gol a mais que o Galinho.

O jogo

A chuva castigou o gramado o dia inteiro. Felizmente o sistema de drenagem do Novelli Júnior é muito bom e o temporal deu uma trégua a partir do início do jogo. O Ituano teve a melhor oportunidade somente aos 39 minutos, num cabeceio a queima roupa de Donizete, aproveitando um rebote. O goleiro Luis Eduardo com um tapinha colocou para escanteio. Antes foram algumas finalizações erradas. Até que aos 44 minutos, Diego recebeu um lançamento longo, a bola bateu na sua perna, a defesa do Ituano parou pedindo mão, e o atacante do Capital aproveitou e abriu o placar.

“Falta um pouco mais de calma para nós ao trocarmos os passes e no momento da finalização”, pediu o zagueiro Bernardo na saída para o intervalo. Realmente o time voltou melhor para a etapa final e foi em busca da virada. “Sem dúvida voltamos melhor para o segundo tempo. É um grupo unido onde cada um corre pelo outro. Desde os treinamentos e levamos isso para os jogos. No vestiário falamos sobre isso e conseguimos a vitória. Foi uma conversa simples, mas que ajuda muito”, contou Canhota.

Após uma pressão inicial, o empate saiu aos 18 minutos. “Depois que secou o gramado no segundo tempo, conseguimos jogar melhor e chegamos aos gols. No empate, o Canhota bateu escanteio, deu rebote e o Lohan ajeitou para mim. Na hora já pensei em bater para o gol e acertei um belo chute. Foi um bonito gol”, falou Donizete. Na verdade, foi um golaço. A partir deste gol, a vibração dos torcedores e time foi intensa e a virada seria questão de tempo.

A virada veio aos 30 minutos após outra cobrança de escanteio de Canhota. Ele bateu no segundo pau para o zagueiro Bernardo cabecear e marcar o segundo gol do Ituano e o segundo dele na Copinha. Gabriel Barros, que entrou no lugar de Donizete, cruzou para Martinelli marcar 3x1 de cabeça. O 4x1 saiu aos 37' em nova assistência de Canhota. Ele deixou Martinelli livre, que na cara do goleiro tocou para o gol vazio. “É uma característica minha jogar mais centralizado. Converso com o Zé Sérgio e ele me dá liberdade para me movimentar e me livrar do marcador e ter chance de finalizar. Estou muito feliz, voltando a jogar na minha posição. Consegui dar mais duas assistências na competição. Sou muito grato aos que estou conseguindo”, comentou Canhota que tem três assistências na atual Copa São Paulo.

Classificado, o Ituano agora decide a liderança do grupo com o forte Corinthians. “A nossa vontade é repetir o primeiro tempo do primeiro jogo e o segundo tempo do segundo jogo. Vamos vencer o Corinthians? Não sei. Mas vamos jogar. Esta é a proposta do nosso trabalho. O Ituano tem que jogar pela qualidade de seus jogadores. Vai criando moral para a sequência da competição”, lembrou Zé Sergio. “Vamos manter os pés no chão, e o que fizemos nestes dois jogos. Vamos chegar terça feira 100%. Vamos buscar jogar sem erro” afirmou Canhota. “Temos que entrar com os pés no chão para fazer um bom jogo”, lembra Donizete.
 

Comentários