Esportes

Publicado: Quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ituano vence a Lusa e avança para a terceira fase da Copa do Brasil

Próximo adversário sai do jogo entre Independente e Goiás.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano vence a Lusa e avança para a terceira fase da Copa do Brasil
Clayson foi novamente um dos destaques do Ituano, marcando o primeiro gol do jogo

O Ituano venceu a Portuguesa por 2 a 1 e avançou para a terceira fase da Copa do Brasil. O resultado foi conquistado nesta terça-feira, dia 28 de abril, no estádio do Canindé. No jogo de ida, no Estádio Novelli Júnior, as equipes empataram em 1 a 1. O próximo adversário do Galo de Itu será o vencedor do confronto entre Goiás ou Independente-PA. A partida ainda não tem data definida.

O jogo

Como no primeiro jogo, o Ituano foi bem melhor que a Lusa. Foi pra cima desde o começo e teve mais volume de jogo que o adversário. Mas as primeiras grandes oportunidades foram da Portuguesa. Em contra-ataque rápido aos dois minutos de jogo, Léo Costa passou pela direita, driblou dois marcadores e rolou para Hugo, na cara do gol. O atacante tocou por baixo, mas Fábio fez a defesa.

O Ituano passou a povoar o meio-campo e não dar brechas para a Lusa. Clayson teve boa chance aos 13 ao invadir a área, mas chutou isolado. No minuto seguinte, Jonatan Lima levou uma cotovelada e ficou com a testa inchada. O árbitro Aurelio Santana Martins, que distribuiu vários cartões na partida, nada marcou – assim como aos 34, quando Clayson caiu na área e pediu pênalti.

O Galo quase sofreu o gol aos 41 minutos. Fabinho Capixaba cruzou na área, Naylhor falhou feio e a bola sobrou para Hugo, quase na pequena área, chutar. Fábio tirou com o pé esquerdo, operando um milagre. O gol rubro-negro saiu logo em seguida. Após triangulação, Dick recebeu pela direita, rolou para trás para Clayson mandar para as redes. Festa da Torcida Galoucura, presente como sempre!

O segundo tempo começou com alterações apenas no lado da Lusa. O técnico Junior Lopes, filho do conhecido Antonio Lopes, promoveu a entrada do atacante Diego Gonçalves no lugar do meia Cleiton. Já pelo lado do Galo não houve mudanças. O time de Itu, mesmo com a vantagem, foi pra cima e levou perigo com Cristian e Walfrido. Em ambas, o goleiro Tom espalmou pra fora.

A partir dos 10 minutos da segunda etapa a Lusa começou a assustar. Primeiro com Betinho, que chutou rasteiro de fora da área. A bola passou perto. No segundo lance, o time do Canindé chegou ao empate. Cristian recebeu a bola pela lateral no campo de defesa, errou o passe e a bola caiu nos pés de Renan, que soltou a bomba de fora da área, igualando o placar.

Com este resultado, a vaga seria decidida nas cobranças de pênaltis. Mas parecia que nenhuma equipe queria isso, principalmente a Portuguesa. O time do Canindé parecia mais disposto e começou a equilibrar mais o jogo, levando perigo ao Ituano. Porém, quando tudo parecia levar à decisão por penalidades, o árbitro apontou a marca da cal quando Valdomiro colocou a mão na bola dentro da área, impedindo a passagem dela.

O atacante Ronaldo, revelado na base da Portuguesa e que estava sumido no jogo, bateu e converteu, colocando o Galo novamente na frente. Com quatro minutos de acréscimo, bastou ao Ituano jogar com o regulamento embaixo do braço até o apito final para conseguir mais uma vitória sobre a Lusa no Canindé – e também mais uma classificação na Copa do Brasil.

Ficha técnica:
Portuguesa 1x2 Ituano
Portuguesa: Tom; Fabinho Capixaba, Valdomiro, Guilherme e Luan Peres (Michel); Renan, Betinho, Cleiton (Diego Gonçalves) e Léo Costa; Marcelinho e Hugo (Matheus Ortigoza). Técnico: Junior Lopes.
Ituano: Fábio; Dick, Leonardo Luiz, Naylhor e Peri (Zé Carlos); Jonatan Lima, Walfrido, Clayson e Cristian (Cristian); Ronaldo e Claudinho (Ricardinho). Técnico: Tarcísio Pugliese.
Gols: Clayson 44’ 1T e Ronaldo 43’ 2T (Ituano); Renan 21’ 2T (Portuguesa).
Cartões amarelos: Cleiton, Tom, Renan e Guilherme (Portuguesa); Dick, Jonatan Lima, Cristian, Clayson e Ronaldo (Ituano).
Público: 1.242 pagantes.
Renda: R$ 34.440,00.

Comentários