Esportes

Publicado: Terça-feira, 28 de novembro de 2017

Ituano treina forte visando a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018

Equipe estreia contra o Santa Cruz de Maceió, em janeiro.

Crédito: Divulgação/Ituano F.C. Ituano treina forte visando a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018
Galinho treina com elenco completo

O Ituano começou a se preparar para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018 há um mês. A equipe, que conta com 30 atletas, promete chegar forte à competição e para isso segue treinando para sua estreia no dia 3 de janeiro, contra o Santa Cruz de Maceió. A partir deste sábado, terão início os jogos treinos. Já estão agendados 5 confrontos para dezembro: Primavera, Rio Branco, Wilsterman da Bolívia, Audax e no dia 30 contra o profissional do próprio Ituano.

O retrospecto positivo dos últimos três anos, quando chegou duas vezes as oitavas de final e nas quartas em 2016, é encarado como motivação pelo técnico Ricardo Severo. “Eu vejo com alegria, porque posso estar buscando um algo a mais. Vejo com uma responsabilidade grande também. Sabendo que temos que fazer um trabalho bom para que a gente consiga manter o nível. Espero que a gente consiga passar um pouquinho mais das fases que o Ituano vem passando. Ainda sonho com uma final do Ituano. Espero que a gente consiga disputar o título”, contou Severo que chegou há um ano no Ituano e já teve oportunidade de trabalhar na Copa São Paulo, mas não como técnico. “Essa competição é espetacular. Uma enormidade absurda. Nível nacional, mas a gente sabe que ela é acompanhada mundialmente. Sempre foi um sonho trabalhar numa Copa São Paulo como técnico principal. Já trabalhei em algumas com Santos, Palmeiras e Corinthians, sempre auxiliando. Feliz por estar aqui hoje. E temos a expectativa de que a gente consiga chegar num futuro bem promissor. Então, eu tenho essa felicidade hoje” afirmou o técnico.

O elenco do Galinho tem 16 jogadores do Sub-20 e 14 que subiram do Sub-17 e que realizaram a melhor campanha da categoria no Campeonato Paulista deste ano. O zagueiro Gustavo, que vai disputar sua terceira Copa São Paulo, já passou por esta fase de transição e sabe da importância de uma boa integração de quem sobe da categoria. “Estamos recebendo eles da melhor forma possível. Tentando deixá-los à vontade para poder desenvolver o melhor futebol deles. Conversando sempre para tentar tirar alguns vícios. Mostrando que o jogo do Sub-20 é muito diferente do Sub-17. E tentar ajudar no que for preciso. Acompanhar os treinos deles e passar a experiência que nós temos a mais para ajudar a equipe”, explicou Gustavo que chegou ao Ituano em 2015 para o Sub-17.

Ricardo Severo elogia a perfeita harmonia entre os jovens. “Está espetacular. Os meninos que não estavam conosco, que estão subindo do Sub-17, são espetaculares. Atletas de extrema qualidade e com comprometimento. Só veio a engrandecer o grupo. Meninos excepcionais que eu tenho certeza que vão dar grandes frutos ainda ao Ituano”.

O Ituano está no Grupo 16 da Copa e fará sua estreia contra o desconhecido Santa Cruz de Maceió. Já no dia 6 enfrentará o conhecido XV de Piracicaba e fechará a primeira fase contra o Vila Nova, 3º colocado no Campeonato Goiano. Independente das diferenças dos adversários, a equipe de Itu promete jogar da mesma forma. “Nós estamos acostumados a sempre ditar o ritmo do jogo. E vamos entrar em campo para fazer isso. Ditar o ritmo do jogo e claro, respeitar os adversários também”, afirmou o volante Matheus que também jogou a Copa São Paulo deste ano. “Essa será a minha terceira, e a segunda que eu irei sair jogando como titular. Graças a Deus eu sempre tive a oportunidade de passar e chegar ao mata-mata. Espero que o ano que vem não seja diferente. Sei da importância e da dificuldade. Eu creio que temos uma equipe muito competente e forte. Tanto tecnicamente quanto fisicamente. E acredito que temos grandes pretensões no campeonato”, lembrou o já experiente Gustavo.

Além de técnica e fisicamente, o elenco do Galinho aposta na força mental. “Temos que ter espírito de vencedor. Porque a gente sabe da responsabilidade que é vestir a camisa do Ituano. E se eu não me engano, é a terceira Copa São Paulo que o Ituano vai bem. E a gente sabe como é a responsabilidade da gente ir bem nessa também”, afirmou Matheus.

Comentários