Esportes

Publicado: Segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Ituano Sub-15 perde fora de casa e encerra participação no Paulista

Equipe terminou campeonato na 21ª posição.

Crédito: Divulgação/Ituano F.C. Ituano Sub-15 perde fora de casa e encerra participação no Paulista
Equipe Sub-15 do Ituano no Parque São Jorge

O Ituano Sub-15 terminou sua participação no Campeonato Paulista 2017 no último sábado, dia 2 de setembro, ao perder de 2 a 1 para o já classificado Corinthians, no Parque São Jorge. A equipe de Itu, comandada pelo técnico Guilherme Bellangero, chegou na última rodada da 2ª Fase em segundo no grupo com 7 pontos, contra 5 do Botafogo de Ribeirão Preto. Mas com a derrota fora de casa e a vitória do Botafogo sobre o Brasílis, por 1 a 0, o Galinho não conseguiu a classificação.

Com 51% dos pontos conquistados nos 20 jogos realizados, o Ituano Sub-15 repetiu a campanha do ano passado quando também teve o mesmo aproveitamento, porém em 18 jogos. A equipe termina o campeonato na 21ª posição com 9 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Marcou 25 gols e sofreu 22. Ficou abaixo das melhores campanhas de 2014, quando terminou na 6ª posição e de 2015, quando ficou entre os 16 clubes, mas mostrou bons valores e há boas perspectivas para a próxima temporada.

“Apesar de não chegar a 3ª fase, faço um balanço positivo, porque a prioridade é a formação dos meninos. Jogos deste nível quando nesta segunda fase pegamos adversários tradicionais na base geraram uma evolução boa nestes garotos para subirem. O Ituano é um clube que usa muito a base e alguns deles terão futuro. Não é porque perdemos hoje, que não servem. É claro que vão oscilar, mas vejo um potencial grande em muitos deles. As vezes vai sentir dificuldade e um pouco de nervosismo. Nós temos que ter calma para avaliar. Meu balanço é positivo”, analisou Guilherme Bellangero que não citou nomes.

Pelos números, mereceram destaque o atacante Kauan que marcou 5 gols nos 20 jogos. Ele terminou como artilheiro da equipe e ainda tem mais um ano na categoria. Poderão subir atletas que formaram a base desta equipe e jogaram as 20 partidas. Os zagueiros Madison e Jhonatan, o lateral João Vítor, o atacante Caio que marcou 4 gols, além do volante Vitor que marcou 4 gols nesta segunda fase. O goleiro Wesley foi titular em 19 dos 20 jogos da campanha.

O jogo

Os gols do último jogo do Ituano Sub-15 foram marcados ainda no primeiro tempo. A equipe não começou bem e sofreu dois gols parecidos após cruzamentos. Leo Silva aos 13' e Renato aos 15' marcaram para o Corinthians. Guilherme Bellangero fez então uma alteração e o time de Itu reagiu positivamente. Em boa jogada ensaiada, após escanteio pela direita, João Vítor cruzou e Vitor subiu alto para desviar de cabeça. Foi o seu quarto gol em 6 jogos nesta segunda fase. No segundo tempo o Ituano continuou bem e criou algumas chances. Mas o adversário soube controlar a partida e manteve a vitória.

Ficou claro que a equipe sentiu o início de jogo. “Nós tínhamos a preocupação de como os meninos iam sentir o jogo porque o sub 15 oscila muito. Tanto tecnicamente como psicologicamente. Ainda não estão formados e tem muito desta característica. Como eles sentiram pelo fato de estar enfrentando o Corinthians no Parque São Jorge. Vimos do banco que isto realmente aconteceu. Percebemos que só conseguiríamos estabilizar a equipe se mudasse uma peça. E este atleta passasse a tranquilidade em campo. Fizemos a mudança e melhoramos. Fizemos um gol e no segundo tempo ficou um jogo de igual para igual”, explicou o técnico que assumiu o Sub-15 na 8ª rodada.

Sub-17

Fora de casa, o Ituano Sub-17 venceu o Grêmio Mauaense por 2 a 1, com gols de César e um contra. Com o resultado, o Galinho chegou a sua nona vitória consecutiva na competição e quebrou o recorde da base do Galo que pertencia ao Sub-20 de 2015. Já classificado para a 3ª fase, a equipe aguarda definição da FPF na próxima semana para conhecer seus possíveis adversários.

Comentários