Esportes

Publicado: Segunda-feira, 30 de março de 2015

Ituano pressiona, mas não sai do 0 a 0 contra a Portuguesa

Galo teve pênalti não marcado e gol polêmico anulado.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano pressiona, mas não sai do 0 a 0 contra a Portuguesa
Cristian é seguido por jogador da Portuguesa. Meia do Galo foi um dos mais participativos do jogo

O Ituano pressionou a Portuguesa na tarde de sábado, dia 28 de março, no Estádio Novelli Júnior, mas não saiu do 0 a 0. O Galo de Itu chegou ao seu terceiro empate seguido sem gols no Paulistão – e o quinto jogo sem vitória. A partida válida pela 13ª rodada foi marcada por lances discutíveis da arbitragem, como o pênalti não marcado sobre Ricardinho e o gol polêmico de Dick que foi anulado.

>> Confira a análise do colunista Neto Bragagnolo!

O próximo compromisso do rubro-negro no Paulistão será contra o já rebaixado Marília no estádio Bento de Abreu. O jogo acontece no sábado, dia 4 de abril, às 18h30. Para ainda sonhar com uma remota chance de classificação, o Ituano precisa vencer e torcer para que Mogi Mirim e Red Bull Brasil tropecem nos seus próximos dois jogos.

Antes do confronto contra o Marília, o Galo recebe o Joinville pela Copa do Brasil. O jogo acontece nesta quarta-feira, dia 1º de abril, às 19h30, no Novelli Júnior. Caso o time catarinense vença por dois ou mais gols de diferença, elimina o jogo de volta – marcado para 15 de abril na Arena Joinville.

O jogo

A história se repete com o Ituano a cada rodada. Na maioria dos jogos o Galo criou oportunidades, mas no momento da conclusão o gol não saiu. Houve de tudo. Bolas na trave, boas defesas dos goleiros, bola batendo no zagueiro e erro de pontaria no momento crucial. O jogo com a Portuguesa neste sábado era praticamente a última chance do Ituano buscar a classificação.

O técnico Tarcísio Pugliese, que tentou todas as formações de ataque durante o campeonato, manteve o time do último jogo. A única alteração foi o retorno do lateral-direito Dick. Mas o enredo do Ituano no Paulistão 2015 não se modificou.

“Mais uma vez nós jogamos bem. É ruim falar isso porque não vencemos de novo. Nosso primeiro tempo não foi bom, mas no segundo tempo tivemos um volume de jogo maior, mais objetividade e mais intensidade. Finalizamos 10 vezes e a Portuguesa não conseguiu finalizar nenhuma vez. O time jogou bem, mas não faz gol. E isso resulta em mais um empate no campeonato”, comentou Tarcísio.

Foi o terceiro 0 a 0 seguido do Ituano, que agora esta a quatro pontos do Mogi Mirim (terceiro colocado do grupo 1) faltando duas rodadas. “A gente fez a partida ficar difícil. Tivemos chance de matar o jogo logo no início e falhamos. Mais uma vez nos doamos o máximo, mas acho que precisamos de um algo a mais. De alguma forma fazer esta bola entrar. Vamos continuar a luta”, disse o capitão Josa.

Logo aos cinco minutos, Ronaldo poderia ter aberto o placar. Ele recebeu cruzamento perfeito de Peri. Matou no peito, esperou a bola cair e tocou de bico, mas por cima do gol. Aos 43, Dick cruzou para Cristian que só desviou de peito para Walfrido entrar em diagonal e chutar forte. A bola bateu no zagueiro e na rede pelo lado de fora. A Lusa, que está ameaçada de rebaixamento, só finalizou uma bola em toda a partida. Foi com Edno ainda no primeiro tempo, mas Fábio fez a defesa.

No segundo tempo, Tarcísio colocou Misael no lugar de Claudinho. O Ituano fez pressão em busca do gol. Clayson aos 20, Walfrido após passe de Cristian aos 26 e novamente Clayson aos 28, quando bateu forte da entrada área. O gol parecia que iria sair a qualquer momento. Peri lançou Misael na velocidade, que cortou o zagueiro na entrada da área e bateu forte. Fez tudo certo. A bola bateu na cabeça do goleiro Rafael Santos e subiu, passando por cima do gol.

Aos 39 minutos saiu o lance mais polêmico. Cristian cobrou falta, a bola bateu na trave e no rebote Dick faz o gol. “Foi gol, claro! Foi legal. A bola bateu na trave e voltou. O goleiro ficou num canto e o Josa estava no outro canto. Ele não estava atrapalhando o goleiro. O árbitro deu o gol e depois olhou para o bandeira, que ficou parado. Ele foi até lá e o Dick estava do lado. O árbitro perguntou: ‘Você viu alguma coisa?’ E aí ele volta atrás. Foi um erro crucial na partida”, contou Cristian.

Houve muita reclamação por parte de todo o time do Ituano, mas o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro manteve a posição do assistente Gustavo Oliveira. Ele ainda expulsou Jonatan Lima, que estava no banco, por ter xingado o outro assistente da partida, Bruno Salgado Rizo. Na sequência houve outro lance polêmico. Ricardinho, que acabara de entrar no jogo, foi derrubado na área e o juiz não marcou pênalti.

Os lances polêmicos irritaram torcida, jogadores e dirigentes do Galo. “Isso vem acontecendo há bastante tempo. Falta profissionalismo por parte da arbitragem. Antes de começar o campeonato, a gente sempre tem uma palestra com o pessoal da arbitragem. E na prática não é o que eles passam para a gente. Temos que rever esses conceitos. No lance eu abaixei, o goleiro estava do outro lado e caído. O árbitro deu o gol e depois volta atrás”, explica Josa.

Tarcísio lembrou que o lance foi parecido com o da partida contra a Ponte Preta, que venceu o rubro-negro por 1 a 0. “A gente fica bastante chateado. É um lance no mínimo estranho. O Josa não participou do gol. E nós sofremos um gol contra a Ponte Preta num lance muito parecido e o gol foi validado. E ainda teve um pênalti no final em cima do Ricardinho no final. Isso influenciou diretamente no resultado”, afirmou o treinador.

Ficha técnica:
Ituano 0x0 Portuguesa
Ituano: Fábio; Dick, Leonardo Luiz e Naylhor e Peri; Josa (Ricardinho), Walfrido (Jackson Caucaia), Clayson e Cristian; Ronaldo e Claudinho (Misael). Técnico: Tarcísio Pugliese.
Portuguesa: Rafael Santos; Filipi Souza, Guilherme, Valdomiro e Paulo Henrique (Cleiton); Ferdinando, Betinho e Léo Costa (Bruno Bertucci); Edno, Matheus Ortigoza e Diego Gonçalves (Marcelinho). Técnico: Aílton Silva.
Cartões amarelos: Ronaldo (Ituano); Bruno Bertucci e Matheus Ortigoza (Portuguesa).
Cartão vermelho: Jonatan Lima (Ituano).
Público: 2.707 presentes.
Renda: R$ 19.340,00. 

Comentários