Esportes

Publicado: Quinta-feira, 28 de julho de 2016

Ituano perde para o Red Bull, mas segue no G4 da Copa Paulista

Partida contou com estreias de atletas do Galo.

Crédito: Divulgação/Ituano FC Ituano perde para o Red Bull, mas segue no G4 da Copa Paulista
Cobrança de falta de Bassani quase abriu o placar pro Galo

O Ituano teve mais uma derrota nesta Copa Paulista, na noite de 27 de julho, levando 2 a 0 do Red Bull. Mesmo com o placar ruim em casa, o Galo segue na zona de classificação na terceira colocação, com 7 pontos conquistados. O time só volta a jogar nesta competição no outro final de semana.

“Temos que ser frio ao analisar. Apesar da derrota estamos fazendo um bom campeonato e fizemos um bom jogo. Mesmo com todas as dificuldades de tempo para treinamento e menos opções no banco por causa da Série D, montando o time na véspera, o balanço é positivo. Estamos no G4 e está sendo feito aquilo que foi planejado. Dar ritmo para aqueles que não estão jogando no Brasileiro e dar oportunidades para os garotos da base”, lembra o técnico Vinicius Bergantin.

Com 7 times no grupo, o Ituano folga na próxima rodada. “Tivemos um resultado positivo fora de casa contra o Juventus. Os meninos estão dando conta do recado. Hoje infelizmente perdemos para uma grande equipe. Agora é desligar a chave e focar no jogo de sábado. Temos uma decisão e queremos a classificação”, lembrou João Paulo sobre a rodada da Série D, que ocorre no sábado, dia 30 de julho.

Estreias

O Galo está utilizando a Copa Paulista deste ano para promover os atletas que estão subindo do Sub-20. Dez atletas tiveram suas primeiras oportunidades no profissional nestas 5 primeiras rodadas. No jogo contra o forte Red Bull, foi a vez do goleiro Lucas Dalara fazer sua estreia. Após ficar no banco em 11 jogos desde a Copa Paulista do ano passado, finalmente ele pôde fazer seu primeiro jogo aos 22 anos. Agora todos, no elenco de 38 atletas, já puderam fazer suas estreias no profissional. No total são 16 atletas que vieram da base, inclusive contando com Léo, Guilherme e Marcão que passaram por isso na Copa Paulista 2012.

Para o técnico Bergantin, estes novos atletas estão ganhando experiência e amadurecendo. “Ganha-se muito. Eles viram que enfrentaram jogadores que disputaram o último Campeonato Paulista pelo Red Bull. Sabem o nível de atletas que estão do lado de lá. E fizeram um bom jogo e enfrentaram de igual para igual. O Lucas foi bem. O Dener foi muito bem. O Caprioli entrou muito bem. O Renan participou bem da partida assim como o Juliano. A Copa Paulista está sendo muito importante para os jogadores que subiram da base. Eles estão encorpando jogo a jogo, se tornando mais competitivo. Estes jogadores estão avançando uma etapa muito útil para a carreira deles. Consequentemente para o próprio Ituano que ganha um elenco mais forte” analisa.

O jogo

O time que começou jogando contra o Red Bull tinha, além da estreia de Lucas Dalara, Dener no meio campo, Bassani no meio e o ataque com Juliano Levak e Renan. Lucas foi testado desde os primeiros minutos, em chutes da entrada da área como os de Denner e de Wellington Rato. Até em chute cara a cara, de Misael, perto da pequena área. Do outro lado, o Ituano quase abriu o placar numa cobrança de falta de Bassani. Ele bateu colocado no canto, para grande defesa do experiente Saulo que espalmou para escanteio. “Eles com certeza estão ganhando experiência. E ganha muito. Até porque o Ituano joga grandes campeonatos. Joga o Paulistão, jogou a Copa do Brasil, estamos brigando pelo acesso a Série C. Portanto estes jogos são muito válidos. Assim ficam todos os jogadores no mesmo nível, mesmo os que estão chegando agora. Assim quando o Tarcísio precisar estarão todos a disposição e vão dar conta do recado”, disse João Paulo.

Mais experiente e com 4 atletas do último Paulistão, o Red Bull fez o primeiro gol ainda no primeiro tempo numa bomba de Denner no canto de Lucas. O Ituano manteve a postura no segundo tempo e colocou Caprioli. Seguiu buscando o gol. O próprio lateral João Paulo criou algumas oportunidades em cruzamentos, mas não chegou ao empate. Até que aos 28 minutos, após bola trabalhada pela esquerda por Caíque, ela foi tocada para Branquinho que bateu colocado no canto para fazer o segundo gol do adversário. Mesmo colocando os atacantes Wesley e Ademir, o Galo não conseguiu diminuir.

Comentários