Esportes

Publicado: Quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ituano perde em Joinville, mas garante classificação na Copa do Brasil

Próximo adversário do Galo de Itu será a Portuguesa.

Crédito: Leo Munhoz/Agência RBS Ituano perde em Joinville, mas garante classificação na Copa do Brasil
Tiago Luís, autor do gol catarinense, divide a bola com Jonatan Lima, que foi expulso

Em Santa Catarina, o Ituano perdeu por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, 15 de abril, para o Joinville, mas garantiu a classificação à próxima fase da Copa do Brasil por ter vencido o primeiro confronto. O próximo adversário na competição nacional é a Portuguesa, time que o Galo de Itu já enfrentou este ano enfrentou pelo Paulistão. O confronto com a Lusa acontece dia 23 de abril, às 19h30.

O jogo

Como havia vencido por uma boa vantagem o primeiro jogo, o Ituano poderia perder por até dois gols de diferença que ainda avançaria para a próxima fase. Em caso de derrota por três gols, a decisão iria para os pênaltis. Mas o Galo soube jogar com o regulamento embaixo do braço e segurou o ímpeto dos catarinenses, garantindo a classificação.

O Ituano começou o jogo fechado e dedicado taticamente. Isso atrapalhou ainda mais o Joinville, que já tinha uma difícil missão pela frente. Nem mesmo o apoio da torcida, que compareceu em peso (10.237 torcedores presentes), ajudou a minimizar a tarefa. Pra piorar, logo aos sete minutos o time catarinense perdeu Wellington Saci, que recebeu o cartão vermelho.

Mesmo assim o Joinville foi pra cima, pressionando o Galo – que se segurava e tentava explorar os contra-ataques. Aos 33 minutos a esperança catarinense ficou ainda mais forte. Tiago Luís pegou o rebote na grande área e bateu de perna direita no fundo das redes, abrindo o placar e levando a torcida tricolor à loucura. O Ituano sofreu mais algumas investidas do Coelho, mas o placar terminou assim na primeira etapa.

No segundo tempo a dinâmica foi a mesma: Joinville pressionando e Ituano se defendendo. As coisas ficaram iguais – ao menos no número de jogadores em campo – quando o atacante Claudinho foi expulso. Pra piorar, o árbitro expulsou logo em seguida o volante Jonatan Lima, por reclamação. Com nove em campo, parecia que as coisas iriam degringolar para o rubro-negro. Mas o Galo se manteve firma à sua proposta e garantiu a classificação.

Ficha técnica:
Joinville 1x0 Ituano
Joinville: Oliveira, Sueliton, Bruno Aguiar, Alef (Fernando Viana) e Héracles; Naldo, Marcelo Costa e Wellington Saci; Welinton Júnior (Kempes), Jael e Tiago Luís (Augusto César). Técnico: Hemerson Maria.
Ituano: Fábio, Dick, Léo, Naylhor e Peri; Jonathan Lima, Walfrido, Claudinho e Cristian (Zé Carlos); Ronaldo (Ewerton) e Clayson (Pacheco). Técnico: Tarcísio Pugliese.
Gol: Tiago Luís aos 33’ do 1º T (Joinville).
Cartões amarelos: Jael, Sueliton e Fernando Viana (Joinville); Claudinho, Léo, Jonatan Lima, Fábio, Clayson e Dick (Ituano).
Cartões vermelhos: Wellington Saci (Joinville); Claudinho e Jonatan Lima (Ituano).
Público: 10.237 presentes.
Renda: R$ 132,510,00.

Comentários