Esportes

Publicado: Terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Ituano perde em casa na estreia do Paulistão 2019

Galo de Itu foi derrotado pelo Novorizontino por 0x1.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano perde em casa na estreia do Paulistão 2019
Partida entre Ituano e Novorizontino em Itu

Jogando em casa, no Estádio Novelli Júnior, o Ituano decepcionou ao perder para o Novorizontino por 0x1 na estreia do Campeonato Paulista 2019. A partida ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 21 de janeiro, fechando a primeira rodada da competição e atraiu apenas 947 torcedores.

Depois de um primeiro tempo com poucas oportunidades claras de gol e um calor de 35 graus, o Galo de Itu voltou melhor e com mais intensidade para a etapa final. No entanto não conseguiu marcar e acabou vendo o adversário ganhar ao aproveitar uma jogada de contragolpe em velocidade. “Nunca é boa uma derrota, ainda mais numa estreia. Eles vieram com a proposta de jogar no contra-ataque. Soubemos administrar no primeiro tempo, mas tivemos uma infelicidade no segundo tempo. Não temos tempo para lamentar. O campeonato é curto. São 12 jogos e temos que reagir já na quinta em São Caetano”, comentou o goleiro Pegorari.

O capitão Leo concorda. “É muito difícil estrear em casa com uma derrota. É muito complicado. Temos que ter uma reação imediata já na quinta feira”. Reação imediada é a palavra de ordem. “Temos jogadores experientes e alguns acostumados com estas situações. Espero uma reação imediata deles. A maioria dos jogos na primeira rodada são muito estudados porque ninguém ainda se conhece. O Novorizontino também não teve tanta chance de gol assim. A proposta deles é contra ataque e nisto eles foram letais”, lembrou o técnico Vinicius Bergantin.

O Ituano volta a campo na próxima quinta-feira, 24 de janeiro, às 21h, contra o São Caetano no Anacleto Campanella.

O Jogo

Se o técnico Vinicius Bergantin promoveu quatro estreias com o goleiro Pegorari, lateral Jonas, Choco e o atacante Ramon, ele manteve uma espinha no time que jogou juntos no último Paulista. Na defesa Leo e Ricardo Silva, os dois volantes Serrato e Baralhas, o meia Guilherme e o atacante Claudinho. Além do Peri na lateral esquerda. Houve confiança num entrosamento, mas não houve a intensidade necessária nos primeiros 45 minutos. O meia Guilherme teve uma boa oportunidade de marcar o primeiro gol do ano aos 10 minutos. Ele entrou driblando a defesa do Novorizontino pelo meio, entrou na área e quando foi finalizar a bola caiu no pé direito e ele bateu torto. Para fora.

Jonas fez um bom cruzamento pela direita e Ramon tentou de bicicleta. Acertou a bola, mas errou o chute. Depois Peri cobrou uma falta de longa distância com muita força. O goleiro Vagner, campeão pelo Ituano em 2014, colocou para escanteio. Antes do intervalo, Ramon recebeu pela esquerda e bateu rasteiro para segura defesa de Vagner. “Nós tivemos uma consistência no jogo, apesar de ter perdido. O time manteve equilibrada os 90 minutos. Voltamos melhor para o segundo tempo. Quando estávamos buscando pressionar mais, veio o contragolpe e o gol”, lembrou Bergantin.

O Ituano acelerou o jogo e com 5 minutos de jogo criou três chances de gol. A melhor foi com Choco que recebeu na direita, cortou o zagueiro e bateu pelo alto com o pé esquerdo. Vagner fez a defesa. O Novorizontino também era mais perigoso. E obrigou Pegorari a fazer um milagre aos 8 minutos. Após cruzamento da esquerda, o atacante Carlos Henrique cabeceou com muita força a queima roupa. Pegorari com o reflexo apurado colocou para escanteio. O jogo melhorou e Guilherme teve outra chance. Recebeu na entrada da área, tirou o zagueiro e bateu pelo alto. Vagner fez a defesa.

Numa destas pressões do Ituano, o lateral Lucas Ramon fez o pé de ferro com Guilherme, ganhou a bola e partiu em velocidade. Correu o campo todo e fez o cruzamento para o segundo pau pegando a defesa voltando. Felipe Ramon chegou em velocidade e completou para o gol. Vinicius colocou Martinelli e Marcelinho para buscar o empate. Logo na primeira bola, Martinelli recebeu pelo meio e bateu firme pelo alto. Novamente Vagner fez a defesa e colocou para escanteio. No final entrou Bassani no lugar de Serrato, mas o empate não veio.

“Depois do jogo tivemos uma boa conversa. Não temos que entrar em pânico. Estamos trabalhando e nos dedicando ao máximo. Nos próximos jogos o nosso jogo vai se encaixar”, afirmou Pegorari. Tendo apenas dois dias para se recuperar, o Galo já começa a pensar no jogo de quinta-feira. “Teve um pouco de ansiedade também. Tentamos, procuramos criar, mas creio que as coisas vão melhorar a partir de quinta. Temos que propor o jogo em São Caetanos como se tivéssemos jogando em casa. Temos que buscar a vitória. A reação tem que ser imediata”, finalizou o capitão Leo.

O técnico Vinicius Bergantin dá o aviso. “O São Caetano fez um grande jogo na Arena do Corinthians. Os jogos contra os grandes são diferentes. Muda a característica. Agora nós temos que ser mais aguerrido, e com a bola ser mais perigoso. Faltou um pouco mais de calma para nós no sistema ofensivo. Faltou um pouco de lucidez para decidir. Este é o ponto que vamos precisar melhorar”. 

Comentários