Esportes

Publicado: Segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ituano perde em casa, mas se classifica para as quartas da Série D

Vaga foi garantida pela vantagem obtida no jogo de ida em SC.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano perde em casa, mas se classifica para as quartas da Série D
Time do Galo de Itu posado com as crianças, no gramado do Novelli Júnior

O Ituano conseguiu se classificar para as quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro mesmo perdendo por 1 a 0 na tarde de 20 de agosto, para o Internacional de Lages, em pleno Novelli Júnior. A vaga foi garantida na grande vantagem que o time conquistou em Santa Catarina ao vencer o adversário por 5 a 3.

Mesmo tendo força máxima, o Galo de Itu não conseguiu jogar como nas outras partidas em casa. Contanto com o resultado obtido no jogo de ida, a equipe começou desatenta e levou o gol logo no início. “É um resultado que provoca duas situações. É bom, mas deixa o time mais relaxado. Estávamos falando entre nós sobre isso e o cuidado que deveríamos ter. Felizmente conseguimos reagir e nos classificar. Não ganhamos o jogo. O importante é que passamos. Tomamos o gol e ficamos muito mais concentrados”, explicou o experiente Guly.

Buscando manter o foco na vitória, o técnico Tarcísio Pugliese trabalhou durante a semana neste aspecto e chamou a atenção do grupo para evitar esta mudança de comportamento. “É difícil você controlar isso. É uma situação intrínseca do ser humano. Num momento que você tem uma situação favorável, por mais que você cobre e converse. Por mais que você dê um alerta para os atletas é difícil mudar esta postura”, contou.

Esta derrota foi a primeira na Série D em 5 jogos no Novelli e a terceira em 16 jogos na atual temporada. O estádio em Itu contou com a torcida de 5.281 pessoas.

Com o resultado, o Ituano fará o primeiro jogo das quartas de final em casa e irá decidir fora de casa. “Não muda nada o nosso planejamento. Nós tivemos boas experiências tendo que decidir fora de casa, como na Copa do Brasil no ano passado contra Joinville e Goiás e até mesmo na Copa Paulista contra o Mirassol. A gente conseguiu fazendo ótimos jogos em casa, para decidir fora de casa. Não vai mudar nosso planejamento”, afirma Pugliese. O próximo adversário será o CSA de Maceió, que eliminou o Altos do Piauí.

O jogo

Logo nos primiros 3 minutos de jogo o Inter de Lages assustou. Numa cabeçada despretensiosa de Parrudo, a bola foi na trave e caiu dentro do gol, surpreendendo o goleiro Diego. O Ituano procurou reagir com chutes de fora da área. Primeiro com Simião, para defesa do goleiro. Depois com Guly, em duas finalizações que passaram perto. Disputando cada bola no meio-campo, Guly procurou acordar o time.

“Eu fiz isso para chamar atenção da partida. Eu sim, gosto de fazer isso. Procurei mostrar para meus companheiros que tinha que esquecer o jogo da ida e que tínhamos uma vantagem. Era um jogo normal como os outros. Foi uma atitude que eu tive e espero ter ajudado meus companheiros”, disse o jogador.

O Galo até criou oportunidades para empatar, como no lance de Morato cobrando falta ainda no primeiro tempo e depois com Guilherme, acertando um belo chute por cobertura que quase foi aceito pelo goleiro lageano. E principalmente na pancada de Simião, quando a bola explodiu na trave. Mas o empate não veio.

Comentários