Esportes

Publicado: Quarta-feira, 29 de julho de 2015

Ituano participa de reuniões sobre melhorias nas categorias de base

Encontros ocorreram nos CTs do Cruzeiro e do Atlético-MG.

Ituano participa de reuniões sobre melhorias nas categorias de base
Uma das reuniões ocorreu no CT do Cruzeiro, a Toca da Raposa

Os grandes clubes do futebol brasileiro e os clubes formadores estão preocupados com o trabalho de formação dos novos atletas de futebol a partir das categorias de base. Nos últimos anos, esta atenção está aumentando e competições nacionais estão se consolidando desde o sub-15, passando pelo sub-17 e chegando ao sub-20. Inclusive com o interesse das emissoras de televisão na transmissão destes campeonatos.

Estes clubes se reuniram em Belo Horizonte (MG), por conta da Taça BH. A primeira reunião foi na Toca da Raposa, centro de treinamento (CT) do Cruzeiro. Mais abrangente, foi organizada pela Associação Brasileira de Executivos de Futebol (ABEX) e com a participação de clubes de todo o Brasil. A segunda foi na Cidade do Galo (CT do Atlético-MG) e organizada pelo Movimento de Futebol de Base e mais restrito aos clubes que investem na qualificação no seu trabalho de formação.

O Ituano esteve nas duas reuniões, representado pelos diretores Marcelo Lima e Thiago Cruz. “É importante destacar que o Ituano sempre foi citado em diversas oportunidades. Pelo trabalho que desenvolve, pelos resultados que vem alcançando e pela quantidade de atletas formados no clube que já estão no elenco profissional do clube”, afirmou Cruz. O grande objetivo das duas reuniões foi ter uma maior aproximação entre os clubes, evitando assim a possibilidade de assédio aos atletas ainda amadores nos clubes.

“Com esta união ficará mais difícil um clube pegar um atleta de outro clube sem o conhecimento e sem sofrer uma punição. Havendo um interesse, mesmo sendo um atleta amador, os dois clubes deverão entrar em acordo. Se isso não ocorrer, o Movimento vai discutir o problema e determinar uma multa a ser paga. Ou ainda uma punição como um boicote ao clube infrator, que não poderá participar de uma competição nacional. Isso já ocorreu e é a melhor saída para evitar este tipo de problema”, explicou Thiago Cruz.

O jovem só pode assinar o primeiro contrato profissional quando atinge a idade de 16 anos. Com esta idade, o atleta já está no sub-17 participando de competição nacional. Muitas vezes são procurados por clubes maiores ou até levados pelos próprios pais. O calendário é outro tema que foi debatido. Os clubes querem mais competições e com maior quantidade de jogos de alto nível. São competições interestaduais e nacionais.

“Mesmo que o clube não esteja participando de um Brasileiro, o clube formador deve poder participar de uma competição nacional. Esta é uma reivindicação de clubes como o Ituano, Red Bull e Desportivo Brasil, que fazem um bom trabalho na base”, disse Cruz. Por causa deste interesse dos clubes que se dedicam a formação de novos atletas, a Federação Paulista de Futebol convidou os clubes médios e pequenos para ouvi-los.

“A conversa foi muito proveitosa. Tínhamos argumentos e o Mauro Silva, novo diretor da entidade anotou nossas sugestões. Uma delas é que nos Campeonatos Paulistas de base se possa fazer cinco alterações e mais o goleiro. O objetivo é dar oportunidades aos atletas. E o outro pedido é que o Paulista seja classificatório para a Copa do Brasil. Ou então que se crie uma Copa Paulista com esta finalidade. Por exemplo, o Ituano disputou a Copa Brasil em Laranjal e foi muito bom o intercâmbio. Existe o interesse na melhora do futebol de base e o Ituano faz parte desta discussão”, contou Thiago Cruz, que trabalha na base do Ituano desde 2012.

Comentários