Esportes

Publicado: Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ituano joga bem, mas perde para o Palmeiras fora de casa

Galo de Itu pressionou e quase conseguiu o empate no Paulista

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano joga bem, mas perde para o Palmeiras fora de casa
Baralhas disputa bola com Dudu

Na noite dessa quarta-feira, 27 de fevereiro, o Ituano foi a São Paulo enfrentar o Palmeiras pela primeira vez no moderno Allianz Parque. E apesar do bom desempenho em campo, o Galo de Itu não conseguiu superar a força do adversário, perdendo a partida por 3x2. Com o resultado, o Ituano segue com 11 pontos nesse Campeonato Paulista e aguarda o jogo do São Paulo em Bragança contra o Bragantino, no domingo, para saber em qual posição vai terminar a rodada.

Após sair perdendo por 2×0 no primeiro tempo, a equipe de Itu voltou melhor e logo fez um gol de oportunismo com Serrato. Não deu tempo para respirar e o Verdão ampliou para 3×1. O técnico Vinicius Bergantin fez então alterações, colocando o time para frente e chegou ao segundo gol com Morato. E por pouco não alcançou um empate. “Saímos daqui com um bom sentimento. Uma pena o resultado negativo. O nosso começo não foi bom. O Palmeiras começou em alta rotação para marcar e jogar. Infelizmente demoramos para entender isso, só lá pelos 30 minutos de jogo quando já estava 2×0. Depois, mais uma vez como foi contra a Ponte Preta, tentamos jogar e agredir o adversário mesmo aqui em São Paulo. Uma pena tomar o terceiro gol logo depois da nossa reação. Mesmo assim buscamos o segundo gol, ficamos em cima e o objetivo naquele final era buscar o empate”, comentou.

O próximo confronto do Galo será contra o Guarani, dia 8 de março (sexta-feira), às 21h. A partida, que ocorre no Estádio Novelli Júnior em Itu, será muito importante para a busca pela classificação nesse Paulistão.

O jogo

A primeira boa oportunidade da partida foi do Ituano. Boa jogada de Martinelli pela esquerda e cruzamento para Ramon, que de cabeça quase marcou. A bola passou muito perto. Na resposta do Palmeiras, Pegorari fez grande defesa em chute de Bruno Henrique. Na cobrança de escanteio, Borja tocou de cabeça, Pegorari espalmou e Ricardo Goulart foi mais esperto e tocou para o gol.

O Galo tentou, mas não conseguiu reagir e o Palmeiras chegou ao segundo gol minutos depois. Mayke cruzou duas vezes e na segunda Ricardo Goulart na corrida desviou de cabeça e fez 2×0. A pressão do time da casa seguiu e quase saiu o terceiro gol com Borja, que recebeu dentro da área e chutou na rede pelo lado de fora.

No segundo tempo, o Ituano voltou de cabeça erguida e conseguiu a reação, mesmo sofrendo ataques perigosos. O primeiro gol da equipe ituana saiu aos 9 minutos com Serrato. Ele aproveitou uma sobra de Ramon na área e tocou para o gol. “Consegui tirar bem do goleiro. Quando ele saiu, vi que deixou o canto aberto e fui feliz em conseguir tirar a bola dele. Fui no rebote dele. Quando o Morato cortou para dentro, já sabia que ele ia chutar. Eu já estava ali para fazer o gol”, explicou o jogador.

Percebendo que era possível buscar o empate, Vinicius tirou o volante Baralhas que já tinha amarelo e colocou Bassani. Só que no minuto seguinte, Borja fez o gol após passe do inspirado Goulart. Mesmo assim Vinicius não desistiu de jogar no ataque. “Era a nossa postura. O Palmeira tinha 3×1 e buscava os contra-ataques. Nós entendemos que era possível jogar pressionando com duas peças mais ofensivas com o Bassani e o Marcelo. Conseguimos ter um bom volume, criar boas oportunidades, jogar no campo no Palmeiras. Infelizmente não conseguimos marcar mais um gol para sair daqui com um ponto”, lamentou o técnico do Galo.

O segundo gol dos visitantes veio aos 29 minutos. Numa jogada bem trabalhada, de pé em pé entre Martinelli, Bassani e Corrêa até a finalização por cobertura de Morato. “Foi uma bela enfiada do Corrêa. Nós encurralamos eles naquele momento. O Correa fez o passe para frente, só dominei a bola, ajeitei o corpo para finalizar. Agora se eu te falar que imaginei aquele lance, é mentira. Foi decisão de momento. Foi instinto. Tomei a decisão e bati por cima”, explicou Morato o golaço que marcou.

Com a entrada de Marcelinho no lugar de Corrêa, que saiu aplaudido pelos torcedores do Palmeiras, justo reconhecimento, o Ituano aumentou a pressão em busca do empate. E ele quase veio em jogada de Martinelli que chamou a marcação na entrada da área e deixou Gui Mendes livre. Mayke se antecipou e conseguiu travar a finalização. A reação não foi suficiente para buscar o empate, apesar da boa impressão deixada na partida. “Foi assim de novo. Foi assim em Araraquara. Foi assim contra a Ponte Preta. Temos que conversar entre nós. Quando começa o jogo parece que a gente aceita. Depois que toma o gol é muito mais difícil correr atrás. É tão gostoso propor o jogo, jogar para frente. O Ituano briga pela classificação. É realidade isso. Este ano é nítido que temos condições de classificar. Mas só vamos classificar se tivermos esta vontade, este tesão pelo jogo”, chamou atenção Morato.

O lado bom é que o ataque está funcionando. Marcou dois gols numa defesa que havia sofrido apenas dois gols em 8 jogos de Paulistão. “Temos que pegar esse dado como positivo. Até pela maneira que os gols aconteceram. Jogadas trabalhadas. Tocando a bola para chegar próximo do goleiro. Em outros jogos foi difícil conseguir isso. Temos que pegar estes momentos positivos daqui para transformarmos em vitória nos próximos jogos”, afirmou Vinicius Bergantin.

Comentários