Esportes

Publicado: Segunda-feira, 22 de maio de 2017

Ituano estreia na Série D com vitória sobre o São José

Galo de Itu fez 2 a 1 em partida chuvosa.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano estreia na Série D com vitória sobre o São José
Everton comemora gol na estreia do Ituano

O Ituano iniciou sua participação no Campeonato Brasileiro da Série D vencendo o São José de Porto Alegre por 2 a 1, neste domingo, 21 de maio. A partida chuvosa no Estádio Novelli Júnior marcou também a estreia de muitos atletas do novo elenco. 

Mesmo com um jogador a menos desde os 26 minutos do primeiro tempo, quando Rodrigo Celeste foi expulso, o Galo jogou bem e conseguiu garantir pontos para ficar na liderança do grupo A17, junto do Metropolitano que também venceu na estreia.

“Pelo desenvolvimento do jogo, nós defendemos muito mais com um homem a menos e conseguimos contra atacar. Nós podemos avaliar até a expulsão. Depois mudou a característica do jogo ainda mais com a chuva. O que tentei passar para eles era tranquilidade. Independente da estreia. Que eles fizessem o que nós treinamos nestes dias e conseguiram fazer isso. Veio um algo a mais por causa do jogo. Mas não é fácil começar com 7 jogadores que nunca jogaram juntos e depois entraram mais dois. No fim o resultado final foi importante para dar confiança para todos nós”, comentou o técnico Roque Júnior.

A vitória começou pelo zagueiro Leo, o mais antigo do grupo. “Jogando dentro de casa não podíamos tropeçar aqui. Independente de campo e chuva. A gente tinha que vencer. Conseguimos a vitória e agora vamos partir para uma sequência boa na competição”, comentou o atleta que chegou na base em 2011. O outro gol foi marcado pelo estreante Everton. “Num campeonato curto, em casa você tem que ganhar todos os pontos. E se possível conquistar alguma vitória fora. Trabalhamos hoje com muita vontade e superação. Acredito que vamos chegar longe”, contou o jogador que marcou um golaço.

No próximo domingo, 28 de maio, o Ituano visita o PSTC, às 17h, no Ubirajara Medeiros.

O jogo

O Ituano foi a campo com 7 estreias: goleiro Oliveira, laterais Rafael Cruz e Jonathan, zagueiro Alison, volante Jô, meia Pedrinho e o atacante Pingo. Completaram o time titular o zagueiro Leo, Rodrigo Celeste no meio, Bassani na criação e Ronaldo no comando de ataque. O Galo começou pressionando e logo no segundo escanteio saiu o gol. Pingo cobrou da esquerda e Leo subiu para marcar de cabeça aos 7 minutos de jogo. “Fico feliz por voltar marcar gol pelo Ituano. Sempre que possível ir para a área estarei indo. Se possível pensando sempre em marcar gol”, afirmou Leo que marcou seu nono gol em 79 jogos pelo Ituano.

O São José só chegou ao ataque pela primeira vez aos 20 minutos, numa cabeçada para fora. Até que ocorreu o lance de expulsão de Rodrigo Celeste. Numa disputa de bola pelo meio, ele levantou a perna e o pé atingiu o jogador gaúcho. O árbitro então levantou o cartão vermelho. Para acertar o meio, Roque Júnior tirou o estreante Pedrinho e colocou Guly em campo. No primeiro tempo o São José só ameaçou num chute do atacante Jô, mas o goleiro Oliveria fez boa defesa colocando para escanteio. Para o segundo tempo, o técnico do Galo fez uma segunda alteração na equipe. Tirou Bassani e colocou Maicon Douglas. A chuva havia aumentado muito e o gramado de Itu ficou muito pesado, por isso uma equipe mais forte.

Apesar de estar com um homem a menos, o Ituano era mais perigoso. Ronaldo cobrou falta e quase surpreendeu o adversário. Em outro contragolpe, o zagueiro do São José foi atrasar e a bola parou na poça. Ronaldo conseguiu alcançar, tentou tirar o zagueiro e bateu para o gol. A bola saiu por cima. Roque Júnior fez então a terceira alteração. Pingo que correu o tempo todo ajudando na defesa e puxando os ataques saiu para a entrada de Everton. Foi assim que saiu o segundo gol do time. “Foi um excelente passe do Ronaldo. Nós concentramos juntos e conversamos bastante. Isso foi bom. Ele me viu mais na frente e deu um passe perfeito para mim. Só tive o trabalho de cortar o zagueiro. O goleiro estava um pouco adiantado e dei uma cavada no canto e fui feliz em marcar”, explicou Everton que marcou na sua estreia.

O São José descontou aos 38 minutos, numa cobrança de falta da esquerda. O atacante Jô usou o corpo para proteger a bola, girou e bateu para o gol. Apesar do gol, a equipe ituana segurou o resultado e garantiu a vitória. “Num campeonato em 12 jogos você define se sobe ou não, era importante começar com uma vitória em casa. A vitória dá confiança ao trabalho. Os jogadores novos que estão chegando tem confiança entre eles. Todos demonstraram um espírito muito forte pelas condições de jogo. Isso fortalece. Num primeiro jogo você tem que guerrear e ter um espírito de companheirismo com um homem a menos foi muito importante. E será muito importante para a sequência da competição”, comentou Roque Júnior.  

Comentários