Esportes

Publicado: Terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ituano enfrenta o Joinville na primeira fase da Copa do Brasil

Adversário foi decidido em sorteio realizado pela CBF.

Crédito: Rafael Ribeiro/CBF Ituano enfrenta o Joinville na primeira fase da Copa do Brasil
Sorteio que definiu os confrontos da Copa do Brasil aconteceu na sede da CBF

O Ituano enfrentará o Joinville de Santa Catarina na primeira fase da Copa do Brasil 2015. O adversário foi decidido nesta terça-feira, dia 16 de dezembro, em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em sua sede. As partidas ainda não têm datas definidas.

A partida de ida será disputada no Estádio Novelli Júnior. O jogo de volta deveria ser em Joinville, mas como o time catarinense perdeu o mando de campo - e se não conseguir reverter no pleno do STJD - será realizado em outro local a ser definido pela diretoria do JEC.

O Galo de Itu enfrentará uma pedreira logo de cara, já que o Joinville é o atual campeão brasileiro da Série B e jogará na elite do futebol nacional do ano que vem. Caso o time de Santa Catarina vença por dois ou mais gols em Itu, elimina o jogo de volta. O time que avançar enfrentará a Portuguesa ou o Santos Amapaense.

“É uma equipe muito difícil. Fez uma ótima campanha na Série B. Mostrou um bom conjunto, com bons valores individuais e demonstraram isso em todo o campeonato. Claro que neste momento ainda não sei se mudou o elenco, ou se saiu algum jogador. Mas sem dúvida será um adversário forte nesta 1ª fase da Copa do Brasil”, comentou o técnico Tarcísio Pugliese assim que soube do sorteio. 

A Copa do Brasil terá 86 equipes participantes. A exemplo do que ocorreu em 2014, as equipes participantes da Copa Libertadores da América - Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético Mineiro - e mais o Fluminense, sexto lugar no Brasileirão deste ano, entram na competição já nas oitavas de final.

O torneio que classifica o campeão para a Libertadores foi criado em 1989 e tem atualmente representantes dos 26 estados brasileiros e mais do Distrito Federal. A competição já foi vencida por dois tradicionais rivais do Ituano: o Santo André em 2004 e o Paulista de Jundiaí em 2005.

Histórico

Ituano e Joinville já se enfrentaram três vezes na história. O Galo levou a melhor duas vezes. Em 1994, no Brasileiro da Série C, o rubro-negro venceu as duas partidas, uma em Joinville e outra em Itu. Na Série B de 2004, o tricolor catarinense venceu jogando em casa. As duas equipes não se enfrentam a 10 anos.

O rubro-negro de Itu já disputou a Copa do Brasil em duas oportunidades. A primeira foi em 2003, quando o Galo eliminou o Coritiba na primeira fase e depois foi eliminado pelo Goiás nos pênaltis. A segunda oportunidade veio em 2005, quando o rubro-negro foi até as oitavas de final, onde foi eliminado pelo Atlético-MG.

“É muito prazeroso voltar a disputar uma competição tão importante em nível nacional. No sorteio caiu uma equipe difícil para nós. Mas o Ituano vai fazer tudo que é possível para fazer novamente uma boa campanha”, afirmou o gestor Juninho Paulista.

Comentários