Esportes

Publicado: Terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ituano é eliminado pelo CSA e dá adeus ao sonho do acesso à Série C

Galo de Itu encerrou campeonato na 6ª posição.

Ituano é eliminado pelo CSA e dá adeus ao sonho do acesso à Série C
Ituano enfrenta CSA no estádio Rei Pelé

Fora de casa, o Ituano não conseguiu marcar e foi eliminado pelo CSA no dia 4 de setembro, dando adeus ao sonho da classificação que daria acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2017. O Azulão já havia vencido a primeira partida das quartas de final em Itu (2 a 1) e voltou a vencer, desta vez no estádio Rei Pelé (1 a 0). Desta forma, apesar da boa campanha na Série D, o Galo terminou na 6ª posição da competição.

“Foi uma derrota bastante difícil de aceitar, principalmente pelo planejamento que nós fizemos durante o ano. Mantendo jogadores do Campeonato Paulista para o segundo semestre, elevando o nível da Série D. Chegamos onde queríamos, na fase que definiria o acesso para a Série C”, afirmou o gestor Juninho Paulista. Para ele, a classificação começou a ser perdida na fase anterior. “Perdemos esta classificação no jogo em casa contra o Inter de Lages. Foi crucial para determinar com qual adversário jogaríamos nas quartas de final. Principalmente jogar a partida decisiva em casa. Vacilamos e pegamos uma equipe forte. Desde o início da competição CSA e Ituano eram apontadas como clubes que brigariam pelo acesso. Nos dois jogos o CSA foi superior ao Ituano e conseguiu a classificação. Temos que reconhecer o mérito do adversário”, analisou.

Esta foi a terceira participação do Ituano na Série D. Em 2009 quando foi criada a competição, o Ituano havia caído da Série C. Sob a gestão do Juninho Paulista, o Ituano após se estruturar disputou em 2014 como campeão Paulista. Foi eliminado nos pênaltis nas 8ªs de final. Voltou a disputar neste ano e desta vez chegou muito próximo da vaga. “Estamos tristes porque mais um ano e não conseguimos o nosso grande objetivo que é começar a participar de competições nacionais com o calendário já programado para o ano inteiro. Fica este gosto amargo. Temos que digerir esta derrota. Sempre quando há uma decepção há um aprendizado. Vamos analisar os pontos que podemos melhorar, onde errou e quais os pontos que temos que mudar. Erros sempre vão existir, mas temos que minimizar”, disse Juninho Paulista.

O Ituano ainda tem a Copa Paulista para disputar. O elenco inscrito é de jovens que saíram do Sub-20 e atletas que pouco jogaram na Série D. “Temos agora a continuidade da Copa Paulista. Temos jogadores focados destes dois jogos para buscarem a classificação e assim ter uma continuidade de competição, principalmente para os mais jovens que estão ganhando experiência. Alguns atletas já estão sendo procurados para um empréstimo neste final de ano na disputa do Brasileiro. Concretizando este interesse iremos emprestá-los, pois estes jogadores não estão inscritos na Copa Paulista e não podem ficar sem atividade até o final do ano”, finalizou o gestor.

O jogo

A possibilidade do Ituano de reverter a vantagem do adversário começou a diminuir aos 32 minutos do primeiro tempo. Obina em contragolpe, desceu com velocidade pela esquerda e cruzou para Cleiton que entrava pelo meio. Ele foi preciso e fez o gol. Marcão que começou como titular já havia chutado uma bola com força para a defesa de Jeferson. E quase empatou antes do intervalo após cruzamento de Simião.

No segundo tempo, Tarcísio Pugliese colocou Guilherme e Marcelinho e deixou o Ituano ainda mais ofensivo. Morato quase fez cobrando falta aos 8'. Guly do meio da rua quase surpreendeu o goleiro Jeferson, que colocou a bola para escanteio. Nos contragolpes o CSA continuava muito perigoso. O goleiro Fábio fez três boas defesas. Uma numa pancada de Cleiton e outra nos pés de Dedira. Os últimos 10 minutos foi pressão total do Ituano. o zagueiro Léo quase empatou ao desviar de cabeça um escanteio e no último minuto foi a vez de Naylhor tentar de cabeça. Mas o gol não saiu.

Comentários