Esportes

Publicado: Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Ituano é batido pelo Santos com pênalti nos acréscimos

Partida na Vila Belmiro terminou 2 a 1 com lances polêmicos.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano é batido pelo Santos com pênalti nos acréscimos
Ituano e Santos na Vila Belmiro

O jogo que abriu a 3ª rodada do Campeonato Paulista 2016 foi decidido nos acréscimos. Santos e Ituano jogaram na Vila Belmiro, na manhã de 6 de fevereiro, com temperatura perto dos 30 graus. Com lances polêmicos e arbitragem contestada, a partida terminou 2 a 1 para o time da casa.

Ainda sem ganhar neste Paulistão, o Galo de Itu voltou para casa com os mesmos 2 pontos, na quarta e penúltima posição do Grupo B, e cheio de reclamações sobre o árbitro Douglas Marques das Flores.

Para o time, foram dois lances capitais no segundo tempo: o gol de Marcão anulado pelo assistente Miguel Cataneo Ribeiro aos 33 minutos, que seria o gol da virada, e o pênalti marcado de Raul Prata em cima de Ronaldo, após o acréscimo de 6 minutos.

“A arbitragem influenciou bastante no resultado desta partida. No jogo todo ele conduziu com valores diferentes. Na mesma situação era falta para o Ituano, e não era falta para o Santos. A própria imprensa que transmitiu o jogo afirmou que o gol foi legítimo e que o pênalti não foi. Os próprios jogadores do Santos pediram desculpas para nós dentro do campo dizendo que realmente não foi pênalti. Se a regra fosse cumprida, nós teríamos saído daqui com uma vitória e 3 pontos. Mas voltamos para Itu com uma derrota e sem nenhum ponto. Isso é triste”, comentou o técnico Tarcísio Pugliese.

O Ituano volta a campo no dia 13 de fevereiro (sábado), às 17 horas, no Estádio Novelli Júnior, contra com o Oeste. 

O jogo

Por causa do forte calor e do horário, o jogo não atraiu grande público, apenas 5.501 pagantes. No primeiro tempo, foram poucas as chances de gol para os dois lados. O Santos chegou duas vezes. Uma com um desvio de cabeça de Renato, após finalização errada de Gabriel e outra aos 47 minutos, quando Lucas Lima cobrou escanteio e o zagueiro Gustavo cabeceou forte para abrir o placar. O Ituano até finalizou com perigo, mas para fora.

No segundo tempo, Peri começou experimentando de fora da área. Vanderlei teve que se esticar todo para colocar para escanteio. O Santos também melhorou a pontaria, mas o Ituano tinha Diego em boa forma. O goleiro fez três boas defesas de Gabriel, Lucas Lima e Ricardo Oliveira. O Ituano foi para o ataque e numa falta cobrada da esquerda por Peri, Marcão marcou. Mas antes da bola chegar, o assistente Miguel Cataneo já tinha levantado à bandeira anulando o gol.

Aos 37 minutos, Peri cobrou escanteio e Naylhor fez de cabeça o gol de empate em condição parecida do Santos. O jogo caminhava para o empate, quando o árbitro assinalou 6 minutos de acréscimos. E então, aos 51 minutos, o árbitro marcou pênalti de Raul Prata em cima de Ronaldo. Raul tirou a bola e o atacante santista dobrou o joelho, caindo em cima do jogador do Ituano. O árbitro Douglas ainda expulsou Raul Prata e na reclamação também expulsou Naylhor, mas depois voltou atrás. 

Ricardo Oliveira cobrou e deu a vitória para o Santos. “A gente vê que a atual administração da Federação Paulista tem se esforçado para melhorar o nosso campeonato, elevando a qualidade dos gramados e se preocupando com os detalhes da organização. Mas infelizmente vem um árbitro como esse e estraga tudo. E nos coloca numa situação desagradável neste momento”, lamentou Pugliese que conheceu sua primeira derrota na competição.

Comentários