Esportes

Publicado: Terça-feira, 24 de maio de 2016

Ituano completa 69 anos e comemora construção de Centro de Treinamento

Juninho Paulista falou sobre avanço na reestruturação do time

Crédito: Divulgação/Ituano FC Ituano completa 69 anos e comemora construção de Centro de Treinamento
Campo em obras

O Ituano Futebol Clube completou 69 anos neste dia 24 de maio, com mais um motivo para comemorar. O Centro de Treinamento do Estádio Novelli Júnior está sendo construído, o que será mais um importante avanço no processo de reestruturação do clube. Na data festiva, o gestor Juninho Paulista aproveitou para falar sobre as obras em Itu e o trabalho com as equipes.

“Ao longo destes 7 anos procuramos sempre olhar para o ituano com o objetivo de melhorar a estrutura e as condições de trabalho. E assim colocar o ituano num patamar mais alto e onde merece estar. Agora, junto com o apoio da prefeitura, estamos conseguindo concluir o nosso tão sonhado Centro de Treinamento com a construção de mais dois campos. Já em agosto teremos três campos prontos para os treinamentos do sub-15, sub-17, sub-20 e mais o profissional", conta Juninho.

A ideia do gestor do clube inclui ainda a ampliação da base para as categorias sub-13 e sub-11. "Agora vamos colocar em pé mais um projeto que é o centro de recuperação dos atletas, fisioterapia com a academia, tudo integrado, além de mais um campo de grama sintética para os dias de chuva. Estamos evoluindo. Sempre disse que o trabalho seria realizado a médio e longo prazo. Estou muito feliz", afirma.

O Ituano na História

Há 69 anos era fundada a Atlética Sorocabana pelos funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana, com as cores vermelho e azul. Com este nome disputou a 3ª divisão Paulista de 1955 à 1959, suas primeiras competições oficiais. Utilizava o estádio Souza Lima. Em 1957 disputou a Taça Cidade de Itu contra a outra equipe da cidade, o Clube Atlético Ituano. A disputa foi em melhor de três jogos. A Atlética Sorocabana ganhou o terceiro jogo por 2x1 no Souza Lima e ganhou, além da Taça, o apelido de Galo de Itu.

Em 1966 com a estatização das companhias de ferrovias o clube mudou de nome para Ferrovíário Atlético Ituano. Após 12 anos ausente, o FAI voltou a disputar o Campeonato Paulista iniciando sua trajetória vitoriosa na 5ª divisão em 1978. Em 1982 conseguiu o acesso para a 2ª divisão e passou a utilizar as cores vermelho e preto do extinto CA Ituano. Finalmente em 1989 conseguiu o acesso para a 1ª divisão, sob o comando do técnico José Teixeira. Uma equipe inesquecível comandada pelo artilheiro Django.

A partir de 1990 com o nome definitivo de ITUANO FC o clube cresceu. Em 1993 inaugurou a sede própria na Av. Prudente de Morais. Neste mesmo ano disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro, a Série C. Em 2002 conquistou o primeiro título Paulista. No ano seguinte venceu a Série C e subiu para a Série B. Faltava qualificar e ampliar sua estrutura. Contando com a gestão do ídolo Juninho Paulista a partir de junho de 2009, o Ituano parte para uma recuperação. Em 2011 voltou com as categorias de base e em 2012 reinaugurou o Estádio Novelli Júnior, que foi modernizado e reformado para receber a seleção da Russia na Copa de 2014.

Comentários