Esportes

Publicado: Quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Ituano Basquete volta a vencer no Campeonato Paulista Feminino

Palmira foi a cestinha da partida e a ala Patrícia fez sua estreia pela equipe

Crédito: Nathane Agostini Ituano Basquete volta a vencer no Campeonato Paulista Feminino
Equipe prepara jogada, Gabriela com a bola

O Ituano Basquete voltou a vencer pelo Campeonato Paulista Feminino na noite desta terça-feira, 2 de outubro. Em partida válida pela sétima rodada do Estadual – a última do primeiro turno -, a equipe enfrentou o Instituto Babby/Rn-Pinda, em Pindamonhangaba, e levou a vitória com o placar de 68 a 75.

Apesar de começar atrás no placar, com o primeiro quarto fechando em 23 a 17 para o time da casa, a equipe ituana assumiu a vantagem ainda no segundo período e levou o jogo para o intervalo em 33 a 34. No terceiro quarto, ficou mais uma vez em desvantagem, terminando com a parcial de 52 a 48, mas as atletas correram atrás do prejuízo e marcaram 27 pontos, assegurando, assim, a vitória rubro-negra.

A cestinha da partida foi a ala do Ituano Palmira, com 19 pontos. Com esse jogo, é a terceira vez que a atleta foi a maior pontuadora das partidas disputadas pela equipe no Paulista até aqui. Apesar do bom desempenho individual, Palmira ressalta que este é um resultado do trabalho coletivo: “Fico feliz de poder ajudar a equipe, de poder contribuir com os pontos, mas hoje a gente ganhou coletivamente. Acho que no começo do jogo foi bem apertado, mais acelerado, mas depois a gente colocou a cabeça no lugar, tomamos uma bronca do professor lá no vestiário e começou a fluir o jogo, a gente começou a jogar mais coletivamente e também defender coletivamente. Lógico, as meninas também têm o mérito, vão fazer ponto e cada jogo uma menina vai se destacar e fico feliz de poder estar ajudando minha equipe”, afirma.

Para o técnico da equipe rubro negra, Antônio Carlos Barbosa, a equipe fez um bom jogo ao enfrentar uma equipe bastante segura na partida, mas vê alguns erros de arremessos em seu time. “Nós jogamos bem. Não tivemos oscilação de jogo, buscamos jogo. O que nós enfrentamos foi um time que deu tudo certo, elas jogaram muito bem, acertaram todas as bolas que arremessaram – acertaram bolas que assim, totalmente fora de posição e caía – e isso ai foi dando moral pra elas e elas foram crescendo no jogo. Mas saímos de várias situações de desvantagem para dar o bote no momento certo. Fizemos uma partida equilibrada, não tivemos oscilações, mas erramos muitos lances-livres hoje - chutamos 26 para acertar 13; 26 nós temos que acertar no mínimo uns 70%, são 18, tínhamos que acertar cinco lances-livres a mais e faz uma diferença grande no final. Fora isso, o time foi bem.

Outras atletas da equipe ituana que se destacaram na partida foram a pivô Kelly, que conseguiu um duplo-duplo ao marcar 15 pontos e pegar 12 rebotes, e a ala/pivô Gabriela, com um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes.

Esta foi também uma noite de estreia no Ituano. A ala Patrícia, também conhecida como Chuca, fez sua primeira partida com a camisa rubro negra, começando com o pé direito ao ajudar a equipe conquistar a vitória e apresentando um bom desempenho em quadra. A ala anotou 9 pontos e pegou 6 rebotes, ficando logo atrás de Kelly e Gabriela em ambos os quesitos. “Estou muito feliz. Estrear com vitória é muito importante, me senti bem e preparada para esta partida. As meninas e a comissão me deram total apoio e, mesmo sabendo que poderia ser difícil, saímos com a vitória”, comemora Patrícia.

O técnico Barbosa ficou satisfeito com a desempenho da atleta nesta estreia. “A Chuca entrou bem, mesmo sem jogar a mais de um ano [no Campeonato Paulista e na Liga de Basquete Feminino]. Mas é uma jogadora experiente, fria, tem poder bom de decisão e ajudou bastante”, afirma o treinador.

O Ituano volta a jogar na próxima terça-feira, 9 de outubro, contra o SESI/Araraquara, às 20h, no G.M. “Pres. Castelo Branco” (Rua La Salle, sn., Fonte Luminosa) em Araraquara. A partida marca o início do returno do Campeonato Paulista.

Comentários