Esportes

Publicado: Terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ituano Basquete vence primeira partida das semifinais do Paulista

Jogando em casa, o Galo venceu o Santo André/Apaba por 73 a 51

Crédito: Juca Ferreira Ituano Basquete vence primeira partida das semifinais do Paulista
Partida ocorreu no ginásio da Associação Atlética Ituana

O Ituano Basquete conquistou uma vitória importantíssima nesta segunda-feira, 26 de novembro, diante do Santo André/Apaba, em casa. Por 73 a 51, as meninas do Galo venceram a primeira partida das semifinais do Campeonato Paulista Feminino e estão à uma vitória da final.

Apesar da equipe visitante abrir o placar logo com uma cesta de três pontos, as ituanas apresentaram bom domínio do jogo e venceram os quatro quartos, o primeiro por 20 a 9 e o segundo 34 a 21. Na volta do intervalo, as atletas da casa marcaram mais 21 pontos e tomaram 17, fechando o terceiro quarto com a parcial de 55 a 38. No último quarto, o time de Itu marcou 18 pontos e as andreenses 13.

Com o resultado positivo, o técnico Antônio Carlos Barbosa mostrou satisfação com todo elenco e acredita que, após “um tempo para a equipe assimilar, crescer e maturar”, chegaram em um bom momento. “Eu sempre dizia que a hora que o time estabilizasse emocionalmente e jogasse os quatro quartos da maneira como joga dois ou três, a gente teria bons resultados. E a equipe acho que estabilizou, algumas jogadoras cresceram - caso da Palmira que fez uma grande partida, ela vinha jogando no sacrifício do braço e hoje acho que deu uma melhorada, melhorou já os movimentos dela - e com isso o time cresce, você passa a ter cinco jogadoras pontuando e as trocas, o banco, foi muito bem”, afirma o treinador.

Das dez jogadoras ituanas, sete pontuaram. A pivô Gabriela, pela quarta vez no campeonato, foi a cestinha da partida com 22 pontos e conseguiu ainda um duplo-duplo com 15 rebotes (6 ofensivos e 9 defensivos). Em seguida, veio a lateral Palmira com 18 pontos e 7 rebotes e ala Luana, com 12 pontos e 4 rebotes. A armadora Joice ficou a um ponto de um duplo-duplo ao fazer 14 assistências.

Além dos bons resultados individuais, o Galo apresentou um bom desempenho em conjunto, pegando 52 rebotes, 15 ofensivos e 37 defensivos, e foi isso o que levou a equipe à vitória, segundo avalia Barbosa: “marcamos muito bem. Um time que na competição tem uma média de 74 pontos, fazer 51, realmente demonstra que tivemos uma defesa muito boa. E isso aí, com um ataque equilibrado, foi o fator que nós decidimos o jogo”, analisa o técnico ituano.

As equipes voltam a se enfrentar na sexta-feira, 30 de novembro, às 19h, em Santo André, no Complexo Esportivo "Pedro Dell Antonia" (Rua São Pedro, nº 27, V. Pires) e o Ituano agora viaja com a vantagem de uma vitória nessa fase de decisão. “Numa melhor de três, você ganhando a primeira, joga a responsabilidade para o adversário, não tenha a menor dúvida; você tem duas para ganhar uma”, afirma Barbosa.

Comentários