Esportes

Publicado: Quinta-feira, 28 de maio de 2015

Ituano avança às oitavas de final da Copa do Brasil mesmo com derrota

Galo de Itu quase deixa o Goiás reverter o resultado.

Crédito: Cristiano Borges/O Popular Ituano avança às oitavas de final da Copa do Brasil mesmo com derrota
Jogadores do Ituano comemoram a difícil classificação às oitavas de final da Copa do Brasil

Mesmo com a derrota por 3 a 1 para o Goiás na noite desta quarta-feira, dia 27 de maio, no estádio Serra Dourada, o Ituano conseguiu a vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil. O Galo de Itu foi beneficiado com a regra do gol marcado fora de casa, que tem peso maior, já que na primeira partida venceu por 2 a 0.

O próximo adversário do Ituano ainda não está definido. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá realizar um sorteio para definir os confrontos das oitavas. Serão dois potes com oito equipes cada, divididas de acordo com o ranking nacional. O Galo enfrentará adversários do pote 1, ou seja, dos times mais fortes.

>> Neto Bragagnolo: Ituano brinca com a sorte, mas está nas oitavas

O rubro-negro volta a campo somente daqui quase dois meses. Será no dia 19 de julho (domingo), às 16 horas, no Estádio Novelli Júnior, contra o Primavera de Indaiatuba pela Copa Paulista. Confira a relação de jogos do Ituano na competição estadual clicando aqui.

O jogo

O primeiro tempo da partida começou equilibrado, com ambas as equipes tendo oportunidades. O Galo desperdiçou duas grandes chances logo de cara, com Ronaldo e Claudinho. Clayson ficou encarregado da articulação com a ausência do suspenso Cristian, porém não conseguiu substituir bem o maestro. Com isso, o rubro-negro ficou praticamente sem meio-campo.

Talvez estranhando as grandes dimensões do Serra Dourada, o time comandado por Tarcísio Pugliese parecia espalhado em campo, sem padrão. Isso resultou nas chegadas mais acintosas do esmeraldino, que precisava vencer por mais de dois gols se quisesse a vaga nas oitavas sem passar pela disputa de pênaltis.

E o primeiro gol saiu aos 29 minutos, após bobeada da zaga rubro-negra que apenas assistiu ao ataque do Goiás. Os defensores do Ituano ficaram marcando a bola e simplesmente não viram o atacante Erik entrar livre por trás, que apenas empurrou a bola para o fundo das redes. O esmeraldino ainda precisava de mais, por isso foi ao ataque. Mas o Galo se fechou e levou esse resultado para o intervalo.

Na segunda etapa, o Ituano voltou mais arrumado em campo e não deu espaço ao Goiás – que se esforçava para obter o placar necessário. Tarcísio apostou nos contra-ataques, mas adiantou a marcação. Com isso, o time da casa chegava pouco ao campo de ataque. A situação rubro-negra ficou mais cômoda aos 32 minutos, quando o árbitro marcou pênalti que Ronaldo – agora artilheiro da Copa do Brasil – converteu.

Porém, numa jogada rápida logo na sequência, o Goiás chegou ao segundo gol. Wesley dominou com tranquilidade na entrada da área e mandou com força no canto inferior direito do goleiro Fábio, sem chances. O time goiano ainda precisava marcar mais dois – e quase conseguiu. Arthur, que havia entrado no segundo tempo, fez e deu esperança ao torcedor esmeraldino.

A esperança aumentou por conta dos acréscimos dado pela arbitragem: sete minutos. O número parece exagerado, mas foi justificado pela cera do goleiro rubro-negro, que chegou a levar cartão por retardar o reinício do jogo. Mas, aos trancos e barrancos, o Galo conseguiu segurar o ímpeto goiano e faturou a classificação.

Ficha técnica:
Goiás 3x1 Ituano
Goiás: Renan; Everton, Fred, Alex Alves (Lucas Coelho) e Mário Sérgio; Rodrigo, Péricles (Arthur) e Felipe Menezes (Robert); Erik, Bruno Henrique e Wesley. Técnico: Hélio dos Anjos.
Ituano: Fábio; Dick, Léo, Naylhor e Peri; Jonatan Lima, Clayson (Gilberto), Ewerton (Gercimar) e Guilherme (Bassani); Claudinho e Ronaldo. Técnico: Tarcísio Pugliese.
Gols: Erik 28’ 1T, Wesley 33’ 2T e Arthur 40’ 2T (Goiás); Ronaldo 32’ 2T (Ituano).
Cartões amarelos: Erik, Péricles e Lucas Coelho (Goiás); Léo, Naylhor, Ronaldo, Clayson, Fábio, Jonatan Lima e Claudinho (Ituano).
Público: 3.150 pagantes.
Renda: R$ 22.360,00.

Comentários