Esportes

Publicado: Segunda-feira, 25 de maio de 2015

Itu enfrenta cidade da Guatemala no Dia do Desafio 2015

Edição deste ano acontece no dia 27 de maio.

Itu enfrenta cidade da Guatemala no Dia do Desafio 2015
O Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física diária

Aconteceu nesta terça-feira, dia 12 de maio, no SESC de Jundiaí, o sorteio dos confrontos do Dia do Desafio 2015, que ocorre no próximo dia 27. A cidade de Itu irá enfrentar Masagua, do estado de Escuintla, na Guatemala. A cidade possui 144.897 habitantes. Neste ano, mais de três mil cidades de 21 países participam do evento.

Para ajudar a cidade de Itu a “ganhar” essa sadia disputa, basta praticar pelo menos 15 minutos de atividades físicas e comunicar à Secretaria Municipal de Esportes (SEME) através dos telefones (11) 4025-0280, 4025-8046 ou 4025-9216. Em 2014, Itu venceu com 48,38% de participação, contra 28,93% da adversária Jaú.

Atividades

O Dia do Desafio em Itu terá aula de zumba às 7h30 no Ginásio Dirceu Cordeiro, localizado no bairro Cidade Nova, e às 19h30 no Ginásio da Associação Atlética Ituana (AAI). Além disso, outros locais, como escolas municipais e estaduais, irá promover atividades físicas.

Sobre o Dia do Desafio

Criado nos anos 1980, no Canadá, o Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Veja abaixo os confrontos de algumas cidades brasileiras:

São Paulo-SP X Campinas-SP
Fortaleza-CE X Belém-PA
Rio Branco-AC X Limeira-SP
Curitiba-PR X Manaus-AM
Foz do Iguacú-PR X Cariacica-ES
Anápolis-GO X Camaguey, de Cuba
Macapá-AM X Volta Redonda-RJ
Balneário Camboriú-SC X Rio Grande-RS
Aracaju-SE X Azuay, do Equador
Florianópolis-SC X Aragua, na Venezuela

A capital do Rio de Janeiro, a cidade de Zulia, na Venezuela e Guarulhos, em São Paulo, fazem uma disputa em trio.

Comentários