Esportes

Publicado: Quinta-feira, 18 de maio de 2017

Entidade promove manhã de palestras em Itu

2ª edição do evento Esporte Educação e Inclusão ocorre dia 26

Crédito: Divulgação/SIPEB Entidade promove manhã de palestras em Itu
Palestra na primeira edição do evento

Esporte é só na quadra e educação é só na sala de aula? Não para o Projeto Pense e Faça em 3 Tempos. Desenvolvido desde 2016 pela Associação Sipeb no Centro Promocional Madre Teodora (Itu/SP) e com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto busca desenvolver nas crianças (de 6 a 11 anos) as competências necessárias para viver em sociedade.

O projeto investe em seus potenciais por meio de atividades educativas que estimulam o desenvolvimento da convivência social, o aprimoramento da cidadania e a disseminação de uma cultura esportiva nas comunidades. O esporte educacional no Centro Promocional Madre Teodora ganha mais força, e utiliza ferramentas pedagógicas e sociais, possibilitando novas soluções para os desafios sociais de sua comunidade.

“Nós apresentamos uma proposta de desenvolvimento de competências socioemocionais por meio do Esporte, oferecendo atividades que terão impacto positivo no desenvolvimento acadêmico, na qualidade das relações interpessoais, sociais e emocionais, podendo ser desenvolvido em escolas regulares, escolas de turno integral, atividades de contra-turno e projetos sociais e comunitários de cunho esportivo”, explica a diretora do Centro Isolene Baboni de Sena Silva.

Uma das propostas do Pense e Faça em 3 Tempos é disseminar sua metodologia para o maior número possível de profissionais de educação física e educação. Para isso, realiza no próximo dia 26 de maio (sexta-feira), das 8h às 15h30 a segunda edição do Evento Esporte Educação e Inclusão. Neste dia de formação, o Centro oferecerá palestras com profissionais da saúde, educação e esporte. Haverá ainda a presença ilustre de Clodoaldo Silva, nadador e campeão paraolímpico brasileiro e do Mestre Carlos Negrão, do Taekwondo. O evento é gratuito, as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.pensefaca3tempos.com.br/ e haverá certificado de participação para aqueles que se inscreverem e fizerem o credenciamento no dia do evento.

Na primeira edição, em 2016, o projeto lançou seu Manual “Pense e Faça em 3 Tempos”, um material lúdico e inovador que sustenta o projeto esporte educacional, possibilitando que ele seja aplicado em outros espaços, além do Centro Promocional Madre Teodora. “Nós compartilhamos conhecimentos e construímos alianças com escolas, instituições e profissionais de educação física, que acreditam no esporte como fonte de Inclusão, Educação, Cidadania e Cultura”, explica Isolene.


Programação Evento Esporte Educação e Inclusão - 26 de maio de 2017

8h - Credenciamento inscritos

8h30 - Abertura

9h - Qual a ligação dos valores do esporte e das competências socioemocionais?
Prof. Fábio D’Angelo (Doutorando em Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esportes da USP (Universidade de São Paulo), Mestre em Educação Motora pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, especialista em Psicomotricidade, professor e consultor pedagógico.

10h20 - Apresentação dos Resultados da Metodologia Pense e Faça em 3 Tempos em escolas de Itu e Região / Danielle Bittar (psicopedagoga) e professores/as convidados/as.

11h30 - Como utilizar as atividades físicas a questão de família e da saúde - a importância de estender os benefícios do esporte dentro da escola para a prática familiar/ comunidade Prof Dr. Marcelo Anselmo (professor de educação física e fisioterapeuta. Mestre em Educação pela Universidad del Salvador (Argentina), especialista em gerenciamento de estresse, Consultor em Estratégias de Promoção de Saúde Familiar para a Secretaría de Bien Estar y Deportes de Jujuy (Argentina)

12h20 - 13h20 - Intervalo

13h30 - Vida e Transformação pelo Esporte - A experiência do campeão paralímpico Clodoaldo Silva (Presente em cinco Paralimpiadas (Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016). Recordista em medalhas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos

14h30 - A importância do esporte para crianças e a experiência como técnico da seleção brasileira de Taekwondo - Mestre Carlos Negrão (Mestre de Taekwondo 6o Dan pela Confederação Brasileira de TKD, Técnico Internacional diplomado pela Federação Mundial de Taekwondo, Técnico da Seleção Brasileira Taekwondo (1994 a 2009), atuação em Jogos Olímpicos, Jogos Pan, Universidades, Campeonatos Mundiais entre outros, e ainda jornalista, comentarista, técnico, professor e supervisor de equipes de Taekwondo.

15h20 - Encerramento

Sobre o projeto

O Pense e Faça em Três Tempos é o Projeto de Educação pelo Esporte realizado pelo Centro Promocional Madre Teodora, em Itu/SP, e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Duzentos e sessenta duas (262) crianças de 6 a 11 anos em situação de vulnerabilidade social participam do Projeto que investe em seu potencial por meio de atividades educativas que estimulam o desenvolvimento da convivência social, o aprimoramento da cidadania e a disseminação de uma cultura esportiva nas comunidades.

O que é o Manual Pense e Faça em Três Tempos?

O manual é composto por histórias e oficinas para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como: trabalhar em equipe, solucionar problemas, compreender e gerir emoções, demonstrar respeito pelo outro, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis, e utilizar a criatividade para enfrentar os desafios que surgem de maneira construtiva.

Quais são as competências socioemocionais trabalhadas nas aulas?

Aprender a conviver: oferece estímulos para que as crianças desenvolvam competências relacionais, cultivando formas de convívio saudáveis, permeadas por valores como: reconhecimento do outro, respeito à diversidade, interação, solidariedade e cooperação.
Aprender a conhecer: envolve as crianças em um processo de descoberta, onde serão estimuladas a “aprender a aprender”, apropriando-se dos instrumentos do conhecimento.
Aprender a fazer: é aprender a compreender o contexto ao qual está inserido e agir ativamente sobre ele, envolve a criatividade, capacidade de fazer escolhas e pensar criticamente levando-se em consideração o bem comum.
Esportes trabalhados: Volêi - Basquete - Futebol - Taekwondo

Centro Promocional Madre Teodora

O Centro Promocional Madre Teodora é um projeto socioeducativo, administrado pela Associação SIPEB – Associação de Instrução Popular e Beneficência, e fundada por Madre Maria Teodora Voiron pela Congregação das Irmãs de São José. Atende crianças de 06 a 11 anos em situação de vulnerabilidade social, e funciona no período inverso das atividades escolares. O Projeto visa o desenvolvimento dos participantes acreditando e investindo em suas capacidades culturais, de desenvolvimento social e humano, através da realização de atividades lúdicas e reflexivas, que promovam a formação de cidadãos críticos e ativos, e que tenham condições de transformar a sua própria realidade. Tem como objetivo integrar a família, escola e comunidade, fortalecendo assim, os vínculos primordiais na formação de cada ser humano.

Atividades:
- Oficina de Criatividade
- Oficina de leitura
- Complementação pedagógica
- Informática Educacional
- Educação Ambiental
- Dança Circular
- Eventos Socioculturais
- Metodologia de Jogos para raciocínio
- Recreação
- Esportes
- Refeições

Associação SIPEB


A Associação de Instrução Popular e Beneficência há mais de 100 anos promove projetos socioeducacionais para crianças e adolescentes, acreditando e investindo em suas capacidades culturais, de desenvolvimento social e humano. Além de expandir ações específicas e complementares aos adultos e idosos.

Missão: Ajudar as pessoas a ampliarem sua visão de mundo e empreenderem seu projeto de vida, contribuindo para a transformação social e a construção de relações justas e fraternas.

Unidades administradas pela Associação SIPEB:
2 Colégios Gratuitos: Escola Irmã Bernadete Monteiro – São Paulo/SP; Escola Filantrópica Tabor – São Paulo/SP
2 Colégios Particulares: Colégio Santana – São Paulo/SP; Colégio São José – Santos/SP
3 Centros de Educação Complementar: Centro Promocional Madre Teodora – Itu/SP; Centro Promocional São José – Jaú/SP; Centro Promocional Nossa Senhora de Lourdes – Franca/SP
1 Casa de Repouso: Casa de Repouso São José – Taboão da Serra/SP
1 Centro de Capacitação Profissional: Centro de Educação São José – São Paulo/SP
3 projetos sociais: Projeto Pense e Faça (6 escolas da rede pública de ensino – São Paulo/SP); Projeto Irmã Marta Alexandra (1 comunidade – São Paulo/SP) e Projeto City Petrópolis (1 comunidade – Franca/SP)

www.sipeb.com.br

Congregação das Irmãs de São José

Fundada na França, em pleno século VXII, a Congregação das Irmãs de São José chega ao Brasil, em 1.858, com a missão de criar o primeiro Colégio religioso Feminino do Estado de São Paulo. Iniciam o trabalho em Itu/SP criando o Colégio Nossa Senhora do Patrocínio e posteriormente expandindo suas ações em outras cidades do estado de São Paulo, nas áreas da saúde, educação e social. Em 1.911, Madre Maria Teodora Voiron, uma mulher visionária, provincial responsável pelo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio e por outras atividades da Congregação no país, funda a SIPEB – Associação de Instrução Popular e Beneficência.

Comentários