Esportes

Publicado: Quarta-feira, 15 de março de 2017

Enduro a Pé: Itu recebe abertura da temporada 2017

Primeira etapa da Copa Brasil acontece neste domingo, dia 19

Enduro a Pé: Itu recebe abertura da temporada 2017
Evento vai reunir mais de 150 equipes

Foi dada a largada para o maior Enduro a Pé do Brasil! A primeira etapa da Copa Brasil de Enduro a Pé 2017 acontece neste domingo, dia 19 de março. E dessa vez quem recebe a prova de abertura é a Fazenda e Camping Casarão, na Estância Turística de Itu. O evento vai reunir mais de 150 equipes, divididas entre novatos e algumas das melhores equipes do Brasil.

As provas de enduro a pé despertam muita curiosidade por ser uma atividade que mistura aventura, natureza e muita diversão. O evento é aberto para os iniciantes, portanto, para quem quiser participar e praticar enduro a pé pela primeira vez, a Organização do evento disponibiliza a categoria Turismo. Esta categoria, especialmente recomendada para os novatos, tem percurso menor, de aproximadamente 5 km, e mais fácil.

Como os iniciantes são a maior parte dos participantes, a Organização do evento tem monitores para orientar e ensinar noções de enduro a pé antes da Largada das equipes. Para quem quiser saber mais, antes de cada prova acontecem palestras e aulas práticas sobre o enduro a pé. Os encontros, gratuitos, são abertos aos interessados e iniciantes no esporte e acontecem em Campinas e em São Paulo. É necessário que o interessado se cadastre com antecedência, no próprio site oficial do evento. Em Campinas a palestra acontece no dia 15 de março (quarta-feira).

Ação social

Em todos os seus eventos a Copa Brasil de Enduro a Pé arrecada, juntamente com todos os participantes, doações para entidades sociais da cidade sede da etapa. A Etapa Casarão, no cumprimento de seu papel social, está arrecadando alimentos não perecíveis. Todo material será revertido para entidades sociais da região de Itu.

Inscrições e Informações

Pelo site oficial do evento, www.enduroapebrasil.com.br, telefones (19) 3289-5281, (19) 98142-6043, Facebook/northbrasil, email [email protected], ou ainda pelo parceiro www.ticketagora.com.br.

Enduro a Pé

É um trekking, ou caminhada, de regularidade. Com o auxílio de uma Planilha de Navegação e bússolas, as equipes (de 2 a 7 integrantes) guiam-se por um percurso com obstáculos naturais (trilhas, riachos, subidas, descidas, pedras, estradas e caminhos diversos). O enduro a pé é uma caminhada, onde o mais importante não é ser o mais rápido, mas sim o mais regular, para "estar no lugar certo, na hora certa". O controle de cada equipe é feito por um moderno e avançado sistema, com chips eletrônicos e PC's (Postos de Controle) localizados no percurso. Quanto maior a regularidade, melhor o desempenho. O percurso varia entre 5 a 9 km, a ser percorrido entre 2h e 3h. As provas são realizadas em locais selecionados que buscam unir belezas naturais e infraestrutura para participantes, familiares e acompanhantes.

Copa Brasil de Enduro a Pé

Nome atual da antiga Copa North de Enduro a Pé, circuito de Enduro a Pé organizado pela Northbrasil desde 2002. Em novo formato e Organização desde 2017, é considerado o maior e melhor campeonato de Enduro a Pé do Brasil. Cada uma das 6 provas anuais acontecem em locais e cidades diversas, estimulando o turismo em várias regiões e levando os participantes a conhecerem e visitarem lugares diferenciados. As equipes são divididas em 4 categorias entre iniciantes e competidores mais experientes.

Comentários