Esportes

Publicado: Terça-feira, 19 de julho de 2016

Em Maringá, Ituano fica no empate e avança para a 2ª fase da Série D

Time fez a 6ª melhor campanha da competição.

Crédito: Divulgação/Ituano FC Em Maringá, Ituano fica no empate e avança para a 2ª fase da Série D
Jogo do Ituano no Paraná

Primeiro colocado do Grupo A17 e com a classificação já garantida para a 2ª fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Ituano viajou para o norte do Paraná e ficou no empate em 1 a 1 com o time de Maringá. Com o resultado, o Galo somou 13 pontos, fez a 6ª melhor campanha da 1ª fase e eliminou o adversário da competição.

Para a próxima fase sobraram 32 times, que a partir de agora disputam a competição no sistema play off (mata-mata). O Ituano fará sua primeira partida fora de casa, no próximo domingo, dia 24 de julho, às 16h, contra o conhecido Linense. Os dois decidiram, nos pênaltis, a Copa Paulista do ano passado. E a derrota do Galo ainda está engasgada.

“Muda sim. Nós já conhecemos o Linense e eles conhecem nossa equipe. É um adversário que nós temos jogado com certa frequência. Não tenho dúvida que serão dois jogos bem equilibrados. Agora é nos preparar para estes dois jogos e buscarmos a classificação para a próxima fase”, lembrou o técnico Tarcísio Pugliese. A estatística confirma esta afirmação do técnico. São apenas 10 jogos entre Ituano e Linense com 7 empates. Nos últimos 4 jogos, foram 4 empates.

O jogo

Com dois atletas suspensos e três atletas com lesão, Pugliese fez algumas alterações em relação ao time que venceu o Metropolitano na última semana. Com exceção do goleiro Fabio, lateral Arnaldo, zagueiro Naylhor e o atacante Claudinho, foi praticamente a equipe que fez os dois jogos iniciais da Copa Paulista. O adversário que precisava da vitória para conseguir a classificação também entrou na partida com um time bastante modificado.

Mesmo com o frio de 12 graus, o jogo agradou os torcedores pela disputa e movimentação. “O Maringá mudou muito do primeiro jogo contra a gente para este. Foi dificílimo. Entretanto, os atletas que iniciaram, tanto dentro da partida como sua postura num jogo como esse, mais intenso, foram muito bem. Se fizermos uma análise individual e de qualidade técnica deles, será positivo. Era um jogo importante para eles como observação e para nós, para mantermos a boa campanha na competição. Para nós era importante vencer, mas para eles tinha uma importância de experiência numa competição nacional. Observando tudo isso, eu estou muito contente com o que o Ituano fez hoje. Fizemos um bom jogo. E conseguimos de novo, com um jogador a menos durante metade do segundo tempo, segurar o empate e voltarmos com um ponto”, explicou o técnico.

O meia Bassani, que começou a partida, cobrou uma falta com muito perigo aos 10 minutos, mostrando que o Ituano  buscava um bom resultado. O Maringá também visou o gol e passou a exigir do goleiro Fábio. No primeiro tempo foram três defesas difíceis em chutes da entrada da área. Em outro lance, o atacante paranaense dentro da área levantou a bola e tentou uma bicicleta. Jogando em velocidade, o Ituano surpreendeu. Morato recebeu a bola pela esquerda e percebeu a movimentação de Claudinho entrando em diagonal e foi preciso no passe. Claudinho esperou a saída do goleiro Jeferson e tocou no canto para abrir o placar aos 28 minutos.

Com a vitória parcial do Caxias na outra partida em Blumenau, o Maringá partiu para o ataque na segunda etapa. E conseguiu o pênalti aos 13 minutos numa falta do lateral Arnaldo na entrada da área. Ele já tinha o cartão amarelo e recebeu o segundo, sendo expulso. Roni Dias cobrou para fora, desperdiçando a chance de empatar. Tarcísio então recompôs o sistema defensivo colocando o jovem Fellipe para estrear no profissional. E o empate veio aos 20 minutos após boa jogada pela esquerda do Ituano e o oportunismo do atacante Vinicius, que aproveitou um cruzamento. Aos poucos, a força do Maringá foi diminuindo e o Ituano quase fez o gol da vitória. Primeiro numa falta cobrada por João Paulo e a outra num contragolpe de Rodrigo Celeste. Ele recebeu na esquerda e a bola adiantou um pouco, facilitando a defesa de Jeferson.

Comentários