Esportes

Publicado: Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Debaixo de chuva, Ituano vence o Mirassol no Novelli Júnior

Equipe de Itu fez 2x0 e assumiu a ponta do grupo D.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Debaixo de chuva, Ituano vence o Mirassol no Novelli Júnior
Equipe comemora vitória em casa

O Ituano conseguiu uma importante vitória sobre o Mirassol na noite de 15 de fevereiro, jogando no Estádio Novelli Júnior, pela sétima rodada do Campeonato Paulista 2019. Debaixo de muita chuva, o time superou o mau tempo e a expulsão de um jogador para fazer 2x0 nos últimos 15 minutos de partida. Com o resultado, o Galo ficou com 10 pontos e assumiu a liderança do grupo D.

O cenário era ruim até o gol marcado pelo artilheiro Morato. "Aquele momento era de bastante preocupação. Ainda mais pelo que o jogo tinha apresentado. Foi um suspense. Igual no começo, depois pênalti para eles não convertido. Tivemos boas chances no final do primeiro tempo. Voltamos bem do intervalo. E depois o jogo ficou perigoso com muitos contra-ataques, de lá e cá. Aí veio a expulsão. Naquele momento houve uma tensão. Hoje em dia é difícil uma equipe com um a menos conseguir a vitória. Primeiro pensamos em não tomar gol. Os jogadores estão de parabéns pela vitória. Conseguiram muito mais do que era possível. Foi uma vitória que mostra o quanto este grupo esta comprometido em conseguir grandes coisas", comentou o técnico Vinicius Bergantin.

O artilheiro Morato explica o que sentiu quando o jogo ainda estava empatado sem gols e a chuva aumentando muito. "A circunstância do jogo naquele momento não era favorável para nós. Parecia um filme que eu mesmo tinha vivido aqui em 2017 contra a Ponte Preta onde fui expulso. Depois de perder aquele gol ainda no primeiro tempo, isso me perturbou um pouquinho. Mas, Deus tem me iluminado de uma forma que só tenho que agradecer. A bola sobrou ali e consegui fazer o gol. Isso deu uma motivação a mais na galera e buscamos o segundo gol. Conseguimos uma vitória difícil e importante", afirmou o jogador que chegou a 4 gols no Paulista.

Na próxima rodada o time de Itu enfrentará a Ponte Preta fora de casa. A partida será no domingo, dia 24 de fevereiro, às 17 horas. 

O jogo

Os problemas do Ituano começaram já no aquecimento. O atacante Alemão sentiu o adutor e teve que ser substituído antes de iniciar a partida. Vinicius Bergantin mandou a campo Claudinho no seu lugar. O primeiro lance de emoção foi um pênalti marcado contra o time da casa. Numa finalização de Simião, ex-Ituano, Jonas entrou de carrinho e o árbitro entendeu que a bola desviou em seu braço, assinalando penalidade. Mas Rodolfo desperdiçou, cobrando para fora.

Aos poucos o Ituano foi crescendo pelo lado esquerdo com Martinelli. Na primeira ele cruzou rasteiro para Claudinho finalizar por cima. Na segunda tentativa, Martinelli tocou para trás e Morato chutou no travessão. Após o intervalo, conforme a chuva aumentava, o jogo ficava mais perigoso. Morato e Correa finalizaram duas bolas de fora da área, tentando surpreender o goleiro Thiago. Até que aos 24 minutos, Peri cometeu uma falta dura e foi expulso. Naquele momento a chuva virou tempestade. E o que parecia piorar, clareou para o Galo de Itu. Baralhas chutou forte de fora da área e o goleiro Thiago deu rebote. Morato acreditou no lance e abriu o placar.

"Tem coisas que não tem como explicar. Não posso dizer que é faro. Não posso dizer que é oportunismo, porque não é. É inexplicável. Eu estava cansado. Tinha puxado o contra-ataque. Quando parti no chute do Baralhas, eu não sabia se ia conseguir chegar no lance. De verdade, é inexplicável. O gol foi incrível. Com a chuva foi de lavar a alma", explicou Morato.

O segundo gol saiu logo em seguida com o zagueiro Léo, após cobrança de escanteio. "Os cobradores de bola parada do nosso time são bons. Eles variam no primeiro pau e para o segundo pau. O Morato cobrou muito bem. O Martinelli desviou e eu estava no lugar certo, no momento certo para fazer o gol", explicou Léo.

Mesmo debaixo de um temporal e completamente encharcados, os 570 torcedores do Ituano vibraram e fizeram festa nas arquibancadas. "Foi um jogo difícil e sabíamos que o Mirassol vinha com uma proposta ofensiva de contra-ataque. Nós não podíamos entrar no jogo deles. Infelizmente isso acabou acontecendo em algum momento. Ainda ficamos com um a menos o que é complicado. Eu falei no vestiário. Hoje foi um jogo de vontade, de raça e de superação. A chuva atrapalhou muito. Mas, isso mostra a força do nosso grupo", falou Léo.

O Ituano conquistou a terceira vitória na competição e se aproxima da primeira meta que são os 12 pontos. "Nos aproxima do primeiro objetivo. Sabemos da dificuldade dos 5 jogos que faltam. Esta vitória nos coloca quase fora da possibilidade de rebaixamento e incomoda os adversários do nosso grupo. É um momento diferente do campeonato. Estávamos na parte debaixo na classificação geral e agora colocamos pressão em quem está na parte debaixo", afirmou Bergantin.

Comentários