Esportes

Publicado: Quinta-feira, 28 de abril de 2016

Dada a largada em Itu pro Supermoto Brasil Cup FPM 2016

Início da temporada contou com grandes nomes do motociclismo.

Crédito: Mori Action Media Dada a largada em Itu pro Supermoto Brasil Cup FPM 2016
Prova de motociclismo em Itu

No kartódromo da Arena Brasil Kirin, em Itu, o Supermoto Brasil Cup FPM iniciou a temporada 2016 no dia 24 de abril, com grandes nomes do motociclismo e um ambiente familiar, em que muitas crianças estiveram presentes. Além dos pilotos de supermoto, como Rafael Fonseca, Laszlo Piquet, Kleber Justino, Kleber Augusto, Beto Guizardi e outros, pilotos de motovelocidade, como Eric Granado, Cesar Barros e Mauricio Paludete, e o multicampeão do motocross Jorge Negreti participaram das corridas.

Na SM Speed Pro, categoria que não percorre o trecho de terra, o destaque foi Eric Granado (Piquet Sports Supermoto/Performance Motoparts), que fez a pole e venceu as duas baterias, mostrando a habilidade que havia lhe dado a vitória no FIM CEV Moto2 recentemente. Irineu Trudes Jr. (JT 72) foi o segundo e Mauricio Paludete (Piquet Sports Supermoto/Performance Motoparts) o terceiro.

Na SM Speed Amador, Sergio Montagner Jr. (Velasco Racing) foi o vencedor, após chegar em primeiro nas duas baterias. Cesar Barros (Piquet Sports Supermoto/Performance Motoparts) foi o segundo colocado em ambas as baterias, ficando também com o segundo lugar na soma das baterias. Fernando Jimenez (Comercial Jimenez) chegou em quinto na primeira bateria e em terceiro na segunda, terminando no terceiro lugar na colocação geral.

Na primeira bateria da SM3, Eduardo Venzol (Master Supermoto Sports) travou uma intensa disputa com Luis Alípio (Pistolinha Racing), até que Alípio caiu e danificou sua moto. Venzol Cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Marcelo Caetano (Hícaro Alumínio), e Daniel Monteiro (Sky Racing Team). Na segunda bateria foi a vez de Luis Alípio receber a quadriculada em primeiro, a frente de Eduardo Venzol e Thiago Marques (SAC Supermoto). Venzol foi o vencedor na geral, Alípio o segundo e Caetano o terceiro.

Após ter feito a pole position da SM4 no classificatório, Beto Guizardi (Sensei Racing) venceu a primeira bateria da categoria. Danilo Araujo (Garage Supermoto), foi o segundo, seguido por Simão Lawant (Piquet Sports Supermoto/Performance Motoparts). Mas o destaque da prova foi Jorge Negretti. O experiente piloto fez o sexto tempo no classificatório, porém, ganhou confiança durante a prova e chegou a ocupar a terceira colocação, quando enfrentou dificuldades com a moto e voltou para a quinta colocação. Na segunda bateria, nova vitória de Guizardi, seguido por Negretti, que disputou a segunda colocação com Araujo até a última volta. Na soma dos resultados, Guizardi ficou com o lugar mais alto do pódio, Araujo em segundo e Negretti em terceiro.

Assim como na SM4, o pole position da SM3 Pro, Alex Pavaneli (232 Motorsports), venceu a primeira bateria. Jeferson Friche (Sky Racing Team) e Thiago Mendonça (DNA Racing Team) fecharam o top 3. Na segunda bateria e resultado se repetiu, com Pavaneli em primeiro, Friche em segundo e Mendonça em terceiro. Alex Pavaneli ficou com a vitória na etapa, com Jeferson Friche em segundo e Thiago Mendonça em terceiro.

Na SM2 foi Paulo Brito (Paulo Brito Motorsports) quem fez o melhor tempo no calssificatório. Brito cruzou a linha de chegada em primeiro, mas perdeu a posição por ter queimado a largada. Fernando Orsi (Orsi Power Racing), usando a moto de seu companheiro de equipe Silvio Amadio, que se recupera de uma lesão, cruzou em segundo, herdando a primeira posição no resultado final. Francisco Fox (Master Supermoto Sports) foi o terceiro. Na segunda bateria, Orsi foi o primeiro a receber a bandeirada, seguido por Brito e Helton Bomer (Duda Racing). Com a soma de pontos Fernando Orsi levou a vitória na etapa, Paulo Brito o segundo lugar e Wilson Guimarães (Ghost Supermoto Team) o terceiro, após terminar em quarto lugar nas duas baterias.

A SM1, principal categoria da competição, foi a última a entrar na pista. Rafael Fonseca (Piquet Sports Supermoto/Performance Motoparts) fez a volta mais rápida no classificatório. Na primeira bateria, Kleber Justino (K. Justino Racing) surpreendeu na largada e tomou a ponta, seguido por Laszlo Piquet (Piquet Sports Supermoto/Performance Motoparts) mas Fonseca conseguiu reassumir a ponta. Fonseca venceu a bateria, Justino foi o segundo e Piquet o terceiro. Além dos pilotos da própria categoria, os pilotos Simão Lawant, Jorge Negreti, Beto Guizardi e Alex Pavaneli participaram da segunda bateria, largando do fim do grid. Repetindo o resultado da primeira bateria, Fonseca terminou em na ponta, Justino em segundo e Piquet em terceiro. Negreti se retirou da prova após dar um espetáculo ao público, empinando na largada e percorrendo toda a reta apoiado apenas na roda traseira de sua moto. Rafael Fonseca, que busca o segundo título no campeonato, venceu na soma das baterias, Kleber Justino foi o segundo e Laszlo Piquet o terceiro.

O Supermoto Brasil Cup FPM segue agora para a cidade de Araraquara, 270 quilômetros distante da capital do Estado de São Paulo. A segunda etapa será realizada nos dias 4 e 5 de Junho no Kartódromo Adalberto Nenê Cattani. 

Comentários