Esportes

Publicado: Segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Contra o Botafogo, Ituano conhece a primeira derrota no Paulistão

Equipe de Itu foi surpreendida com gol no fim da partida.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Contra o Botafogo, Ituano conhece a primeira derrota no Paulistão
Confronto em Ribeirão Preto

Na tarde desse sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, o Ituano entrou em campo contra o Botafogo sabendo que precisava voltar a vencer para se aproximar da classificação para a próxima fase. Mesmo invicto, os empates seguidos começavam a incomodar. No entanto, um gol no fim da partida mudou toda a história do confronto e a equipe de Itu conheceu sua primeira derrota no Campeonato Paulista 2018.

“Temos que acertar nas finalizações para sairmos desta sequência de empates”, comentou o meia atacante Marcelinho no início da partida em Ribeirão Preto. Os jogos contra o Botafogo são sempre de muito equilíbrio. Para voltar a vencer, além de acertar as finalizações, o Ituano precisava não se descuidar dos detalhes. Começou bem a partida, criando as melhores oportunidades no primeiro tempo. Não fez o gol e num detalhe perdeu o jogo.

A expulsão de Serrato por dois amarelos alterou os ânimos e mudou o jogo. “A gente vinha fazendo um campeonato equilibrado. Temos que ter atenção em todos os momentos. A expulsão, para mim injusta, foi um dos detalhes que determinou nossa derrota. Temos que voltar a vencer”, afirmou o técnico Vinicius Bergantin.

Mesmo com a primeira derrota na competição, o Galo de Itu segue em terceiro no grupo A com 7 pontos. Na classificação geral, perdeu uma posição e agora está em 10º. Ainda assim está entre os três clubes que se qualificam para a Série D 2019.

O jogo

Mantendo a mesma formação da última partida, com 7 titulares dos 5 primeiros jogos, o Ituano começou melhor e buscando o gol na quente Ribeirão Preto. Aos 9 minutos, Guilherme deu o combate na saída de bola do Botafogo. Na sequência, a bola sobrou para Marcelinho que puxou o contragolpe. Ele tocou para Ronaldo, que devolveu de primeira para Guilherme. Ele entrou pela esquerda e bateu cruzado, para a boa defesa de Tiago. Três minutos depois, Tony recuperou a bola no meio campo e lançou Marcelinho que tabelou com Ronaldo. Novamente ele devolveu de primeira. Marcelinho da entrada da área, ajeitou a bola e bateu por cima. A bola resvalou no travessão e saiu pela linha de fundo.

O Ituano não tinha mais posse de bola, mas conseguia ser mais objetivo. Após outro ataque, o rebote sobrou para Claudinho que finalizou de primeira. O zagueiro Plínio tirou para escanteio. A única boa tentativa do Botafogo no primeiro tempo foi para fora. Numa bola cruzada da esquerda por Dodô, o atacante Bruno Moraes pegou de primeira. A bola subiu e saiu por cima. Parecia que o gol do Ituano estava perto. No segundo tempo veio aquele detalhe que o técnico Vinicius Bergantin reclamou.

Com 4 minutos, Serrato fez uma falta ao derrubar Lucas Taylor com carrinho. O árbitro Rodrigo Guarizo mostrou o amarelo. O primeiro cartão do jogo. O lance pareceu que despertou o Botafogo, que conseguiu uma sequência de três finalizações para boas defesas de Vágner. O Zagueiro Plínio tentou aos 5', Bruno Moraes aos 8' e o zagueiro Naylhor, ex-Ituano, cabeceou forte após escanteio.

Vinicius Bergantin colocou William Henrique em campo, que deu maior velocidade ao ataque da equipe. Em dois lances, William já equilibrou o jogo novamente. Quando o técnico do Galo preparava a entrada de Bassani no lugar de Guilherme, veio o detalhe que o obrigou a mudar de estratégia. Serrato trombou com Naylhor e recebeu o segundo amarelo. Com a expulsão do volante, Bergantin colocou em campo Baralhas, em vez de Bassani. Mesmo com o time compacto, o Ituano ainda conseguiu chegar ao ataque. Ronaldo finalizou forte aos 33' para defesa de Tiago. O momento era favorável e Bergantin colocou o atacante Júnior Santos no lugar de Marcelinho. Quando o jogo se aproximava ao seu final, Jheimy, outro ex-Ituano, levantou uma bola para Bruno Moraes cabecear no contrapé de Vagner. O gol saiu aos 43' do 2º tempo. Um verdadeiro castigo!

Agora o Ituano tem uma semana para pensar nos detalhes. Só voltará a jogar no outro domingo, dia 18 de fevereiro, às 10 horas, contra o Mirassol, novamente fora de casa.  

Comentários