Esportes

Publicado: Quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Campeonato Schin Kantan de Kart terá novidades na etapa 2016

Anúncio foi feito pelo Ituano Motor Sport Club e o Speedteam

Em uma coletiva que reuniu jornalistas esportivos de várias cidades do estado, o Ituano Motor Sport Club, empresa que administra a Arena Brasil Kirin, e o SpeedTeam, um programa criado para desenvolver a carreira de jovens promessas do automobilismo, anunciaram a criação de uma nova categoria para a etapa de 2016 do Campeonato Schin Kantan de Kart. Trata-se da Fórmula 7, que traz características dos primeiros karts que participaram de disputas no país, ainda na década de 60, e que lançaram importantes nomes do automobilismo nacional como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.

Desenvolvido pela empresa Kart Mini, terceira maior fabricante de karts do mundo, o novo carro tem um apelo vintage, seguindo uma onda mundial do automobilismo, que tem colocado nas pistas carros com design antigo, mas com novas tecnologias. “O kart da Fórmula 7 tem um apelo retrô, mas componentes de alta tecnologia e com o diferencial de poder acomodar pessoas de diferentes alturas e pesos, atraindo pilotos mais experientes de categoria sênior”, explica Jayme Barbarise, coordenador do projeto.

De acordo com Eduardo Gozzano, diretor do Ituano Motor Sport Club, a proposta da nova categoria é manter um projeto criado em 2015, na Arena Brasil Kirin, de desenvolver talentos e novos campeões. Segundo ele, a parceria com o SpeedTeam e com o KantanKart, categoria que reúne pilotos jovens e em formação, foi um sucesso e resultou no lançamento da F7. “A proposta é criar oportunidades para desenvolvermos novos campeões e incentivar a prática do esporte. Hoje, a maioria das crianças tem mais ídolos entre jogadores de futebol que em pilotos do automobilismo. Acreditamos que a formação do piloto desde jovem pode trazer ao Brasil grandes nomes, novos ídolos e mais incentivo para o esporte”, afirma Gozzano.

Reforço para o SpeedTeam

Walter Savaglia, promotor do KantanKart e diretor do SpeedTeam, lembra que a categoria deu, de janeiro a outubro, a maior premiação do kartismo nacional, cerca de R$230 mil. Além do lançamento da F7, Walter anunciou outra novidade para 2016, a entrada de Bia Figueiredo para a equipe de pilotos do Speedteam, que tem ainda o piloto de Fórmula 1 Felipe Nars como membro, trazendo novas experiências ao grupo.

Walter explica que a F7 terá oito etapas no campeonato de 2016, com quatro delas acontecendo no primeiro semestre e quatro no segundo. “A etapa do Campeonato Schin Kantan de Kart tem início em fevereiro e a estreia da categoria F7 será em março para que possamos fazer os ajustes finais do carro e dos pilotos desta nova categoria.”

A coletiva contou ainda com a participação de Mário Sérgio, diretor da empresa Kart Mini, de Geraldo Simões, responsável pela Escola Direção Segura de Carro e Moto, e Ricardo Tedeschi, da Speddteam.

Comentários