Esportes

Publicado: Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Campeonato Paulista: Ituano é derrotado pela Ferroviária fora de casa

Partida terminou 2x1 para a equipe de Araraquara.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Campeonato Paulista: Ituano é derrotado pela Ferroviária fora de casa
Morato, autor do gol do Ituano, passa pelos marcadores

O jogo entre Ituano e Ferroviária fechou a quarta rodada do Campeonato Paulista 2019, na noite de 31 de janeiro. A partida, realizada em Araraquara, poderia determinar um novo líder do grupo, pois quem vencesse poderia assumir a liderança do seu. As duas equipes tinham uma campanha igual com 4 pontos em 3 jogos. Mas apesar do jogo equilibrado, foi a equipe da casa que aproveitou melhor suas oportunidades e venceu por 2x1.

Após a nova derrota, os jogadores sabem que o Galo de Itu precisa melhorar para buscar a classificação. “Deve melhorar. Se você for analisar o campeonato, embora tenha clube com poucos pontos, mas 4 pontos em 4 jogos, não é pontuação de quem briga por algo melhor. Essa é a realidade. Um terço do campeonato já foi e agora temos um jogo dificílimo contra o Santos. Importante é pontuar. Não importa se dentro ou fora de casa. Mesmo sendo contra o Santos, que tem 100% de aproveitamento”, lembrou Morato que marcou seu primeiro gol no retorno ao Ituano.

O próximo compromisso do Ituano será domingo, dia 3 de fevereiro, contra o forte Santos no Estádio Novelli Júnior, em Itu.

O jogo

O jogo começou realmente igual com as duas equipes buscando o ataque. Pegorari defendeu um chute de Paulinho da Ferroviária. Bassani teve a chance e finalizou para fora. No início o Ituano ainda teve outras duas oportunidades com Alemão e Martinelli, mas não foram felizes. Até que aos 39 minutos aconteceu o lance que mudou o resultado. Felipe Mateus empurrou o lateral Jonas e caiu na área. O árbitro entendeu como pênalti e marcou. O meia Tony, ex-Ituano, cobrou com calma e abriu o placar.

No segundo tempo, o Ituano voltou buscando o empate. Bassani novamente finalizou para fora. Para mudar a sorte ofensiva, Vinicius Bergantin colocou Morato no lugar de Claudinho. Só que a Ferroviária chegou ao segundo gol. Julinho desceu em velocidade pela esquerda e cruzou para Higor Meritão surpreender a defesa do Galo e fazer 2×0.

Com a entrada de Guilherme aos 30 minutos, o Ituano partiu para a pressão. O próprio Guilherme quase marcou de cabeça após cruzamento de Jonas. Alemão que já havia finalizado uma bola para fora, fez boa jogada e deixou Serrato em condições de finalizar. Ele encheu o pé e acertou a trave. No rebote o goleiro da Ferroviária colocou para escanteio.

Tanta pressão da equipe de Itu resultou em gol. Coube ao Morato, que voltou a jogar há uma semana, entrando no final do jogo contra o São Caetano. Hoje ele pôde jogar 34 minutos e foi recompensado. “Que felicidade! Que peso que tirei! Eu precisava de um gol. Muito tempo sem jogar, muito tempo sem comemorar um gol. Me sinto importante aqui no Ituano. Aos poucos vou ganhando ritmo e confiança. As coisas vêm acontecendo para mim, particularmente. Infelizmente numa noite de derrota nossa. Mesmo com um gol meu. No final o atleta faz um balanço individual também. Dei um degrau a mais nesta minha retomada”, contou o jogador que correu ao lado de Martinelli e estava no momento certo quando sobrou o rebote. “O Alemão falou para mim naquele momento. ‘Essa foi com melzinho’. Às vezes parece fácil. Veja o lance desde o início. A jogada começa do meu lado, e vai para o lado do Martinelli e começo a correr em direção da área. Corro 40 metros para chegar junto ao lance. Você tem que conferir a jogada de perto. Uma hora ela pode sobrar para você como hoje sobrou para mim. Pude fazer essa leitura da jogada do Martinelli. Se o goleiro não pega era gol. Se pega, poderia sobrar um rebote como sobrou”, conta.

Comentários