Esportes

Publicado: Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Atleta de Indaiatuba vence a 28ª Volta Pedestre Cidade de Itu

Mais de três mil pessoas participaram da competição.

Crédito: Camila Bertolazzi / Itu.com.br Atleta de Indaiatuba vence a 28ª Volta Pedestre Cidade de Itu
O vencedor do masculino foi o atleta Silvano Lima Pinto, equipe AD Indaiatuba

Uma fatalidade roubou o brilho da 28ª Volta Pedestre Cidade de Itu. Poucos minutos após a largada feminina, a ambulância foi acionada para atentar uma das participantes, a corredora Josefa Rafael dos Santos, de 61 anos, da delegação de Araras, sentiu-se mal e caiu vitimada por um infarto.

Segundo a organização da prova, 3176 pessoas participaram da competição, uma das maiores do interior de São Paulo. Completaram a prova de corrida 1366 homens e 315 mulheres, sem contar todas as mais de mil pessoas que participaram da caminhada.

O vencedor do masculino foi o atleta Silvano Lima Pinto, equipe AD Indaiatuba, que concluiu o percurso com o tempo de 30'57”. No feminino, Sueli Pereira da Silva, da equipe EJA Jataí, de Goiás, levou a melhor com o tempo de 35'15".

O recorde da Volta Pedestre “Cidade de Itu” é de 2011, batido pelo atleta Marco Joseph Marco que fez 30'27'', no masculino e, Bornes Jepkirui Kitur fez 36'05'', no feminino. Como prova ituana é aferida e fiscalizada pela Federação Paulista de Atletismo caso um recorde brasileiro ou mundial seja batido ele será oficializado.

Percurso

A largada e a chegada aconteceram no mesmo local dos anos anteriores, na avenida Prudente de Moraes, ao lado do Estádio “Dr. Novelli Junior”. Depois dos primeiros metros após a largada, os atletas entraram na avenida Francisco Ernesto Fávero, no bairro Rancho Grande, e viraram na rua Arquiteto Márcio João de Arruda, na Vila Leis, seguindo, entre Vila Nova e Vila Leis, pela rua Convenção até a rua Alberto de S. Cardoso.

Na sequência, os atletas viraram à esquerda pela rua Capitão Fleming, seguindo pela rua Floriano Peixoto, no centro, para então seguir pelo eixo histórico subindo a praça da Independência (Travessa do Carmo/Largo do Carmo) cortando pelo meio da praça sentido à rua Barão do Itaim, contornando a praça Padre Miguel (Largo da Matriz), virando à direita na rua Paula Souza, até chegar na rua 20 de Janeiro.

A corrida então pegou o caminho de volta, entrando na rua Marechal Deodoro, rua Maestro José Vitório, subindo a lateral da praça Duque de Caxias (ao lado do muro do Quartel), virando à esquerda na rua Benjamim Constant, seguindo em uma leve subida até a rua Tenente Olavo de Assis, no bairro São Luiz, subindo a rua Agenor C. Leite de Campos, virando à direita na rua José Bruni (em frente ao SESI), retornando à rua Arquiteto Márcio João de Arruda, avenida Francisco Ernesto Fávero, até a avenida Prudente de Moraes, onde era a chegada.

No total foram 10 quilômetros de corrida e seis de caminhada.

Comentários