Esportes

Publicado: Segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Artes Marciais destacam-se em Itu

Atletas de várias modalidades conquistam medalhas.

Artes Marciais destacam-se em Itu
Equipe de Judô da Fasam
Em Itu, as artes marciais mais praticadas são o Jiu Jitsu, Kick Boxing, Judô e Boxe.
 
Nas equipes de Jiu Jitsu destacam-se Denise Cione, que é faixa azul em sua categoria, Marcelo Nunes, também faixa azul, João Alexandre Marcon e Michelli Nicolini, ambos faixa preta.
 
O Kick Boxing não é tão divulgado, porém sempre ocorrem torneios nas próprias academias que treinam a modalidade.
 
Os judocas ituanos também têm se destacado em Campeonatos. A equipe da Fasam (Familiares e Amigos da Saúde Mental) chegou a conquistar 11 medalhas no Campeonato Regional 2006.
 
O Boxe é a mais nova modalidade adotada em Itu. A equipe é formada por Anderson Valdinei Silva, que luta na categoria Peso Mosca; Carlos Eduardo Oliveira, na Meio Médio; e Vinícius Oliveira Rodi, na Pesada. Os atletas estão treinando pela Secretaria de Esportes desde março deste ano.


O que é?
As artes marciais são sistemas de práticas e tradições para treinamento de combate, usualmente (mas nem sempre) sem o uso de armas de fogo ou outros dispositivos modernos. Sua origem confunde-se com o desenvolvimento da civilização quando, logo após o desenvolvimento da onda tecnológica agrícola, alguns começam a acumular riqueza e poder, ensejando o surgimento de cobiça, inveja, e seu corolário, a agressão.

A necessidade abriu espaço para a profissionalização da proteção pessoal. Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco principal Bodhidharma, monge indiano que em viagem a china orientou os monges chineses na prática do yoga e rudimentos da arte marcial indiana, o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin, é sabido históricamente, através tradição oral e escavações arqueológicas que o kung fu já existia na China há mais de cinco mil anos.

Da China estes conhecimentos se espandiram por quase toda a ásia. Japão e Coréia também têm tradição milenar em artes marciais.Recentes descobertas arqueológicas também mostram guardas pessoais, na Mesopotâmia, praticando técnicas de defesa e de imobilização de agressores. Paralelamente, o mundo ocidental desenvolveu outros sistemas, como o Savate francês, ou a Capoeira brasileira.

Atualmente, pessoas de todo o mundo estudam artes marciais por diferentes motivos como condicionamento físico, defesa pessoal, coordenação física, lazer, desenvolvimento de disciplina, participação em um grupo social, e estruturação de uma personalidade sadia pois a prática possibilita o estravasamento da tensão que harmoniza o indivíduo focalizando-o positivamente.
Comentários