Esportes

Publicado: Quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Após sete anos, Ituano volta a jogar na região Nordeste

Galo de Itu tem partida decisiva no Maranhão nesta sexta.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Após sete anos, Ituano volta a jogar na região Nordeste
O volante Elielton é o único nordestino da equipe titular do Ituano

Voltando a disputar o Campeonato Brasileiro, o atual campeão paulista também volta a jogar em locais que não atuava há muito tempo. Há sete anos o Ituano não jogava no Nordeste. O último jogo foi em 11 de agosto de 2007, quando enfrentou o CRB pela Série B no Rei Pelé em Maceió. O Ituano jogou em seis dos nove estados do Nordeste e, nesta sexta-feira, dia 3 de outubro, pela primeira vez vai jogar no Maranhão.

O estádio será o Castelão, com capacidade para 40 mil lugares. O Moto Club, adversário da partida, tem a terceira média de público na Série D com 5.616 torcedores. “Estamos conversando com o elenco sobre todas estas informações. Sobre o aspecto do campo grande, gramado pesado e também da presença da torcida. São fatores que precisamos saber utilizá-los. Não são fatores positivos ou negativos. Precisamos saber utilizá-los e tirar proveito destas características”, alertou o técnico Tarcísio Pugliese.

Para o Elielton, único titular do Ituano que nasceu no Nordeste, a melhor informação é a mudança de horário da partida. “Antes o jogo seria às 5 da tarde, como vai ser às 8 horas, o clima vai estar mais favorável. Sobre o campo grande, independente do tamanho, nós temos que estar bem posicionados e atentos. Nós sabemos que eles vão vir para cima, pois entram em campo perdendo o jogo. Mas nós estamos preparados para o que der e vier”, disse o volante, que nasceu em Mirandiba, interior de Pernambuco.

Como venceu o primeiro jogo, o Ituano terá a vantagem nesta segunda partida. Joga pelo empate e se marcar um gol, pode até perder por uma diferença de um gol que ainda sim estará classificado. “É uma vantagem que nós temos que saber administrar. Claro que quando você chega a uma situação desta podendo jogar pelo empate, é uma vantagem. Mas temos que levar pouco disso para dentro de campo. Se tivermos uma postura muito defensiva nós vamos nos complicar. Temos que jogar com inteligência para conseguir um bom resultado e a classificação”, explicou o treinador do Galo.

O pernambucano Elielton, que jogou sete das nove partidas da Série D, prega respeito e encara o jogo de uma forma diferente. “Quando a gente fala do futebol do Nordeste, temos que elogiar. Sempre tem clubes que estão chegando. Mas a nossa característica do Ituano na Série D. A gente sabe que vai ser uma semifinal para gente. Temos que ter força e inteligência para que a gente possa chegar a próxima fase que será uma final. Para nós, esta fase é uma semifinal”, disse Elielton.

Será o 29º jogo do Ituano na temporada 2014. Na Série D, não perdeu nenhum jogo por mais de dois gols de diferença. No Campeonato Paulista fez 12 dos 19 jogos fora de Itu. Venceu sete partidas, empatou duas e perdeu três. Apenas uma vez perdeu por mais de dois gols. Foi em Ribeirão Preto, contra o Comercial, quando perdeu por 2 a 0 na Quarta de Cinzas, após o Carnaval.

“É um retrospecto favorável que nos deixa confiante. Mas isso não vai para dentro do campo. Nós precisamos conquistar o resultado. O Moto Club é uma equipe muito competitiva principalmente dentro de casa com o apoio de sua torcida. Vai ser um jogo complicado. Mas todas estas informações nós vamos usar para conquistar a classificação para a próxima fase”, finalizou Tarcísio Pugliese.

Comentários