Esportes

Publicado: Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

5ª Copa Ituana de Basquete chega à reta final

Categoria Masculino terá decisão nesse domingo, dia 16.

Crédito: Divulgação 5ª Copa Ituana de Basquete chega à reta final
Time de Hortolândia comemora novo título

A 5ª Copa Ituana de Basquete chega à reta final com a decisão da categoria Masculino no próximo domingo, dia 16 de dezembro. Já as finais da categoria Feminino ocorreram no último dia 9 e o time de Hortolândia sagrou-se bicampeão ao ganhar da equipe de Sorocaba por 49 x 46.

O jogo das meninas teve início com as sorocabanas abrindo 7 pontos, quando Hortolândia buscou e virou o 1º período para 13 x 12, fechando o primeiro tempo empatadas em 23 x 23. O 3º período foi dominado pelas atuais campeãs, que abriram 8 pontos e na etapa final o jogo pegou fogo com Sorocaba buscando e trazendo o placar para 3 pontos de diferença faltando menos de 30 segundos para o fim, quando a jogadora e técnica de Hortolândia converteu uma bola de 3 pontos e fechou a conta.

As saltenses ficaram com o 3º lugar, superando a jovem equipe da Unicamp/Limeira, onde Salto dominou o jogo até o 3º período, quando a Unicamp acordou com Patricia (cestinha com 22 pontos) e Marcela (12 pontos) mostrando raça e pontaria para vencer o 4º período (11 x 20), porém, não suficiente para virar a partida e as veteranas de Salto levaram a melhor.

Finais do Masculino

No domingo, dia 16, a partir das 9 horas acontecerão as finais da categoria Masculino com uma final inédita e jogos de alto nível. A entrada é gratuita e as partidas acontecem no Ginásio Joaquim Dias, localizado na Praça Conde de Parnaíba, na Associação Atlética Ituana (AAI).

O time ituano Casa das Embalagens (6º) está na final e disputa o título com os sorocabanos do Freestylers (5º), campeões da Copa Salto 2018, ambos superaram seus adversários na semifinal com placar de quase 20 pontos de diferença e apresentam estilos de jogo bem diferentes. Os ituanos são a equipe mais experiente dentre os 13 participantes, com média de 38,5 anos e tem no ataque coletivo e de perímetro sua principal arma. Já os jovens sorocabanos, com médias de 25,4 anos, usam de muita energia na defesa, explosão no ataque e conta com jogadores com experiência no NBB.

A disputa do 3º lugar será entre Itapetininga (1º), vice-campeões em 2017 contra os a estreante equipe de Boituva (7º) em um jogo que promete muito equilíbrio e disputas físicas debaixo da cesta.

“Independente dos vencedores teremos um campeão inédito na Copa Ituana, uma vez que os vencedores das 4 edições anteriores foram eliminados nas quartas de final. Uma final entre o 5º e 6º colocados nos mostra também que este campeonato é muito equilibrado e disputado no detalhe, vence quem jogar melhor, independente da posição na classificação final. Gostaria de agradecer ao secretário de esportes Douglas Boschetti, quem nos cedeu o espaço e a premiação do campeonato e também ao Marcelo Buchinani, que esteve presente em todos os jogos preparando o ginásio para o evento”, comenta o organizador Luís Fernando.

Rodada final:


Disputa do 3º lugar
9h - Itapetininga (1) x Boituva (7)

Final
10h30 - Freestylers (5) x Casa das Embalagens (6)

Comentários