Esportes

Publicado: Terça-feira, 12 de abril de 2016

1ª Etapa do Super Drift Brasil reúne mais de 2,5 mil pessoas em Itu

Competição foi realizada no kartódromo da Arena Brasil Kirin

Crédito: Vitória Caleffo/Itu.com.br 1ª Etapa do Super Drift Brasil reúne mais de 2,5 mil pessoas em Itu
Carro do vencedor desta primeira etapa e atual campeão do Super Drift Brasil, Diego Higa

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Manobras radicais, técnica, perícia e grandes batalhas marcaram a 1ª etapa do Super Drift Brasil (SDB), que reuniu mais de 2,5 mil pessoas no dia 10 de abril, no kartódromo da Arena Brasil Kirin, em Itu.

Participaram desta primeira etapa 24 pilotos de várias partes do país. Segundo a organização, a competição contará com cinco etapas em cidades do Estado de São Paulo e retorna para Itu em outubro, para a penúltima etapa do campeonato.

O evento teve início às 8h com os treinos livres e as batalhas seguiram durante o dia todo e pela noite adentro, levantando o público que compareceu para ver os carros andando de lado e levantando fumaça.

O grande vencedor desta primeira etapa foi o atual campeão do Super Drift Brasil, Diego Higa, que recebeu uma premiação em dinheiro e brindes dos patrocinadores. Higa iniciou sua carreira aos 14 anos de idade e pratica o drift há cinco, disputando atualmente as competições com sua Nissan 350 Z, de 320 CV.

Já Thiago Bortoto, da equipe Drift GoBlue, venceu o cantor Fiuk e se classificou para as quartas de finais, garantindo o segundo lugar no pódio. O jovem piloto de 16 anos Claudio Filho garantiu a terceira posição com sua Nissan 350Z e levou o terceiro lugar. O quarto lugar ficou com o piloto Sergio Hanazono e o quinto com Marcelo Conservani, de Votorantim.

Participação Especial

O evento contou com a participação especial do cantor, ator e piloto Filipe Kartalian Ayrosa Galvão (Fiuk), que retornou às pistas através de um convite feito por João Barion, um dos organizadores do evento.

Apaixonado pelo esporte desde criança, principalmente após ter assistido ao filme "Velozes e Furiosos", Fiuk comenta que seu retorno ao esporte está sendo algo muito especial. "Depois de 2 ou 3 anos afastado eu sinto um pouco de falta do tanto que eu dirigia, já que antes eu tinha mais costume", comenta o cantor. 

Nesta 1ª etapa do Super Drift Brasil, o pop star pilotou um Toyota Supra dando um show de velocidade e simpatia com os fãs que estavam presentes no local. Animada, a arquibancada torceu e fez barulho as vezes em que o cantor entrou na pista.

Escola de pilotos

O sucesso do Super Drift Brasil, segundo Walter Santana Neto, um de seus organizadores, está na alta qualidade técnica dos pilotos, resultado de experiência e formação. Por esta razão, está nos planos da organização do SDB a criação de uma escola de formação de pilotos de drift, prática muito comum no exterior. Segundo ele, a ideia é criar um centro de formação de pilotos com aulas teóricas e práticas em um local com infraestrutura adequada.

Um dos locais em estudo é a própria Arena Brasil Kirin, sede da prova deste domingo. "Já tivemos algumas conversas com a diretoria do kartódromo para estudar a viabilidade de trazermos a escola de formação de pilotos para Itu. O espaço está entre os locais com melhor estrutura para a formação dos pilotos de drift", afirmou Neto.

Eduardo Gozzano, diretor da Arena Brasil Kirin, disse que o kartódromo tem infraestrutura completa para atender a escola, incluindo vestiários, restaurante e lanchonete, estacionamento. "Estamos abertos a negociação. Ter uma escola de formação de pilotos na Arena atende a um projeto antigo e vai ajudar a profissionalizar as competições", comenta Gozzano.

Sobre o Drift

O drift é uma técnica que surgiu no Japão nos anos de 1970 e vem ganhando espaço como um novo esporte nas pistas do Brasil. Mais do que uma corrida automobilística, o Drift oferece um show para os espectadores, proporcionando a interação entre público e pilotos. A popularização do esporte no Brasil se deu após a série de filmes "Velozes e Furiosos", que mostra competições de Drift em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Vence aquele que unir alta velocidade com ângulo do drift, simultaneamente ao melhor aproveitamento da pista em um traçado pré-definido. O foco principal do evento são etapas classificatórias, seguidas das batalhas e a final.

Sobre o Super Drift Brasil 

O Super Drift Brasil (SDB) foi fundado em 2015 por Walter Santana Neto, que identificou a carência de eventos para essa modalidade no Estado de São Paulo. Neto, como é mais conhecido, participa deste universo desde que a modalidade surgiu no Brasil. Com o objetivo de divulgar o esporte pelo país, os organizadores Walter Santana Neto, Karen Higa e João Barion realizam eventos com total estrutura e segurança para o público e para os pilotos.

"As etapas 2016 foram organizadas pensando em locais que proporcionam emoção, conforto e animação para o público, com total segurança. O evento realizado na Arena Brasil Kirin foi um sucesso de público que lotou a arquibancada, além da pista que é uma das melhores do país. Por esta razão incluímos o kartódromo como sede de duas etapas do campeonato. Em outubro estaremos de volta à Arena", comemorou João Barion, um dos organizadores do evento. 

Comentários