Educação

Publicado: Segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Colégio Monteiro Lobato ganha prêmio nacional do Sistema Poliedro

Projeto "Festival de Curtas", do Monteiro, foi premiado como a melhor prática docente

Crédito: Divulgação / Poliedro Colégio Monteiro Lobato ganha prêmio nacional do Sistema Poliedro
Celia Barsotti (à direita) e Ana Paula Neves, diretora e coordenadora pedagógica do Colégio Monteiro Lobato, receberam o prêmio das mãos de Nicolau Arbex Sarkis, fundador e mantenedor do Grupo Poliedro

O projeto Festival Estudantil de Curtas (FEC), do Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu (SP), foi eleito a melhor prática docente de Arte e Cultura do Sistema Poliedro de Ensino em todo o Brasil. O “Prêmio Excelência” foi entregue na noite do último dia 30 de agosto, no Encontro de Liderança do Poliedro, evento que reuniu em São Paulo (SP) mantenedores e coordenadores das cerca de 460 escolas parceiras do sistema de ensino no país.

Em sua 6ª edição, o “Prêmio Excelência” tem o objetivo de desenvolver e divulgar práticas ou experiências educativas que possam ser compartilhadas e implementadas nas centenas de unidades parceiras do Poliedro, presentes em 25 estados do Brasil e no Distrito Federal. O Festival de Curtas do “Monteiro” foi o vencedor da categoria “Arte e cultura para ensinar melhor”.

Representando o “Monteiro”, a diretora Celia Barsotti e a coordenadora pedagógica do Ensino Médio Ana Paula Neves receberam o prêmio das mãos de Nicolau Arbex Sarkis, fundador e mantenedor do Grupo Poliedro. “Parabéns aos professores coordenadores do Festival de Curtas, Claire e Marcelo, por proporcionarem essa experiência maravilhosa aos nossos alunos. Este prêmio é mais que merecido, é um reconhecimento especial do trabalho de vocês”, destaca Ana Paula.

O projeto

Coordenado pela professora de Português Claire Quirino e pelo professor de História Marcelo Leite, o FEC surgiu como uma alternativa aos métodos de avaliação tradicionais, a fim de estimular a reflexão crítica dos alunos sobre temas cotidianos.

No projeto, que em 2020 estará na quarta edição, os estudantes do Ensino Médio produzem curtas-metragens a partir de reflexões e pesquisas sobre uma temática central. As produções audiovisuais são avaliadas por uma comissão especializada e premiadas em uma noite festiva.


Crédito: Divulgação/Colégio Integrado Monteiro Lobato


Claire Quirino e Marcelo Leite, professores coordenadores do Festival de Curtas, celebraram o prêmio com os alunos do “Monteiro”


“O Festival de Curtas venceu porque se baseia no desenvolvimento de habilidades muito importantes, como autonomia, responsabilidade e respeito. Pressupõe análise, reflexão e debate. Além disso, estimula a curiosidade e propõe métodos científicos de pesquisa e produção”, destaca a professora Claire. “Este projeto é incrível pelo fato de acreditarmos que os alunos devem ser protagonistas de suas narrativas, de seu conhecimento e de sua escola.
É muito bom ter esse reconhecimento”, complementa o professor Marcelo.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro - Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984, pelo WhatsApp (11) 99122-0449 e pelo site www.monteirolobato.net.

Comentários