Entretenimento

Publicado: Terça-feira, 27 de março de 2012

Web do Bem: O guia dos Curiosos

Informações curiosas são garimpadas diariamente.

Web do Bem: O guia dos Curiosos
O jornalista Marcelo Duarte iniciou sua obsessão por curiosidades escrevendo a série 'Guia dos Curiosos'

Por Tamara Horn

Por vezes úteis, por vezes fúteis. O site Guia das Curiosos publica fatos interessantes e engraçados que chamam a atenção dos pré-adolescentes e adolescentes. Por este motivo, o portal integra a série Web do Bem esta semana.

O jornalista Marcelo Duarte iniciou sua obsessão por curiosidades escrevendo a série “Guia dos Curiosos”, em 1995. O autor mescla conhecimentos gerais com diversão. A paixão passou para o mundo virtual e, hoje, Duarte abastece diariamente em seu portal novos fatos curiosos.

Informações sobre esportes, invenções, sexo, língua portuguesa, jogos olímpicos, datas históricas, cultura e entretenimento, ciência e saúde, bichos, geografia, história, poder, religião, entre tantas outras coisas são garimpadas e transmitidas aos internautas, que já estão acostumados com a escrita leve do jornalista.

É possível passar horas, em frente ao computador, lendo notas bizarras e divertidíssimas. Confira algumas curiosidades publicadas no portal:

Leis Curiosas

Alemanha - A cidade de Fluorn-Winzeln é oficialmente uma “zona livre de Papai Noel”. Isso significa que a imagem do bom velhinho fica proibida no local, até mesmo na época de Natal. O objetivo é resgatar a figura histórica de São Nicolau.

Corpo humano

Curiosidades - Foi na Inglaterra do século XVIII que testaram em humanos as primeiras vacinas contra a varíola. As "cobaias" foram sete criminosos que, como recompensa, ganharam a liberdade. Ficaram livres, inclusive da doença.

Música

Curiosidades - A banda Foo Fighters "emprestou" seu nome de um termo da ufologia. Este era o apelido dado pelos pilotos na Segunda Guerra Mundial para objetos voadores não-identificados.

Datas e festas

Sexta-feira 13 - Na cidade de São Paulo, o Centro de Controle de Zoonoses proibiu que gatos pretos sejam adotados em sextas-feiras 13. Tudo para poupar os bichanos de possíveis rituais de magia negra.

Esportes

Ídolos que abandonaram a aposentadoria - Sete vezes campeão da prova mais importante do ciclismo, a Volta da França, Armstrong já havia vencido um câncer antes de obter a façanha, entre os anos de 1999 e 2005. No final daquele ano, entretanto, largou as pistas de corrida. A volta aconteceu no final de 2008, aos 37 anos, quando anunciou que correria a Volta da França no ano seguinte — ele chegou na terceira colocação.

Bichos

Lenda: as avestruzes não enfiam a cabeça na terra - Se fizessem isso, morreriam sufocadas. Suas pernas são suficientemente grandes para essas aves se defenderem de quem as ataca - ou para fugirem correndo. Elas, na verdade, encostam o ouvido no chão para perceber a vibração do solo e a aproximação de eventuais predadores. Nessa posição, o animal também consegue se misturar com a vegetação e afastar qualquer perigo de ataque.

Geografia

Maravilhas do Mundo - A ideia de fazer uma lista de monumentos incríveis nasceu na Grécia, cerca de 300 anos a.C. Mas originalmente essa lista chamava-se "As Sete Coisas Dignas de Serem Vistas".

História

Monumentos: Torre Eiffel - Um norueguês pulou de pára-quedas do alto da torre em 15 de maio de 2005. Mas a aventura não foi bem-sucedida. O aparato enroscou em uma das colunas do monumento e o esportista acabou se chocando contra a plataforma do primeiro andar. Apesar de outros terem tentado o mesmo feito, a lei francesa proíbe a prática de qualquer esporte radical no local.

Invenções

Inventor tem cada uma: Agasalho que dá choque - A "No Contact Jacket" consiste em uma jaqueta munida com uma bateria de alta voltagem e baixa corrente. Quando acionada, ela provoca descargas elétricas de 80 mil volts (o mesmo que colocar o dedo na tomada). O produto seria uma alternativa para evitar assaltos.

Poder

Curiosidades - Policiais invadiram o 30º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Ibiúna, SP. Depois de prenderem todo mundo, exibiram como troféus as cartelas de pílulas achadas nas bolsas das meninas.

Religião

Controvérsias religiosas: Joãosinho Trinta - O carnavalesco teve seu primeiro conflito com a Igreja Católica em 1989. A Arquidiocese proibiu a presença de uma reprodução do Cristo Redentor em um dos carros que comporia o desfile da Beija-Flor. Os religiosos acharam uma afronta a imagem sagrada fazer parte de um ritual pagão. A alegoria entrou na passarela mesmo assim, coberta por um plástico preto e com uma faixa dizendo: "Mesmo proibido, olhai por nós".

Vale a pena reservar um tempo do seu dia e navegar pelo site divertido e curioso!

Comentários