Entretenimento

Publicado: Segunda-feira, 4 de maio de 2015

Tomorrowland Brasil torna Itu a capital mundial da música eletrônica

Festival reuniu prestigiados DJs e milhares de visitantes.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Tomorrowland Brasil torna Itu a capital mundial da música eletrônica
Palco principal do Tomorrowland Brasil contou com apresentações de grandes DJs

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Durante três dias a cidade de Itu se tornou a capital mundial da música eletrônica. Isso porque o município de pouco mais de 160 mil habitantes sediou a primeira edição do Tomorrowland Brasil, versão nacional do maior festival do gênero em todo o planeta. Milhares de visitantes lotaram um parque da cidade nos dias 1, 2 e 3 de maio para conferir as apresentações dos mais badalados DJs.

O público vindo de diversos países conferiu empolgantes apresentações de grandes nomes da cena eletrônica, como o holandês Hardwell – considerado pela revista DJ Mag o número um do mundo. Outros destaques da lista também estiveram em Itu: Dimitri Vegas & Like Mike, Armin Van Buuren, Nicky Romero, Steve Aoki, Afrojack e David Guetta – que encerrou o festival – levaram a multidão ao delírio.

Além dos nomes internacionais, o Tomorrowland Brasil contou com grandes DJs brasileiros. DJ Marky, Alok, FTampa e a dupla Felguk foram algumas das atrações nacionais do festival, que contou com sete palcos e mais de 150 atrações vindas de 19 países ao longo de seus três dias de programação.

Estrutura de primeira

A estrutura usada na cenografia do Tomorrowland Brasil impressionou a todos. Livros gigantes, de 18 metros de altura, compunham o cenário principal. No meio deles, o enorme “Book of Wisdom” (o “Livro da Sabedoria”, do inglês), com 70 metros de altura e 140 de largura. Páginas com imagens em LED apresentaram os DJs participantes do main stage, que tiveram um palco com nada menos que 130 metros de largura por 28 de altura para tocar.

Tudo isso foi montado em apenas duas semanas por uma equipe que reuniu profissionais da Bélgica e do Brasil. Mais de 10 toneladas de aço, cinco quilômetros de madeira de construção, 350 quilos de cola, três mil rebites foram usados na concepção do espaço, além da criação de 10 quilômetros de ruas para interligar todas as atrações e acomodações que transformaram totalmente o parque.

A vila dos sonhos

Os milhares de visitantes do Tomorrowland Brasil se hospedaram em campings, hotéis e pousadas de Itu e região para curtir o festival. Mas cerca de 30 mil pessoas optaram pelo DreamVille (vila dos sonhos, em tradução literal), o acampamento oficial do evento. Com diversas opções de acomodação, das mais simples às mais sofisticadas, o espaço se tornou uma verdadeira comunidade de amantes da música eletrônica.

Todos os que escolheram ficar no DreamVille puderam prestigiar a festa de boas-vindas “The Gathering”. No palco, 10 super DJs - incluindo o belga Yves V, eleito um dos 100 melhores do mundo pela DJ Mag, e o duo dos brasileiros DJ Marky e Zegon – tocaram com exclusividade para os hóspedes. Eles também tiveram à disposição uma pequena vila, com diversos serviços para a comodidade.

Problemas e fatalidade

Como todo grande evento o Tomorrowland Brasil apresentou alguns problemas, como o consumo de drogas ilícitas e os frequentes relatos de furtos de celulares e outros pertences. O sinal de telefonia também apresentou falhas, com vários pontos onde era praticamente impossível realizar uma ligação. Outro ponto negativo apontado pelos visitantes foi o alto preço das bebidas e alimentos vendidos no evento.

Uma fatalidade também foi registrada nos arredores do festival: um funcionário terceirizado foi encontrado morto em um container de lixo num bairro próximo utilizando uma pulseira de acesso do Tomorrowland. Segundo a organização, a última vez que o homem, ainda não identificado, deu entrada nos domínios do parque foi na última quarta-feira, dia 29 de abril.

Apesar dos incidentes registrados, o festival transcorreu dentro do esperado. A programação decorreu sem maiores problemas (apenas pequenas alterações foram feitas), a cenografia impressionou a todos e o festival de fogos de artifício de encerramento coloriu o céu ituano, deixando o público ansioso por uma nova edição.

Próxima edição

E o segundo Tomorrowland Brasil já tem data marcada: dias 21, 22 e 23 de abril de 2016.O anúncio foi feito na página oficial do festival com a mensagem, em inglês, “Pessoas do futuro, vocês escreveram história... Vamos nos unir mais uma vez” seguida das datas. O local será mais uma vez um parque em Itu.

Comentários